segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

VERDADES OCULTAS DA DOUTRINA DOENTE 2

Rubens Iluminati começa o DVD mostrando umas práticas estranhas nos cultos neopentecostais das igrejas americanas e tenta generalizar para o protestantismo moderno. Afirma que achamos normais estas práticas, como se todos os cristãos hoje fossem hereges.

Sabemos que existem muitas práticas extra bíblia no meio evangélico hoje, mas também existe muita gente séria que tem suas doutrinas e preceitos embasados nas escrituras. Paulo escreveu a Timóteo que o Espírito diz que nos últimos dias muitos se afastariam da fé dando ouvido a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. Como a doutrina que está sendo divulgada pelo Rubens Iluminati e outras que é mostradas no vídeo.

O cristianismo sempre sofreu ataques de heresias legalistas e filosóficas, mas Deus sempre deixou um remanescente fiel para defesa da fé. Logo nos primeiros anos o cristianismo houve um concílio para tratar deste assunto. Para manutenção da pureza doutrinária, reuniu-se em Jerusalém o primeiro presbitério (At 15: 6-29). Nasceu para proteger a igreja contra as falsas doutrinas e contra as ameaças do legalismo. (At 15:6-29; At 20:20-30; Tt 1:5-16). O governo da igreja neste período passou a ser uma junta de anciãos (pastores e presbíteros) que administravam as congregações locais, tendo os diáconos como auxiliares administrativos. A supervisão geral ficava com os apóstolos. (Tinha uma liderança humana. A maioria dos cristãos que convivo acredita que o líder não é um mediador ao contrário do que afirma o Sr. Rubens Iluminati o cristianismo acreditar. O Mediador é Cristo.)

No primeiro Século o cristianismo teve que enfrentar o gnosticismo e suas ramificações como o docetismo. Oito livros do novo testamento foram escritos para combater formas diversas desta heresia. São eles: colossenses; as três epístolas pastorais; as três epístolas joaninas e Judas.

No segundo século temos o maniqueísmo defendido por Maniqueu e o neoplatonismo defendido por Plotino. Muitas outras heresias surgiram como: o monarquianismo (Dinamista e modalista); o sabelianismo; o nestorianismo, o eutiquianismo e outras. Mas as maiores heresias surgiram quando Constantino colocou o cristianismo como religião oficial. Mas nesta época existia um grupo de cristãos perseguidos que se reuniam nas catacumbas de Roma, mas não se renderam ao neocristianismo romano.

Temos igreja muito anterior à reforma como a igreja dos valdenses 1175 que enfretou séculos de perseguição a unitas fratrum de onde surgiram os irmãos morávios.

Portanto, não podemos generalizar. Hoje como no começo do cristianismo há muitas heresias e a do Rubens Iluminati é mais uma entre as muitas. Isto é profecia bíblica. O aumento de seitas e heresias é um sinal dos tempos! (I Tm 4:1)

No DVD ele parece não aceitar o nome de Jesus. Ele deixa claro quando afirma algumas vezes “O salvador que aprendemos a chamar de Jesus”. Ele se refere sempre a Jesus como o salvador e não pelo seu nome. Será o Rubens Iluminati defensor do YAOHUSHUISMO?

Será que o Rubens Iluminati não está polemizando para lucrar com a venda de DVDs? Você não acha que tem muita propaganda dos DVDs nos vídeos?

O cristianismo vem sofrendo perseguições e influencias heréticas, mas depende de nos o cristianismo que devemos deixar para o nossos filhos!

Marcos Avelino

domingo, 16 de janeiro de 2011

VERDADES OCULTAS DA DOUTRINA DOENTE 1

Esta semana assisti a um vídeo falando sobre a sã doutrina. Fiquei pasmo por tamanha falta de conhecimento das escrituras. Existe neste vídeo uma tentativa de empurrar uma doutrina doentia baseada em raciocínios lógicos e fatos históricos para justificar os deslizes do cristianismo hoje o generalizando. Talvez o sucesso dos DVDs sobre os Iluminatis tenha feito ir acima das mais altas nuvens e se tornar portador das verdades supremas, ignorando as verdades bíblicas ou as usando fora do contexto para embasar os raciocínios. Vamos pesquisar na bíblia e não na história como o autor do DVD sugere. Será que no momento histórico vivido por Zwinglio, Calvino, Lutero e outros citados, eles apenas fizeram as coisas pelo seu bel prazer ou por outras motivações sem levar em consideração as verdades escriturais?

Por meu tempo livre ser escasso dividirei esta reflexão em várias etapas a primeira e sobre a Liderança.

SOBRE LIDERANÇA...

Em primeiro lugar gostaria de falar sobre as verdades ocultas fora das interpretações doentes do senhor Rubens Iluminati. Ele deixa entender que a liderança cristã (diácono, presbítero, bispos, pastores... ) foi criada historicamente por homens e isso sem nenhum respaldo nas escrituras. E que isso é descendência da mãe da igreja protestante, a Igreja Católica Romana.

Vejamos o que diz as escrituras sobre este assunto: Foi o próprio Jesus que constituiu a liderança (Ef.4.11). Em atos dos apóstolos vemos Lucas descrevendo a escolha de diáconos (At.6.1-6) e a existência de bispos (At.20.28); Lemos nas epístolas pastorais Paulo ensinando sobre os deveres dos bispos e diáconos (I Tm 3) e aconselhando sobre os presbíteros (I Tm5)

A divisão funcional dos líderes na igreja primitiva podiam ser classificados em duas classes: os líderes carismáticos e os líderes administrativos.

1) Líderes carismáticos

Tinham por função a proclamação e preservação das verdades do evangelho. Eram escolhidos por Cristo, através da ação do Espírito Santo, para exercer liderança na igreja. Vejamos o texto de efésios 4:11

“E Ele mesmo concedeu uns para apóstolo, outros para profetas, outros para evangelistas e outro para pastores e mestres”.

a) apóstolos – eram supervisores da igreja primitiva, e reunia em seu ministério as funções exercidas por vários líderes.

b) profetas – eram os que proclamavam a palavra de Deus.

c) evangelistas – eram os que anunciavam as boas novas em locais ainda não atingidos (At 21:8)

d) pastor – mestre – eram os que tinham a responsabilidade de ensinar e cuidar da maturidade dos crentes.

Portanto o senhor Rubens Iluminati não pode negar a existência de liderança na igreja citando recorte da história eclesiástica. Ela não foi criada por homens através da história, mas pelo próprio Jesus. Isso revela a pouca familiaridade que o pessoal da verdade oculta tem com as escrituras.

2) Líderes administrativos

Tinham por função exercer tarefas administrativas dentro das igrejas locais. Eram escolhidos democraticamente com consenso de toda igreja. Estes líderes tinham seus serviços ligados a congregação local. Surgiram quando a igreja cresceu e os apóstolos sobrecarregados tiveram que dividir funções. São eles:

a) anciãos (presbuteros) e bispos (episkopos) era o mesmo ofício (At 20:17; Fp 1:1; Tt 1:5-7). A separação veio no segundo século com o surgimento do bispo monárquico. Os presbíteros dirigiam os cultos públicos (I Tm5:17; Tt 1:9) e eram responsáveis pela administração e pela a disciplina da igreja local.(At 20:20; I Tm 5:17; I Pe 5:1-6).

b) diáconos (diakonos) era aquele que governava e servia. Tinha atuação funcional subordinada a dos presbíteros. A execução de serviços na igreja era a sua principal função ( distribuir ceias as viúvas, etc...).

O escritor aos Hebreus escreveu “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”. (Hb.13.17).

E o apóstolo Pedro escreveu: "Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória". 1Pedro 5.1-4

Será que os apóstolos e o Senhor Jesus escolheram mercenários? Será que o escritor aos Hebreus está pedindo para sermos masoquistas e estarmos sujeitos aos homens? Será que o Senhor não mandou homem nenhum pastorear o rebanho de Deus? Será que o apóstolo Pedro esta equivocado e o Senhor Rubens Iluminati certo?

Marcos Avelino.