domingo, 23 de março de 2014

SOTERIOLOGIA II - TÉRMINO

CONTINUAÇÃO DA POSTAGEM ANTERIOR

13 - Se Jesus Cristo morreu pelo o mundo inteiro , então porque nem todas pessoas são salvas? e se Jesus morreu s pelos eleitos, não seria injusta a ação de Deus, visto que uns poucos "escolhidos " serão salvos?

E com muitas frequência que escutamos os questionamentos acima. Na bíblia está a respostas para estes questionamentos. Todos os assuntos abordado nesta postagem introdutória serão apresentados com mais consistência em futuras postagens.

a) A salvação é para o mundo inteiro. Vejamos a passagens bíblicas de I Jo 2:2; II Co 5:14 e Hb 2:9

E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (I João 2:2)

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (II Coríntios 5:14-15)

Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.(Hebreus 2:9)

Jesus como nossa propiciação significa que Ele tomou sobre si o castigo pelos nossos pecados e satisfez os justos juízos de Deus contra o pecado. O perdão agora é oferecido a todos, no mundo inteiro, e é recebido pelos que vêm a Cristo, com arrependimento e fé. Portanto, Cristo morreu em favor de todos. Sua morte não foi uma "expiação limitada" como afirmam alguns irmãos. Posto que Ele suportou o pecado e o castigo de toda a humanidade, sua morte é eficaz em favor de todos quantos o aceitam. Todos os habitantes da terra foram representados, e seus pecados foram potencialmente perdoados.

a) A salvação é para os que creem.  Apesar de Cristo haver morrido pelos pecados do mundo inteiro, há um sentido em que a expiação é uma provisão divina feita especialmente por aqueles que creem.  Vejamos as passagens bíblicas de Jo 1:12; 3:36; Ro 1:16

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;(João 1:12)

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.(João 3:16)

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.(Romanos 1:16)

Portanto a salvação está à disposição de toda a humanidade, de forma experimental ela se aplica exclusivamente aqueles que creem.

 

14 - Como as pessoas eram salvas antes de Jesus morrer por nossos pecados?

Como já postado anteriormente, a salvação abrange tanto o perdão do pecado no passado, como a libertação do pecado presente, e a preservação contra as invasões do pecado no futuro. Portanto a Expiação de Cristo foi pelos os pecados do passado, cometido por aqueles que buscaram reconciliação com Deus, através do protótipo da salvação na velha aliança, como os da nova aliança. Ninguém pode ser salvo sem aceitar o sacrifício de Jesus, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo tanto da nova como da velha aliança.

Como explanado no tópico anterior, a salvação é para todos os que creem. Desde: a queda de Adão, quando Deus fez vestimentas de pele; o cordeiro pascal na saída do Egito; o cordeiro sacrificado no tarbernáculo ou no templo, quem aceitasse o protótipo de Deus estava de alguma forma aceitado a oferta de Deus pelo o pecado que se cumpriria em Jesus- O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Os crentes da velha aliança, não tendo as mesmas intensidade de revelações dadas aos crente da nova aliança, creram no projeto de Deus. A nossa fé no sacrifício de Cristo como oferta de Deus para cobrir nosso pecado  ainda á base da salvação. "Pois pela graça sois salvo mediante a fé..."

Marcos Avelino

Nenhum comentário: