domingo, 30 de setembro de 2012

A NOSSA VIDA É UMA CARREIRA QUE PRECISA ACABAR COM FÉ

1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;

2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.

3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,

4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.

5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

6 Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo.

7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

9 Procura vir ter comigo breve;

10 pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia;

11 só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.

12 Quanto a Tíquico, enviei-o a Éfeso.

13 Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos.

14 Alexandre, o latoeiro, me fez muito mal; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras.

15 Tu também guarda-te dele; porque resistiu muito às nossas palavras.

16 Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado.

17 Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão,

18 E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém. (II Tm 4)

Era o ano 67 dC. Paulo se encontrava preso pela segunda vez em Roma, nesta época o imperador Nero fazia grande perseguição querendo conter o avanço do cristianismo. Abandonado pelos amigos, Paulo era tratado como prisioneiro comum, dentro dos porões das prisões de Roma, o grande ícone do cristianismo experimentava a solidão o abandono e ansiava pela capa para proteger-se do frio do inverno que se aproximava. Paulo sentia que seu ministério tinha chegado ao fim, e que sua morte era iminente. E o texto que lemos são as últimas palavras escritas antes de sua partida para o Senhor.

Ele começa e termina o texto frisando as promessas do Senhor (v1, v18). Fala da vinda de Jesus, e do seu reino celestial. No v8, ela disserta da coroa da justiça que o aguarda, não somente a ele, mas a todos que amam a vinda do Senhor. Mas no v7 ela frisa que o cristianismo vivido por ele foi um combate, uma carreira que ele terminou guardando a fé.

A nossa vida é uma jornada, uma caminhada para as promessas de Deus, E não podemos desviar deste caminho. Segundo Seu propósito, e não poucas vezes, Deus intervém na tua história, removendo obstáculos, suprindo necessidades e dando livramentos. Ele providência tudo para você terminar sua carreira bem. Você tem o livre arbítrio para seguir este caminho que Deus providenciou, ou seguir seus próprios caminhos e ser guiados por suas paixões e desejos.

Estamos vivendo dias que antecedem a uma grande intervenção de Deus na história da humanidade. No Pentateuco podemos ver as narrativas de grandes intervenções de Deus na história, como a destruição de Sodoma e Gomorra; as pragas no Egito; a passagem pelo mar vermelho; a providência a seu povo por quarenta anos na jornada pelo o deserto. Era uma coluna de fogo para proteger contra o terrível frio no deserto a noite, era uma nuvem para proteção do sol escaldante do deserto ao dia. Vinha maná do céu e codornizes para alimentação. As vestimentas e os calçados não se deterioravam com o tempo.

Mas de toda aquela geração que viram os milagres e sinais de Deus, apenas dois tiveram o direito de entrar nas promessas de Deus. (Josué e Calebe). O próprio Moisés que falava com Deus, num momento de ira, desobedeceu a Deus, e por causa disso apenas contemplou a terra prometida, a promessa dada a Abraão, mais não pode participar da promessa.

Na nossa carreira de fé não importa o quanto você foi eficiente ou eficaz no decorrer desta carreira, o que importa é como você terminará esta carreira. Não é relevante o quanto você fez no passado, se agora você nega a fé. Na adianta o quanto você foi importante para sua denominação, o quanto foi usado por Deus se você terminar sua vida como um desviado.

Cristianismo é uma caminhada, um combate, uma carreira que você tem que perseverar e lutar dirigentemente pela fé. Por isso que nas cartas de Jesus no apocalipse você encontra incontáveis vezes a advertência ao que perseverar até o fim...

Como na antiga aliança, na nova aliança temos promessas de Deus, Temos promessa da volta de Jesus, temos promessa de participar das bodas do cordeiro, mas para participar destas promessas temos que terminar bem nossa carreira de fé. Por isso que na parábola das dez virgens, Jesus ensina:

Em Mt 25 na parábola das dez virgens está escrito

10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

E em Apocalípse está escrito:

9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

O apóstolo Paulo sabendo desta necessidade de terminar bem a carreira escreve:

I tessalonicenses 3

13 para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santo

I tessalonicenses 5

23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

I Timóteo 6

14 a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a [vinda] de nosso Senhor Jesus Cristo;

Estamos percorrendo nossa carreira de fé. O evangelho continua sendo pregado através de nosso testemunho de vida. E essa carreira tem que terminar com fé.

