domingo, 30 de março de 2014

COMO SERÃO SALVOS OS QUE NUNCA OUVIRAM A RESPEITO DE JESUS?

Como serão salvas as pessoas que nunca ouviram a respeito de Jesus?

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.(Romanos 1:18-23)

Esta é uma das perguntas mais renitente a respeito da salvação. O texto acima não está afirmando que a humanidade pode ser salva apenas pela revelação geral de Deus como acredita alguns irmãos. O texto acima esta afirmando que todo homem é indesculpável diante de Deus, porque Deus se manifestou através das coisas criadas, mas a humanidade caída, não busca o conhecimento de Deus, para o reconhecer como Deus, mas dão a glória de Deus a ídolos de diversas formas (Imagem de homem, aves, quadrúpedes e repteis).
A bíblia é a revelação especial de Deus, mas Ele também se revela de maneira geral através da natureza e no coração do homem, dando noção do que é certo e do que é errado. Quando seminarista, a professora de antropologia cultural, pediu para fazermos um resumo do livro: O Fator Melquisedeque de Don Richardson. Este livro nos ensina muito sobre a graça e a soberania de Deus sobre os povos Pagãos. Aconselho ao leitor interessado neste assunto que leia este livro. Don Richardson narra muitas histórias como Deus se revela a diversas culturas se manifestando através de uma revelação geral.

Na revelação especial de Deus, através da bíblia sagrada, temos uma revelação progressiva do plano de Deus para humanidade. Deus deixou através dos Judeus o protótipo do sacrifício de Jesus, através da Lei.  E todo o homem, em toda a cultura que buscou a reconciliação com Deus através da lei, será julgado pela lei e justificados por ela.
"Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados."(
Romanos 2:12-13)

Mais o leitor pode está pensando: Deus não está fazendo acepção em sua criação quando deu a lei somente aos Judeus? Lemos através das páginas da bíblia sagrada, que a lei, e os benefícios de Deus, não foi apenas aos judeus, mas a todos quantos quisesse obedecer a Deus.  Veja abaixo a declaração de Jesus narrada por Lucas.
"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome;
E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.
E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro."
Lucas 4:25-27

Em atos dos apóstolos, na ocasião do dia de pentecostes, haviam homens de diversas nações procurando obedecer ao Deus de Israel.  Portanto a chance de conhecer o projeto de Deus, e tentar obedecê-lo através da lei foi dados a todas as nações da época. Veja o texto narrado por Lucas em Atos dos apóstolos.
"E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,
E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus."
(Atos 2: 5, 8-11).

O homem é indesculpável diante de Deus. Todos comparecerão diante de Deu. O problema  é que o homem é pecador por natureza e precisa ouvir a respeito da revelação especial de Deus. Pois só assim, de maneira mais abundante, pode ser alcançado pela  graça de Deus. Pois a humanidade rejeitou o que está revelado através da criação, como lemos no texto acima.
Toda a criação, após a queda do homem, está condenada a separação eterna do Criador. Afastado do Criador a humanidade rejeita a noção de Deus presente na natureza e no coração de cada homem, e decidem adorar um “deus” de sua própria criação. Para a humanidade ser salva e passar a ter comunhão como Deus é preciso ouvir a respeito de Cristo, e pela fé aceitá-lo como oferta de Deus  para cobrir os pecados.

Agora pense: qual a necessidade dos primeiros Cristãos ter devotado suas vidas para pregação do evangelho? Porque muitos viram seus companheiros serem encarcerados, crucificados, apedrejados, mas não desistiram de levar a mensagem do evangelho?  A determinação de pregar o evangelho a gente que nunca ouviu falar sobre Cristo é porque eles sabiam que a mensagem do evangelho é a única maneira de salvar os que perecem.  Se houvessem apenas uma chance de pessoas ser salva através da revelação geral, não era preciso tanto ímpeto em anunciar o evangelho. Os Apóstolos e os primeiros cristão tinham a convicção que as  pessoas que não ouviram o Evangelho seriam condenadas a separação eterna de Deus.

Como cristãos, nossa missão ainda é a mesma dos primeiros cristãos: Anunciar o evangelho até o nosso encontro com Cristo.  Somos chamados a espalhar o Evangelho através das nações (Mateus 28:19-20; Atos 1:8).

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
" Mateus 28:19-20

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas."
(Romanos 10:  13:15)

Marcos Avelino

Nenhum comentário: