Nas postagens O DÍZIMO É ANTERIOR
A LEI , podemos entender que os dízimos dado por Abraão e Jacó, também são diferentes dos
exigidos pelas denominações hodiernas. Estes dízimos foram voluntários, dados
uma única vez na vida. Abraão dado depois da vitória, Jacó depois do voto
cumprido. Atualmente os dízimos são obrigatório, devem ser dados no mínimo
mensalmente, e deve ser dado primeiro para receber a benção depois. PORTANTO
NÃO PODEMOS USAR ESTES TEXTOS PARA VALIDAR "O DÍZIMO" NOS MOLDES QUE
TEMOS HOJE.
Nesta postagem analisaremos o
dízimo na lei mosaica.
1- Na lei
o dízimo não podia ser dinheiro, em nossos dias tem que ser obrigatoriamente
dinheiro.
Dizimar é um costume muito
antigo, como já vimos em postagens anteriores, existindo desde os dias dos
Patriarcas. A Lei que Deus deu aos Israelitas através de Moisés tornou o dízimo
um mandamento para os Judeus. Os dízimos devia ser tirados apenas de itens comestíveis
“Também todos os dízimos da terra, quer
dos cereais, quer dos frutos das árvores, pertencem ao Senhor; santos são ao
Senhor." Lv 27:30"Certamente
darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do
campo.Dt 14:22" Não era
dinheiro como fazem os seus defensores hoje. Em lugar algum das Escrituras
encontramos alguém dizimando dinheiro. Embora naquela época já existisse
dinheiro conforme versículos abaixo:
E aconteceu
que, chegando à estalagem, e abrindo os nossos sacos, eis que o dinheiro de
cada um estava na boca do seu saco, nosso dinheiro por seu peso; e tornamos a
trazê-lo em nossas mãos; Também trouxemos outro dinheiro em nossas mãos, para
comprar mantimento; não sabemos quem tenha posto o nosso dinheiro nos nossos sacos.
Gênesis 43:21-22
Então José
recolheu todo o dinheiro que se achou na terra do Egito, e na terra de Canaã,
pelo trigo que compravam; e José trouxe o dinheiro à casa de Faraó.
Acabando-se, pois, o dinheiro da terra do Egito, e da terra de Canaã, vieram
todos os egípcios a José, dizendo: Dá-nos pão; por que morreremos em tua
presença? porquanto o dinheiro nos falta. Gênesis 47:14-15
Porém todo o
servo comprado por dinheiro, depois que o houveres circuncidado, então comerá
dela. Êxodo 12:44
E a Arão e a
seus filhos darás o dinheiro dos resgatados, dos que sobram entre eles. Enntão
Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam sobre os resgatados pelos
levitas. Números
3:48-49
Comprareis
deles, por dinheiro, comida para comerdes; e também água para beber deles comprareis
por dinheiro. Deuteronômio
2:6
A comida,
para que eu coma, vender-me-ás por dinheiro, e dar-me-ás por dinheiro a água
para que eu beba; tão-somente deixa-me 'passar a pé; Deuteronômio 2:28
O dízimo dos alimentos só poderia
ser convertido em dinheiro quando a distância impedisse o transporte dos grãos,
dos frutos da terra e dos animais dizimados. Depois o dinheiro dos dízimos era
convertido em alimentos novamente. "E
quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe
de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o
SENHOR teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua
mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus; E aquele dinheiro darás por
tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por
bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR
teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Porém não desampararás o levita que
está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo."Dt
14:24-28
Concluí-se este tópico afirmando
que: NESTE PARÂMETRO NÃO PODEMOS USAR ESTES TEXTOS DA LEI PARA VALIDAR "O
DÍZIMO" QUE É COBRADO HOJE.
2 - Os
dízimos na lei tinha como finalidade a justiça social e os dízimos atualmente e
para construir templos, comprar mansões, fazendas, jatinhos, rede de televisão
e fazer outros investimentos
Biblicamente, os pobres, órfãos e
viúvas comiam dos dízimos. É isso o que se faz nas igrejas ou apenas os
líderes servem-se dos recursos? “Então, virão o levita (pois não tem parte
nem herança contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão dentro da tua
cidade, e comerão, e se fartarão, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em
todas as obras que as tuas mãos fizerem.” (Dt 14.29). Atualmente as
“igrejas“ fazem o culto do quilo (cada membro traz um quilo de algum alimento),
ou arrecadam alimentos na comunidade para fazer cestas básicas para darem aos
mais necessitados da congregação. Tocar no dízimo para este fim é fora de
cogitação, mesmo sendo bíblico.
Conforme o verso acima (Dt
14:29), a cada três anos, na Lei, esses dízimos não deveriam ser levados a
Jerusalém, mas sim, estocados em casa (“dentro de teus portões”), e dele, o
levita, o estrangeiro, o órfão e a viúva do local deveriam comer e se fartar. Porque
as instituições religiosas de hoje não usam Malaquias 3 para dividir os dízimos
com o órfão e a viúva? Porque só usam o texto da Lei para fazer uma pressão
psicológica para arrrecadar?
Portanto os dízimos da lei não
era para comprar mansões? O dízimo na lei não era usados para construção,
reforma e aquisições para o templo? Não, pois não se tratava de dinheiro como
vimos no item anterior, mas de alimentos para o levita, o órfão, a viúva e o
estrangeiro. De onde vinham os recursos para a construção do templo? Da
mesma fonte dos recursos da construção do tabernáculo, em Êxodo: das ofertas
voluntárias.
A promessa de bençãos estava condicionada
ao fato de o dizimista abençoar a vida do pobre e do estrangeiro. Esta era a
condição para a bênção divina (Dt 14:29). Apenas os levitas e os pobres tinham
autoridade para receber dízimos do povo. Nem os sacerdotes tinham esse direito.
PORTANTO NÃO SE PODE USAR ESTE QUESITO DA LEI PARA VALIDAR O DÍZIMO DE HOJE! Pois
biblicamente apenas o pobre (órfão, viúva e peregrino) tem a autoridade para
receber dízimo!!
Comentários adicionais
Atualmente por não haver mais pessoas da tribo de Levi trabalhando no Templo
Sagrado, todo judeu tem a obrigação de dar um doação (5% a 20%) de seu lucro
para caridade e ajuda aos necessitados. "Há muitas leis relativas ao maasser (dízimo) inclusive relativas ao
plantio e colheita da terra em Israel que vigoram até hoje, beneficiando
viúvas, órfãos e necessitados. Isto inclui desde comida para pobres, até bolsas
de estudos e projetos e a qualquer indivíduo ou instituição beneficente de
nossa escolha"
O rabino Jacques Cukierkorn,
presidente da Braja Worldwide Jewish Outreacch ensina que tudo que nos temos
vem de Deus e que devemos devolver parte. De acordo com a tradição judia deve ser entre 5% a 20% . Ele afirma que devolve10%.
E que os judeus tem liberdade para escolher onde devolver parte do que Deus lhe
deu. Pode dar todo na sinagoga (a sinagoga se encarrega de fazer justiça social
com o dízimo), pode dar parte numa sinagoga e o restante aplicar em outras
causas. O importante é devolver os 10%.
O rabino David Tabachnik, do Instituto
Ariel Jerusalém ensina que todos deve dar o messer (dízimo) aos pobres, Ele
ensina que devemos dedicar os dízimos as causas nobres, aos pobres e aos
necessitados. Ele também indica que devemos estimular doações sem valor decimal
ou montante estipulado, mas doações como dádivas a Deus.
No livro de Número 18:21-24
afirmam que todos os dízimos deviam ser dado aos levitas e em Número 18:25-32
afirma que os levitas devem dar aos filhos de Arão o dízimo dos dízimos. Nesta
época os filhos de Israel era uma sociedade nômade que se dedicavam à criação
de ovelhas e cabras. Tudo o que se produzia era distribuído pela comunidade,
não havendo a propriedade privada. Entretanto, mesmo peregrinando e vivendo em
acampamentos, os hebreus estavam na obrigação de realizar o culto sagrado e
oferecer a Deus sacrifícios e ofertas. A casa de Arão foi escolhida para
exercer o sacerdócio, tendo a ajuda dos demais integrantes de sua tribo, a
tribo de Levi (Êxodo 28:1; Número 1:47-54).
No livro de Deuteronômio 14:
22-29, além dos levitas, foram também acrescentados os pobres, as viúvas e estrangeiro.
O livro de Deuteronômio, o último livro do Pentateuco,
foi escrito bem mais tarde, quando a nação de Israel se encontrava na terra de
Moabe, a leste do rio Jordão, preparando-se para tomar posse da sua herança. Ele
regulamenta diversas les, inclusive a dos dízimos. Nesta ocasião o povo deixava
a vida de nômade para se fixar nos limites prometidos por Deus, o que ocasionou
algumas mudanças nas leis que vinham observando enquanto estavam no deserto. Desenvolveram-se
a agricultura e o comércio. Surgiu a propriedade privada das terras e dos
demais bens. Apareceram as diferentes classes sociais e a exploração de uma
classe pela outra
Atualmente os
dízimos estão sendo direcionados para os proprietários das denominações, ou
para a oligarquia religiosa que as comandam. Portanto os dízimos no antigo
testamento estavam destinados a suprirem os levitas, sacerdotes, estrangeiros,
órfãos e viúvas.
Apesar dos líderes (pastores,
bispos, apóstolos, patriarcas, etc...) citarem excessivamente a Lei para defender a obrigatoriedade do dízimo,
mesmo se dizendo levitas, não estão dispostos a pagar o preço de ser levita. Embora
alguns se autodenominam levitas, como se autodenominam apóstolo ( Em postagem
anterior já comentei sobre este tema), atualmente não há levitas pois não há
mais o templo em Israel e nem tenda da congregação. O templo é diferente das
igrejas hoje. Pois o templo estava sobre a Lei, com sacrifícios de animais e
todo o ritual descrito na Lei. Hoje as igrejas (templos) está na dispensação da
graça, houve mudança na ordem sacerdotal e da lei. E Deus não habita em templo
feito por mãos humanas. (At 17:24)
Na epístola aos hebreus, a
palavra assevera que a lei de recolher o dízimo do povo foram dada aos
sacerdotes filho de Levi e que este sacerdócio tem uma ordem. “Ora, os que dentre os filhos de Levi
recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos
do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão.”(Hb
7.5) "7Evidentemente, é fora de
qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior. 8Aliás, aqui são
homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica
que vive. 9E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na
pessoa de Abraão. 10Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai,
quando Melquisedeque saiu ao encontro deste 11Se, portanto, a perfeição houvera
sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei),
que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a
ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
12Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei..
“(Hb 7.7-12)
O texto acima deixa claro que os
sacerdotes Levíticos recebiam os dízimos segundo a lei (v 5), Porque através
deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei (v 7) e mudando-se o
sacerdócio, a lei precisa também ser mudada (v.12). Deus enviou outro sacerdote
porque o sacerdócio levítico não era perfeito (v11). Toda a lei de Moisés foi
abolida por Jesus, inclusive o dízimo. Os líderes religiosos atuais não são da
ordem levítica, e as regras para o dízimo fora direcionada especificamente aos
filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio do Senhor Deus. E Jesus afirmou
que a lei e os profetas duraram até João (Lucas 16.16). Mudou o sacerdócio e a
lei, inclusive a obrigatoriedade do dízimo. Você já parou para pensar porque
nenhum apóstolo, presbítero ou líder do novo testamento pediu dízimo do povo
para ajudar a obreiro ou a igrejas? Porque só pediam ofertas voluntárias?
Porque a contribuição não tinha percentual determinado era conforme Deus
tocasse no coração? PORTANTO, POR ESTE QUISITO TAMBÉM NÃO ENCONTRAMOS BASE
PARA COBRAR DÍZIMOS HOJE, já que não temos descendentes de Levi e nem Templo.
Comentários adicionais
"De acordo com
os rabinos e mestres, os dados dos livros de Números e Deuteronômio sobre os
dízimos se completam; Há de acordo com a interpretação judaica três tipos de
dízimos:
(1) Aquele dado aos levitas como enunciado
em Num 18:21, recebendo o nome de ma’aser rishon, o primeiro dízimo.(2) O dízimo que deveria ser levado a Jerusalém e ali consumido pelo dizimista e sua família, o qual recebe o nome de ma’aser sheni, ou o segundo dizimo – sendo esse retirado à partir do que sobrou do primeiro dízimo, e
(3) O dízimo dado ao pobre (ma’aser ‘ani).
Portanto, dois dízimos deveriam ser retirados a cada ano: Os números 1 e 2, no primeiro, segundo, quarto e quinto ano. Os números 1 e 3, no terceiro e no sexto ano."
Na lei podemos ver
quatro tipo de dízimos: O dízimo do rei
– I Samuel 8:11-17 3 – O dízimo dos
levitas – Números 18:21-24 4 – O dízimo das festas – Deuteronômio 14:22-27 5 –
O dízimo dos pobres – Deuteronômio 14:28-29. Estes são dízimos bíblicos. Qual dos quatros dízimos da lei que aparecem na Bíblia é
entregue hoje nas igrejas? Se o que tu praticas não for nenhum destes, não é um
dízimo bíblico.
Para poder dar o dízimo hoje como seria
segunda a bíblia?
"Se alguém deseja dizimar realmente
[literalmente] de acordo com a Lei , teria que fazer o seguinte:1) Deixar seu trabalho e comprar uma terrinha, de modo que possa criar seu gado e plantar e colher [grãos, verduras e frutas].
2) Encontrar algum descendente de Leví, para sustentá-lo [e este a um descendente do levita Arão (que realmente seja sacerdote, no Templo, em Jerusalém)].
3) Usar suas colheitas para observar as festas religiosos do Velho Testamento (tais como Páscoa, Pães Asmos, Pentecostes, Tabernáculos) [quando, como e onde Deus ordenou. Literalmente];
4) Começar por dar pelo menos 20 por cento de todas as suas colheitas e rebanhos a Deus; e
5) Esperar que [com toda certeza] Deus amaldiçoe sua nação [em oposição ao próprio crente] com [grande] insuficiência material, se ela for infiel, ou a abençoe com [grande] abundância material, se for fiel.
Penso que todos nós concluiríamos que isto é completamente absurdo! Todos reconhecemos que Cristo tem abolido o sacerdócio levítico, os sacrifícios de animais, e as festas religiosas, em Cristo. Bem, se isto é verdade, por que estamos tentando segurar [i.é manter] o dízimo, que foi parte e parcela de todas essas ordenanças do Velho Testamento?"
Portanto o dízimo
que estão cobrando hoje não é bíblico. E não tem como ser pois Cristo já aboliu
o sacerdócio levítico. O modelo de dízimo hoje também não foram tirado da
literatura rabínica de Israel. De onde surgiu então?. Na próxima postagem
responderei esta pergunta, estaremos meditando sobre o dízimo no novo testamento. Até lá
Irmão Marcos Avelino.
Josiel lincoln dos
Santos - Uma Análise Bíblica Sobre a Doutrina dos Dízimos - disponível
eletronicamente em: http://www.igrejadedeus.biz/armagedom/estudos/dizimo.htm
Brian Anderson , Milpitas
Bible Fellowship, 1715 e. Cola Veras Blvd, ca 95035 , traduzido por Hélio
Menezes da Silva. disponível eletronicamente em: http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComRiquezas/DizimoVT-X-DadivarNT-Anderson.htm
João Maria Alves Correia - Tudo
que você precisa saber sobre o dízimo - disponível eletronicamente em:http://yeshivahnoahide.blogspot.com.br/2009/02/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o.html