Existem pessoas que em sua história de vida começou bem, e terminaram mal. Em nossos dias conhecemos muitas pessoas que começaram bem e terminam mal. Começaram bem no seu casamento, uma festa e tanto, um paixão desenfreada, mas termina mal, com tragédia da separação e do ódio.

Começou bem como empresário, mais termina mal com a falência. Começou bem no ministério, mas terminou mal, envergonhando o nome de Jesus e obscurecendo a proposta da igreja. Podemos ver estes exemplos na Bíblia, Saul começou como um rei abençoado e terminou um desviado.

Salomão começou como um sábio, o homem mais sábio da sua geração, que quando viveu em sabedoria, obedecendo a Deus, não houve ninguém como ele, nem antes e nem depois dele, mas terminou um apóstata, louco e sendo escravo dos desejos de suas mulheres.

Mas existem algumas pessoas que começaram mal e terminaram bem. E possível para uma pessoa que começaram mal, dá uma virada na vida e terminar bem.

Temos o caso na bíblia do ladrão da cruz, que a tradição o chama de Dimas, que ele era ladrão e nos últimos momentos de sua vida, no apagar das luzes, deu uma guinada e terminou bem.

O próprio apóstolo Paulo, começou muito mal, começou sua história validando o apedrejamento e morte de um homem (Estevão), mas terminou a vida como o maior ícone do cristianismo e afirmando: combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé.

Quero essencialmente falar esta noite para pessoas que começaram mal e querem terminar bem, como o apóstolo Paulo. Pessoas que acreditam que sua carreira não está muito bem, mas querem terminar guardando a fé.

E preciso que você começou mal no seu casamento. Que vive uma luta constante entre lágrimas e arrependimento por ter casado pode terminar bem.

Você que gastou muito mal os anos de sua adolescência e juventude, e você diz assim desperdicei os melhores anos de minha vida. É possível virar jogo de sua vida e terminar bem.

Você que negligenciou a companhia dos pais, ou que envergonhou seus pais, você pode mudar tudo isso aqui esta noite.

Você que diz assim, gastei muito mal meu dinheiro, que foi ruim nos seus negócios, ou que um perdulário que não gosta de pagar ninguém, pode mudar sua trajetória de vida e acabar bem.

Você que desperdiçou oportunidades espirituais magníficas de Deus, que se arrepende de não ter deixado ser usado por Deus, você pode ter certeza que Deus pode te enche hoje e te usar grandemente como usou o apóstolo Paulo, e você também pode dizer no final de sua jornada, combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. Esta é a mensagem que quero trazer para você baseada na vida do grande apóstolo Paulo.

1-Não precisamos sentir que o processo de nossa vida chegou ao fim, e que ainda podemos combater o bom combate e guardar a fé.

Nestes dias eu estava assistindo uma reportagem sobre Oscar Niemeyer, o grande arquiteto brasileiro, um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna Internacional. Ele tem grandes obras espalhadas pelo o Brasil e pelo mundo, aos 104 anos de idade ainda trabalha normalmente, se empenha pelo trabalho. Famoso, rico, reconhecido internacionalmente, podia muito bem está aposentado e parado.

Orland Boyer, o missionário pentescostal norte americano, veio a Pernabuco, com sua esposa Ethel Beebe, onde por um ano apreendeu a língua, depois esteve por quatro anos no sertão de Alagoas abrindo frentes de trabalhos. Em 1930, o casal de missionários americanos ,Virgil Smith e Ramona, foram feitos reféns de lampião e seu bando. Orlando Boyer foi comunicado que para ter libertação do amigo, teria que levar uma elevada quantia. Em razões das dificuldades econômicas da época, Ele conseguiu apwenas uma fração mínima exigids. Mesmo assim foi ao encontro de lampião, embora soubesse que corria perigo de morte. Ao chegar ao encontro dos cangaceiros, certo que poderia morrer, Virgil disse este amigo vem disposto a dar a vida por mim, mas Jesus deu a vida por toda a humanidade, ouvindo isso lampião libertou o casal. Após o ocorrido, retornou ao ocorrido em Maio de 1935. Lá sua esposa recebeu o batismo com o espírito Santo e do Departamento de Missões da Assembléia de Deus,os enviaram de volta ao Brasil

Em 1938, começou um trabalho em Camocim no Ceará, esteve por dez anos pregando no estado. Depois passou três anos em Santa Catarina, Já em idade avançada e com sua esposa doente, voltou para o EUA, para o asilo de missionários. Em 14 de outubro de 1967 sua esposa faleceu. Orlando então pediu dinheiro para fazer um enterro digno para sua esposa, com o dinheiro voltou ao Brasil, pois sabia se ficasse longe do seu chamado de anunciar o evangelho de Jesus também morreria e faleceu aos 85 anos de idade em solo brasileiro levando a mensagem pentecostal.

Agora você me pergunta: Porque estou citando estes exemplos? Porque sei que tem algumas pessoas hoje aqui que não acreditam que possam virar o jogo da vida. Porque você se aperta numa sensação fraqueza e culpa, há uma mistura no seu coração de impotência e culpabilidade.

Você diz assim: não adianta mais já estou velho, o meu casamento não tem mais jeito, a época de aconselhamento já passou, era quando ainda tinha jeito.

No texto que lemos o apóstolo Paulo na Prisão em Roma, escreve suas cartas, pede os livros e os pergaminhos, mesmo sabendo que está perto de sua morte, não desiste de lutar pela causa do evangelho de Jesus.

Você que não se encontra preso, que tem toda liberdade de buscar um Deus vivo e poderoso, a força geratriz de toda a vida, que ressuscita morto, faz o sol parar, retém a chuva. Ele pode mudar sim tua trajetória de sua vida.

Você que sente seu casamento não tem Jeito, com pouco tempo de casamento ou que acha que é tarde de mais para recomeçar, você não precisa sentir que o processo de sua vida já passou do ponto.

Paulo sozinho, abandonado, traído, mas continua lutando e acreditando no evangelho. Ele não pensa em jogar a tolha no chão pendurar a chuteira e acredita na sua salvação e vai defender este evangelho até o último segundo de sua vida

Moisés tinha oitenta anos, quando foi chamado por Deus. Roberto Marinho 65, quando começou a rede globo. Guethe, autor da célebre frase :"Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser." quando escreveu fausto tinha 82 de idade. Nelson Mandela passou vinte 27 na prisão e quando saiu com mais de 60 anos, acreditou que ainda podia ser presidente de seu país e foi eleito. Calebe estava com 85 anos, quando a promessa de Deus ainda não tinha se cumprido na sua vida, ele pelejou pela promessas de Deus e conseguiu alcança-la.

E quero dizer para você que diz assim: não tem mais jeito, que tem jeito sim, ainda não terminou o tempo de sua vida, e Deus quer que você reverta sua história de vida!

Muitos personagens bíblicos levantaram barreiras da capacidade quando do seu chamado por Deus: Moisés recebe o chamado do Senhor e diz que não era eloquente. “Nem antes nem depois do chamado de Deus, que era pesado de boca e pesado de língua.” Jeremias disse que era apenas um a criança.

Mas a grandeza de um homem está em superar suas limitações, sabendo que tem um Deus vivo que pode mudar as circunstâncias.

Na nossa sociedade temos homens que enfrentaram suas limitações e venceram, muitos deles não tinha a intimidade com Deus como muitos deste auditório tem.

