domingo, 30 de março de 2014

COMO SERÃO SALVOS OS QUE NUNCA OUVIRAM A RESPEITO DE JESUS?

Como serão salvas as pessoas que nunca ouviram a respeito de Jesus?

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.(Romanos 1:18-23)

Esta é uma das perguntas mais renitente a respeito da salvação. O texto acima não está afirmando que a humanidade pode ser salva apenas pela revelação geral de Deus como acredita alguns irmãos. O texto acima esta afirmando que todo homem é indesculpável diante de Deus, porque Deus se manifestou através das coisas criadas, mas a humanidade caída, não busca o conhecimento de Deus, para o reconhecer como Deus, mas dão a glória de Deus a ídolos de diversas formas (Imagem de homem, aves, quadrúpedes e repteis).
A bíblia é a revelação especial de Deus, mas Ele também se revela de maneira geral através da natureza e no coração do homem, dando noção do que é certo e do que é errado. Quando seminarista, a professora de antropologia cultural, pediu para fazermos um resumo do livro: O Fator Melquisedeque de Don Richardson. Este livro nos ensina muito sobre a graça e a soberania de Deus sobre os povos Pagãos. Aconselho ao leitor interessado neste assunto que leia este livro. Don Richardson narra muitas histórias como Deus se revela a diversas culturas se manifestando através de uma revelação geral.

Na revelação especial de Deus, através da bíblia sagrada, temos uma revelação progressiva do plano de Deus para humanidade. Deus deixou através dos Judeus o protótipo do sacrifício de Jesus, através da Lei.  E todo o homem, em toda a cultura que buscou a reconciliação com Deus através da lei, será julgado pela lei e justificados por ela.
"Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados."(
Romanos 2:12-13)

Mais o leitor pode está pensando: Deus não está fazendo acepção em sua criação quando deu a lei somente aos Judeus? Lemos através das páginas da bíblia sagrada, que a lei, e os benefícios de Deus, não foi apenas aos judeus, mas a todos quantos quisesse obedecer a Deus.  Veja abaixo a declaração de Jesus narrada por Lucas.
"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome;
E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.
E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro."
Lucas 4:25-27

Em atos dos apóstolos, na ocasião do dia de pentecostes, haviam homens de diversas nações procurando obedecer ao Deus de Israel.  Portanto a chance de conhecer o projeto de Deus, e tentar obedecê-lo através da lei foi dados a todas as nações da época. Veja o texto narrado por Lucas em Atos dos apóstolos.
"E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,
E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus."
(Atos 2: 5, 8-11).

O homem é indesculpável diante de Deus. Todos comparecerão diante de Deu. O problema  é que o homem é pecador por natureza e precisa ouvir a respeito da revelação especial de Deus. Pois só assim, de maneira mais abundante, pode ser alcançado pela  graça de Deus. Pois a humanidade rejeitou o que está revelado através da criação, como lemos no texto acima.
Toda a criação, após a queda do homem, está condenada a separação eterna do Criador. Afastado do Criador a humanidade rejeita a noção de Deus presente na natureza e no coração de cada homem, e decidem adorar um “deus” de sua própria criação. Para a humanidade ser salva e passar a ter comunhão como Deus é preciso ouvir a respeito de Cristo, e pela fé aceitá-lo como oferta de Deus  para cobrir os pecados.

Agora pense: qual a necessidade dos primeiros Cristãos ter devotado suas vidas para pregação do evangelho? Porque muitos viram seus companheiros serem encarcerados, crucificados, apedrejados, mas não desistiram de levar a mensagem do evangelho?  A determinação de pregar o evangelho a gente que nunca ouviu falar sobre Cristo é porque eles sabiam que a mensagem do evangelho é a única maneira de salvar os que perecem.  Se houvessem apenas uma chance de pessoas ser salva através da revelação geral, não era preciso tanto ímpeto em anunciar o evangelho. Os Apóstolos e os primeiros cristão tinham a convicção que as  pessoas que não ouviram o Evangelho seriam condenadas a separação eterna de Deus.

Como cristãos, nossa missão ainda é a mesma dos primeiros cristãos: Anunciar o evangelho até o nosso encontro com Cristo.  Somos chamados a espalhar o Evangelho através das nações (Mateus 28:19-20; Atos 1:8).

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
" Mateus 28:19-20

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas."
(Romanos 10:  13:15)

Marcos Avelino

domingo, 23 de março de 2014

SOTERIOLOGIA II - TÉRMINO

CONTINUAÇÃO DA POSTAGEM ANTERIOR

13 - Se Jesus Cristo morreu pelo o mundo inteiro , então porque nem todas pessoas são salvas? e se Jesus morreu s pelos eleitos, não seria injusta a ação de Deus, visto que uns poucos "escolhidos " serão salvos?

E com muitas frequência que escutamos os questionamentos acima. Na bíblia está a respostas para estes questionamentos. Todos os assuntos abordado nesta postagem introdutória serão apresentados com mais consistência em futuras postagens.

a) A salvação é para o mundo inteiro. Vejamos a passagens bíblicas de I Jo 2:2; II Co 5:14 e Hb 2:9

E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (I João 2:2)

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (II Coríntios 5:14-15)

Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.(Hebreus 2:9)

Jesus como nossa propiciação significa que Ele tomou sobre si o castigo pelos nossos pecados e satisfez os justos juízos de Deus contra o pecado. O perdão agora é oferecido a todos, no mundo inteiro, e é recebido pelos que vêm a Cristo, com arrependimento e fé. Portanto, Cristo morreu em favor de todos. Sua morte não foi uma "expiação limitada" como afirmam alguns irmãos. Posto que Ele suportou o pecado e o castigo de toda a humanidade, sua morte é eficaz em favor de todos quantos o aceitam. Todos os habitantes da terra foram representados, e seus pecados foram potencialmente perdoados.

a) A salvação é para os que creem.  Apesar de Cristo haver morrido pelos pecados do mundo inteiro, há um sentido em que a expiação é uma provisão divina feita especialmente por aqueles que creem.  Vejamos as passagens bíblicas de Jo 1:12; 3:36; Ro 1:16

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;(João 1:12)

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.(João 3:16)

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.(Romanos 1:16)

Portanto a salvação está à disposição de toda a humanidade, de forma experimental ela se aplica exclusivamente aqueles que creem.

 

14 - Como as pessoas eram salvas antes de Jesus morrer por nossos pecados?

Como já postado anteriormente, a salvação abrange tanto o perdão do pecado no passado, como a libertação do pecado presente, e a preservação contra as invasões do pecado no futuro. Portanto a Expiação de Cristo foi pelos os pecados do passado, cometido por aqueles que buscaram reconciliação com Deus, através do protótipo da salvação na velha aliança, como os da nova aliança. Ninguém pode ser salvo sem aceitar o sacrifício de Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo tanto da nova como da velha aliança.

Como explanado no tópico anterior, a salvação é para todos os que creem. Desde: a queda de Adão, quando Deus fez vestimentas de pele; o cordeiro pascal na saída do Egito; o cordeiro sacrificado no tarbernáculo ou no templo, quem aceitasse o protótipo de Deus estava de alguma forma aceitado a oferta de Deus pelo o pecado que se cumpriria em Jesus- O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Os crentes da velha aliança, não tendo as mesmas intensidade de revelações dadas aos crente da nova aliança, creram no projeto de Deus. A nossa fé no sacrifício de Cristo como oferta de Deus para cobrir nosso pecado  ainda á base da salvação. "Pois pela graça sois salvo mediante a fé..."

Marcos Avelino

terça-feira, 4 de março de 2014

SOTERIOLOGIA II - CONTINUAÇÃO

UMA INTRODUÇÃO A DOUTRINA DA SALVAÇÃO

5 - Como receber a salvação?
O ser humano tem um espírito imortal e passará a eternidade ao lado do Criador ou longe da sua presença. Como vimos na postagem anterior, depois da queda no Éden pela desobediência, o homem passou a viver sob a maldição do pecado, longe da presença de Deus. Mas o Eterno, na sua infinita misericórdia, amou o homem de tal maneira, que deu o seu único Filho a morrer em sacrifício na cruz, para todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna.(Jo 3:16). O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens, por isso que a bíblia afirma que Deus amou o "mundo". Em  I Tm 2:3-4 o apóstolo Paulo afirma que é da vontade de Deus que todo homem se salve e chegue ao pleno conhecimento da verdade. A Expiação procede do coração amoroso de Deus. Não foi algo que ele foi obrigado a fazer (I Jo 4:10; Rm 8:32). E nem tampouco a salvação foi por Deus sentiu necessidade de se relacionar com o homem. Ele tem milhares e milhares de anjos O louvando.
O Eterno nos resgatou através de Cristo (Jo 3:17). A Bíblia ensina que: " Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." (Rm 5:10); " Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,"( Ef 1:7)
A Bíblia também ensina que a salvação vem da graça de Deus "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)," ( Ef 2:5) "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus".(Ef 2:8). Esta graça só está disponível por meio da fé em Jesus Cristo. "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". (At 4:12). ( Estaremos comentando um pouco sobre a graça no final da postagem)
A Bíblia também afirma que Jesus Cristo é tanto autor como consumador da nossa fé (Hb 12:12) Indicando que Cristo Providenciou a salvação, e a medida que ela é aplicada individualmente a cada pessoa que o aceita, é Cristo que está completando sua obra, prosseguindo até o momento da glorificação final dos salvos. Portanto para ser salvo é preciso que tenhamos fé de que Cristo é o filho de Deus e o único Salvador do perdido pecador. Esta mesma fé nos leva a comunhão com Cristo pela nossa auto submissão, dedicação e obediência a Ele (Jo 15:1-10).
Portanto o homem é salvo pela fé. E a fé vem por ouvir o evangelho de Jesus (Rm 10:17) " Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa" (Ef 1:13) , Logo o homem tem que ouvir o evangelho, crer e confiar completamente no Senhor Jesus, pois está escrito que o evangelho é poder de Deus para salvação de todo aquele que crer (Rm 1:6). Ao entrar em contato com evangelho, o Espírito Santo da promessa que convence o mundo do pecado da justiça e do juízo (Jo 16:8) abrirá o entendimento e quem se arrepender, pedir perdão a Deus aceitando o sacrifício vicário do Senhor estará reconciliando com Deus. "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, "(At 3:19). Converter é  mudar  de mentalidade com relação ao pecado.

6 - Porque todos necessitam de Salvação.?
De acordo com as escrituras, o homem é um ser totalmente depravado, alienado da glória de Deus e destinado ao castigo divino. " E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." (Ef 2:1-3). Deste modo por si só o homem não pode se salvar porque no homem não habita o bem. O Apóstolo Paulo escreveu: " Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem."(Rm 7:18). Sob a perspectiva divina, o homem é considerado alguém espiritualmente paralítico, aguardando o estender do braço do salvador do Senhor, o único que pode levantar o pecador do seu estado de miséria espiritual. "E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve."(Is 59:16)
A raiz do problema espiritual do homem é inerente a sua própria natureza caída. Do nascimento a sua morte o homem está em inimizade e conflito com Deus. Não há algum homem que consiga salvação por seu próprio méritos, uma vez que todos são achado culpados. Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque diante de Deus. (Ec 7:20). "Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos".(Rm 3:10-18) Portanto, todos necessitam de Salvação e reconciliação.
7 - Alguém pode pensar assim : sou uma boa pessoa, não faço coisa alguma ruim, dou esmolas ajudo a quem precisa, será que serei lançado longe da presença de Deus só porque não fiz de acordo com que a bíblia ensina?
Embora a bíblia afirme que não há um justo. "Muitos se imaginam justos, mais justos que outros, e deste modo ficam satisfeitos com o conceito de justiça que fazem de si mesmos. Devemos compreender porém, que Deus não estabelece a justiça comparando homem com homem. Deus busca comparação entre o vosso viver e sua lei, e nos acha em falta. Neste particular, o veredito das escritura é que todas nossas justiças são trapos de imundícia."  "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam." (Is 64:6). Portanto todos pecaram e carecem da graça, da salvação e da reconciliação com Deus.
8 - Outro pode pensar assim: não cometi nenhum pecado grande; não matei ninguém; nunca assaltei alguém; não sou pedófilo ou estuprador. Eu apenas tenho uma maneira diferente de seguir a Deus, pois acredito quem faz o bem está no caminho de Deus, serei rejeitado por Deus só porque não aceitei o que a bíblia ensinou a respeito da salvação?.
Você lembra na postagem anterior do texto base deste capítulo introdutório? Como a serpente lançou dúvida na palavra de Deus? Como ela afirmou o que Deus não disse e fez a mulher acrescentar algo ao que Deus disse? A  Serpente  destruiu a fé que Eva tinha na palavra de Deus, fazendo a mulher crer que ela seria como Deus, decidindo por conta própria o que é bom e o que é mal.  Em nosso tempo, o ser humano como Eva, procura obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e desejos, e não da palavra de Deus. E questionamentos como os acima são comuns entre a maioria das pessoas. Satanás  ainda hoje tenta implantar estes pensamentos nas mentes das pessoas, qualquer um que siga os seus caminhos é um inimigo de Deus (1 Pedro 5:8). Satanás sempre se disfarça como bom (2 Coríntios 11:14). A bíblia afirma que "o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4). Portanto a serpente ainda tem o controle das mentes daqueles que não se renderam a Cristo.
A maior necessidade do homem é a salvação do pecado e da ira de Deus, e esta necessidade não pode ser satisfeita em nenhum outro, senão em Jesus Cristo. A salvação está disponível apenas pela fé em Jesus Cristo! Deus não faz diferença entre pecadinho e pecadão, como vimos anteriormente, não há homem justo, logo temos que seguir a oferta da graça de Deus para apresentarmos diante dEle.
9 - Deus não poderia declararmos inocente simplesmente sem precisar de tudo isso?
Deus é amor mais também é justiça. Portanto para Deus declarar-nos inocentes independentemente de nossa conversão, seria uma ofensa a sua justiça. Seria um procedimento que entraria em choque com sua santidade que declara que " a alma que pecar, essa morrerá (Ez 18:4) 
10 - Então como Deus poderia manter a perfeição de sua justiça e ainda assim salvar pecadores?
A resposta está no fato de que Deus não desculpa o nosso pecado, pelo contrário, Ele remove completamente. Para nos ajudar a compreender isto, Deus nos dá um exemplo de um cordeiro substituto expiador. esse cordeiro típico do antigo testamento, apontava para Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (João 1 29) O cordeiro morria no lugar do pecador assim como Jesus morreu a nossa morte, ou seja pagou o preço pelo nossos pecados.
11 - Somos Salvos pela graça de Deus, e o que é graça?
A graça divina deve ser abordada sobre duplo aspecto
1) Como favor imerecido da parte de Deus para todos os pecadores, indistintamente;
2) Como poder restringidor do pecado, operante na reconciliação do homem com Deus, e na santificação do crente.
Não devemos confundir a graça de Deus como "obrigação moral" divina a constrangê-lo a fazer alguma coisa contrária a sua natureza santa. Nada, a não ser o amor e a misericórdia de Deus, poderá ser estabelecido e aceito como lei, constrangendo-o a erguer o pecador do estado na qual se encontra. " porque todos nos temos recebido de sua plenitude , e graça sobre graça" (Jo 1:16)
Enquanto o homem continuar  a responder afirmativamente a graça de Deus, esta será o grande agente pelo o qual ele receberá a justificação, a regeneração , a santificação e a segurança em Deus. ( Tito 3:7; João 3:3; Atos 26:18; 1 Pe 1:5. )
12 - Se a Graça só depende de Deus, porque o Apóstolo Pedro manda crescer na graça? (2 Pe 3:18)
Mais adiante quando estaremos estudando o assunto A graça de Deus com mais profundidade responderemos esta indagação.
Na próxima postagem estarei encerrando este capítulo introdutório sobre a Salvação. Um abraço e até lá!
 
 
Marcos Avelino.
Bibliografia.
OLIVEIRA, Raimundo, soteriologia, ler As grandes doutrinas da bíblia, CPAD, Rio de janeiro, 1987 v./ pp.214-216