Abraão Lincol nasceu na miséria e foi analfabeto até aos 17 anos, formou-se em direito, foi presidente dos USA e tornou-se um dos maiores políticos da história. Aleijadinho teve as duas mãos destruídas pela lepra, venceu suas limitações e tornou-se o grande escultor Aleijadinho, mesmo esculpindo com os pés. Helen Keller nasceu cega, surda e muda, e tornou-se uma erudita de sua época, escreveu livros e formou-se com mestrado e doutorado.

Eu não vou me dar por derrotado enquanto a minha esperança for o Senhor, enquanto o espírito de Deus tiver me dando visão para obra Dele. Eu não vou desistir enquanto eu puder cantar da fidelidade de Deus.

Eu não vou desistir enquanto eu puder sonhar sonhos, enquanto eu mantiver a minha fé como escudo, o meu sinto como verdade, enquanto o meus ombros estiverem vestidos com a couraça da justiça, enquanto os meus pés estiverem calçados com a preparação do evangelho.

2 – Para terminar bem precisamos fazer uma auditoria constante de nossa caminhada de fé. Será que o enredo de nossa fé está de acordo com a palavra de Deus.

Na nossa caminhada de fé, por defender nossos pontos de vistas, muitas vezes acabamos machucando alguém, ferindo outros. Algumas vezes no ardor de uma discussão, falamos o que não queríamos falar. Então o orgulho nos blinda, nos tornamos herméticos. Ainda que nossa consciência reconheça que estamos errados jamais pedimos perdão ou desculpas.

O apóstolo Paulo Atos 15: 37-39, teve uma desavença com Barnabé por causa de Marcos, por não o querer leva-lo para visitar os irmãos na cidade em que anunciaram o evangelho. Paulo achava ser indigno levar Marcos, pois esse não o seguiu em toda a viagem missionária. Marcos tinha responsabilidade secular e por causa disso não acompanhou o apóstolo em toda a viagem.

Paulo refletiu, fez uma auditoria nos acontecimentos de sua caminhada, e reconheceu que estava errado. No livro de Filemom Paulo chama Marcos de cooperador, e em suas últimas palavras escrita pede para trazê-lo, pois é muito útil ao evangelho.

Na nossa comunidade de fé há diversos tipos de comportamentos: Sanguíneo; colérico; melancólico; fleumático. E não poucas vezes há conflitos, por isso Jesus manda perdoar seu irmão infinitas vezes (70 X 7). O perdão é a reencarnação da graça de Deus, por isso que no modelo de oração Jesus nos ensina: “perdoa a nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

A Bíblia ensina: “ireis mais não pequeis”. “não deixe que o sol se ponha sobre sua ira”. O paracleto de Deus está no nosso meio ajudando a suprir estas deficiências. Por isso que todo que nasceu de novo ter os frutos do espírito.

22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.(Gl 5)

O interessante e que Jesus, ensina não auditar apenas nossas caminhadas de fé, analisando os frutos, mais também daquele que dizem ser de Deus.

15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.

16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?

23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

Profetizar, expulsar demônios, fazer milagres não certifica que você está apto ou não a terminar bem sua carreira de fé. Para terminar bem a sua caminhada você tem conhecer e fazer a vontade de Deus. E muitas vezes a vontade de Deus não é o que a mídia gospel alardeia tentando inculcar nos laicos e neófitos.

A sociedade gospel vive um neoevangelho com muitas coreografias espirituais e poucos frutos do Espírito, com muito movimento e shows, mais incapaz de impactar a alma do sedento por Deus. De líderes arrogantes, que se intitulam bispos, apóstolos, patriarca... Agindo como se o cargo eclesiástico fosse um titulo de nobreza como barão, visconde, conde, e rei.

Podem apresentar a coreografia espiritual que quiser, pode se alcunhar com o título de nobreza espiritual que poder, pode fazer sinais miraculosos, mas se não estiver fazendo a vontade de Deus e dando os frutos para beleza do cristianismo não está guardando bem a sua caminhada de fé.

O apostolo Paulo afirma: II cor14 “E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz”. E no livro de apocalipse o apóstolo João escreve em (Ap 16:14) “Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.”

Por isso que o apóstolo Paulo em suas últimas palavras escreve a Timóteo

2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.

3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,

4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.

5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério

Nos dias atuais estamos inseridos num neoevangelho que está além do que foi escrito e o apóstolo Paulo afirma: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.”

Estamos vivendo os últimos tempos da igreja na terra precisamos meditar no que está escrito em I Tm 4

1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,

2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,

Se você quiser acabar bem, procura conhecer a palavra, pois lá tem a vontade e Deus para tua vida, tenha a atitude de não deixar ser enganado pelo príncipe deste século. Faça uma auditoria na sua caminhada de fé.

Deus nesses últimos dias está derramando a última chuva para colher os frutos da terra, Deus que levantar homens, mulheres, jovens, velhos para ir à contramão a esta imitação do evangelho de Jesus. Fazer oposição a este evangelho de um sincretismo pagão-cristão cheio de simpatias, amuletos, relíquias, sal grosso, arruda, neo apóstolos, neo patriarcas, de unções esquisitas e que adora a mamon.

3 – Na nossa caminhada devemos resistir a tentação de amar o presente século ( Optar pelo bem)

Um dia desses alguém veio me falar que um desses pseudoapóstolos, falara que se Deus tivesse revelado ao apóstolo Paulo as revelações que Deus revelou a ele nesse tempo, o apóstolo Paulo não teria sofrido tanto.

Isso me trouxe a memória a história narrada em I Rs 13, quando o Senhor manda um homem de Deus a Betel para predizer contra o altar, aquele homem deverias ir, profetizar e voltar, sem parar, beber ou comer em casa de ninguém. Porém um outro profeta mentiu para ele falando o que o Senhor não tinha afirmado, o homem de Deus acreditou, mudou a sua carreira, jornada, caminhada e terminou morto por um leão.

Todos nós somos tentados a amar o presente século e viver um evangelho diferente do anunciado pela bíblia e abandonarmos nossa carreira de fé. Jesus foi tentado estando em consagração. Jesus estava cheio do Espírito Santo e tinha jejuado quarenta dias e quarenta noites. O diabo o tenta pedindo que ele transformasse pedras em pão, fazendo com que Jesus usasse sua unção para benefício próprio, por orgulho, só para provar que realmente tinha poder. Jesus usou a palavra para rebatê-lo. Depois leva Jesus a um alto monte, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e promete dar-lhe estes reinos se Jesus o adorasse, Jesus mais uma vez o rebate usando a palavra. Ai então o astuto tentador, usa a palavra com uma hermenêutica manipulada para tentar fazer Jesus desviar de sua carreira, mas Jesus cita a palavra de maneira com o intuito para que foi escrito e o Diabo se afastou.

As maiores tentações em nossa jornada chegam quando somos levados no alto do monte e começamos a entender como se dá a dinâmica do sucesso. Diante do fascínio de contemplarmos a glória do mundo chegamos a esquecer a glória de Deus. Foi o que aconteceu com Dema v10. pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, ....

O apóstolo Paulo e Barnabé foram tentados a ser adorados como deuses, Em atos 14:12 “A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a palavra“.

Queria sacrificar a eles, como rejeitou, aproveitando disso os judeus fizeram um tumulto e Paulo foi apedrejado e deixado como morto. Quando somos escarnecido e perseguido por defender o evangelho de Jesus isto gera em nós vida capaz de movimentar positivamente a vidas de outros. Quando somos justos com nossa consciência em Deus geramos vida espiritual ao nosso redor.

Esta atitude de Paulo gerou Timóteo, a maioria dos comentaristas bíblicos e da opinião que após ser apedrejado e deixado como morto em Listra (At 14), A mãe e a avó de Timóteo(Eunice e Lóide) levaram Paulo para sua casa para cuidar das feridas dele, e foi ali em cima de uma cama, com o rosto cheio de sangue e pó que Timóteo ouviu a mensagem de um moribundo. Timóteo teve um referencial diferente do que o neo evangelho anuncia: que devemos ouvir pregadores eloquentes de sucesso. Timóteo deve ter pensado: se este homem leva pedradas pela a mensagem que prega e não desiste de anunciá-la é por que esta é verdadeira.

Muitas vezes seremos tentado pelas circunstâncias a adorar o presente século, teremos que enfrentar a crise do Ter e do Ser, apoiado por uma mídia anticristã que vai deste as músicas gospel ao tele evangelismo mercenário e interessereiro. As músicas nos impõe uma impressão de superastros que vai está sob os holofotes enquanto aqueles nossos adversários estarão na plateia, mais o evangelho não é show. Sabem qual era o espetáculo que o apóstolo Paulo fala e ainda conclama a igreja a ser seu imitador. Veja:

Pois tenho por mim que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados a morte. Somos feitos espetáculos ao mundo, aos anjos e aos homens. Nós estamos loucos por amor de Cristo! Nós fracos, mas vós fortes! Vós ilustres, nós desprezíveis. Até a presente hora sofremos fome, sede, e nudez, recebemos bofetadas, e não temos pousada certa: Afadigamo-nos, trabalhando com nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando somos perseguidos sofremos; quando somos difamados, consolamos. Até o presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como escórias de todos.

Não escrevo estas coisas para se envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos amados. Ainda que tivesse dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais, pois eu pelo evangelho vos gerei em Cristo. Admoesto-vos, portanto que sejais meus imitadores.”(I Co 4: 9-16)

A atitude de Paulo gerou Timóteo, nossas atitudes também geram vidas, formam crentes de caráter, verdadeiros guerreiros forjados nas batalhas espirituais. Quando dizemos não aos apelos de sucesso, estamos combatendo o bom combate e guardando a fé. Estamos movimentando engrenagens que darão continuidade ao verdadeiro evangelho de Jesus.

Os líderes pseudos cristãos abandonam a sua jornada e se tornam instrumentos de lúcifer, inculcando o desejo de possuir riqueza e glória do mundo. Tentam erguer seus tronos o mais alto possível e ser semelhante ao altíssimo.

Este estado nos líderes cristãos se manifesta muitas vezes dentro da própria instituição. Como o tentador se tornam insaciáveis em busca status da fé,. fazendo do evangelho um meio para enriquecimento.

O apóstolo Paulo nunca praticou e ensinou: Decretar benção da vitória em sua vida; amarrar o principado da miséria; quebrar maldição hereditárias provenientes de seus antepassados; receber revelação do DNA da honra de Deus; possuir as unções do cachorro, leão, macaco, lagartixa, cobra, riso, Vômito, xixi e até do Bilau; semear as sementes da prosperidade; ter sido promovido a “paipostolo”; tracar de anjo da guarda; elaborar um mapeamento de batalha espiritual; regressão; ter recebido revelação do inferno; ter emitido ato profético; etc... o Apóstolo paulo ensina:

“Se alguém ensina outra doutrina, e se não é conforme com a sã palavra do nosso Senhor Jesus Cristo, e com as doutrinas que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro. De fato é grande fonte de lucro a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos levar dele; tendo porém sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Mais os que querem ficar ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem as homens na ruina e perdição. Porque o amor ao dinheiro é raíz de todos os males, e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmso com dores. ( I Tm 6: 3-10)”

Se você quiser continuar firme na jornada que Deus instruiu, não siga as multidões, pois a multidão não vai a lugar nenhum, um dia ela se lembra do pão multiplicado e grita “Hosana, Hosana ao filho de Davi” e em outro dia chega alguém com uma mídia que oferece mais então gritam “crucifique! Crucifique!

Nos Irmãos devemos correr a nossa carreira caminhando com Jesus, reconhecendo que a glória é dele, que a unção é dele e somos apenas vaso de barro. E mesmo muitas vezes nos sentindo como o apóstolo Paulo: sozinho; abandonado; traído; mas continuarmos lutando pelo o verdadeiro evangelho de Jesus.

CONCLUSÃO

Quero que você reflita não somente na sua jornada de fé, mas na sua caminhada como esposa, como esposo, como filho, como filha. Você quer terminar bem sua trajetória, não é mágica, e só você agora confiar em Jesus e na sua palavra. O processo de sua jornada não chegou ao fim. Faça uma auditoria em sua caminhada, veja onde errou, libere perdão, faça como Paulo fez com Marcos. O perdão é a reencarnação da graça de Deus. Deixe Deus trabalhar seu casamento, seu negócio sua vida cristã

Para o apóstolo Paulo chegar onde chegou ele tomou alguns passos que pra nós são invisíveis, são decisões e escolhas que fazemos ao longa da vida. É a liberação de perdão, e o acreditar mesmo em circunstâncias adversas, e o combater o bom combate para mostrar o verdadeiro evangelho de Jesus.

Hoje é tempo de virar o jogo da Vida. Dê o seu melhor e deixe que o supremo Deus tome conta de tudo. Você não está na presença de homens com grande título humano, mas na presença de servos, doulos, diaconew de Deus. Servos que zelam e acreditam no evangelho de Jesus, que esse evangelho pode transformar sua vida pelo o que foi anunciado.

Estamos na iminência de uma grande intervenção de Deus na história. Não queira que sua vida termine como posso de águas estagnadas mais sim como um rio que flui para vida eterna. Medite no tipo de evangelho que você esta vivendo.

Deixar para mais tarde não resolve absolutamente nada, apenas adia os sintomas que vão se tornando cumulativamente mais tarde e que você perderá o controle. Temos que fazer esta escolha hoje. Sua história não é automática, nada no mundo espiritual é automática, eu jamais me imaginaria pregando nesta igreja, e sinceramente este não era o meu desejo.

O povo de Israel que viu a promessa, não entrou na Canaã celestial por negligenciar o final de sua jornada, o nosso deserto está acabando, Jesus está voltando e você precisa terminar bem.

Mensagem pregada por Marcos Avelino na AD Templo Central do Sítio São João em 14/10/2012

domingo, 2 de setembro de 2012

AOS AMIGOS
 
Desarmado
Despreparado
Entrei na batalha
Sobrevivência a grande missão
 

Como é pesada esta barra
Esperar tudo de quem ainda não é nada
Buscar a cada luta a força que não existe.
Estar de pé diante de baixas terríveis
Adolescência... Sonhos...
 

Mar... Mar...
O que o amar?
Água... Solidão...
Como encontrar uma paixão?
Só labuta, só lutar
Miséria, fome.
O sol refletia o costume
O sapato furado
O corpo bronzeado
O bolso vazio
 

No vale dos homens
Exploração
Escravidão
Uma flecha atravessou o meu ser
O inimigo acertou a candura
Causou profunda dor na alma

 
Tombou Afro, meu experiente companheiro
75 anos enfrentando procelas
Queria parecer forte
Interiormente frágil
Representei!
 

Batalha desleal
Esvaíram os Sonhos
Sucumbia a vida
Perdia a oportunidade de amar....
 

No vazio do silêncio
Quando Jaziam os sentimentos
Encontrei amigos!
Do mandacaru saiu Dedé,
O Poeta de andorinhas, bem-te-vis e pardais
E do solidário Machado afiado,
Da árvore encantada cortou um Cajado
Ajudava a espantar as feras existenciais
E com meio quilo de Margaridas
Enfeitava os dramas da vida
Em atitudes sem fim...
 

Reconstruir, animar
Preencher o vácuo do coração
Mostrar a capacidade de amar
Reconstruir a singeleza
Desenvolver os sonhos
 

Obrigado meu Deus
Por ter reservado pessoas
Capazes de compreender
Capazes de entender
Com paciência para ouvir
Amigos!
Responsáveis pelo meu sucesso
Estrutura do meu universo
A maior riqueza da vida
 

Escrevendo estes versos
Uma lágrima desce do meu rosto
Molha o papel – Lubrificante da eterna gratidão!

Marcos Avelino