quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SOTERIOLOGIA I - UMA INTRODUÇÃO A DOUTRINA DA SALVAÇÃO

UMA INTRODUÇÃO ADOUTRINA DA SALVAÇÃO

Como introdução ao assunto salvação, tentarei expor de maneira sucinta a queda do homem, a necessidade de salvação e o plano de Deus para a reconciliação do homem.

"1Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 6E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.7Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

8E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? 10E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. 11E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? 12Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

13E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

14Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

16E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

17E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. 18Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. 19No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

20E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

21E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.

22Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,23O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. 24E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida."(Gn 3)

1 - Como o homem perdeu a comunhão com Deus ?

O Eterno criou o homem e o colocou no Jardim do Éden para lavrar e guardar. O homem deveria ser obediente a uma regra - não comer da árvore da ciência do bem e do mal. A consequência da quebra dessa regra era a morte. (Gn. 2:15-17).

Deus criou o homem a sua imagem, conforme a sua semelhança, e o colocou no éden para deleitar-se do paraíso a sua disposição. Deus lhe deu também poder para dominar sobre todas as coisas, o Eterno havia criado as condições propícias para o homem viver em plena felicidade para sempre. E enquanto o homem estava em estado de obediência o Criador tinha plena comunhão com ele e passeava no Jardim do Éden.

O soberano não estabeleceu condições ao homem para obediência, nem o impediu de comer da árvore do conhecimento. Deus deu ao homem a opção de escolher. Apenas informou o que o homem não deveria fazer e qual seria a penalidade por infligir esta advertência. Será que Deus na sua soberania deu o livre arbítrio ao homem?

A Serpente declarou que o que Deus dissera a Adão não era verdade (v 3-4) e destruiu a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando dúvidas contra a palavra divina. Ela ( a serpente) aguçou os desejos da mulher em conhecer o que o Senhor Deus havia proibido. Fez a mulher crer que ela seria como Deus, decidindo por conta própria o que é bom e o que é mal.  Em nosso tempo, o ser humano como fez Eva, procura obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e desejos, e não da palavra de Deus.

A mulher vendo que a árvore era desejável, agradável aos olhos, tomou do seu fruto, comeu e deu ao seu marido e ele também comeu (v 6). O pecado havia se consumado, e a morte entrado no homem pelo pecado. E por causa do pecado, Deus amaldiçoou a criação que Ele fizera a sua imagem (v 16-19) Gn 5:29 Rm 8:22.

 A promessa de viver para sempre havia se encerrado no momento em que praticaram o pecado. O homem estava morto, não só espiritualmente, mas também a morte física passou a fazer parte do quotidiano da humanidade. Quando Adão e Eva pecaram, sua morte moral e espiritual ocorreram instantaneamente, ao passo que a morte física veio posteriormente (Gn 5:5). A morte  moral consiste na morte da vida de Deus dentro deles, quando sua natureza se tornou pecaminosa; a morte espiritual destruiu a comunhão que antes tinham com Deus.

Depois do pecado de Adão e Eva , toda pessoa ao nascer, entra nesse mundo com sua natureza pecaminosa.  Como está escrito em Rm 5:12 "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." Essa corrupção da natureza humana abrange o direito inato da pessoa seguir seu próprio caminho egoísta, ingnorando a Deus e ao próximo, e é transmitida a todos os seres humanos. Leia Gn 6:5 e 8:21.

"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos".( Rm 3:10-18)

Obs. Não estou afirmando que todos pecaram quando Adão pecou e nem que a culpa de seu pecado foi imputada a toda raça humana, mas que Adão deu origem a lei do pecado e da morte sobre  a totalidade da raça humana. "Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (I Co 15:21-22).

Deus é Santo e Justo, e como escreveu profeta Isaias que o pecado é que faz a separação entre nós e nosso Deus. O homem perdeu a comunhão com Deus e o Eterno o expulsou do Éden e pôs querubins ao oriente e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida (v 24). O homem que fora criado para dominar e viver para sempre, estava terminantemente separado de Deus pela sua insubordinação. Os anjos que o Senhor colocou ao redor do Paraíso impedia que o homem, atualmente na condição de pecador vivesse para sempre. O homem agora conheceria a morte física, e onde o homem passaria a eternidade já que tinha jogado a oportunidade de viver eternamente em comunhão com o Criador?. Agora o homem se escondia de Deus (v 8)

A terra foi amaldiçoada e com isso vieram todos as mazelas que conhecemos hoje, o homem ficou vulnerável as doenças, angústias e aflições. A fome, a miséria, e agonia passaram a fazer parte do cotidiano da humanidade, Satanás estava com o domínio sobre o homem que vivia agora sob a maldição do pecado. E por isso que o Novo Testamento o chama de "o príncipe deste mundo" (Jo 14:30; II Co 4:4 e I Jo 5:19). De dominador o homem passou a condição de escravo, Satanás passou a afligir a humanidade caída.

Deus trouxe juízo sobre a serpente (v 14), a mulher (v16) a Terra (v 17-18) e a Adão (v 19). E todo o homem que continuar em desobediência a Deus sofrerá os juízos de Deus e a separação eterna do seu criador. Pois o nossos pecados como o pecado de Adão nos separa de Deus. Precisamos de reconciliação com Deus e Salvação.
 

2 - O que é Salvação?

A palavra salvação no grego traz uma idéia de triunfo, cura, ou preservação.  Salvação é a libertação do perigo ou sofrimento dos juízos de Deus sobre o pecado e da escravidão eterna e espiritual.
 

3 - De que nos seremos Salvos?

Seremos salvos da separação eterna de Deus  e dos julgamentos de Deus sobre o pecado " Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. " (Rm 5:9). "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo" (I Ts  5:9).
 

4 - Qual o Plano de Deus para sermos Salvos?

O texto acima encontramos três grande eventos do Criador mostrando o seu plano para salvação e reconciliação do homem. O Senhor Deus poderia ter abandonado o homem no pecado pela sua desobediência e rebeldia, mas não o fez, apesar da sua tristeza, não desistiu de lhe dar uma nova oportunidade para a salvação.

O primeiro evento se encontra no verso 15,. aqui ha uma previsão da vitória final da raça humana e de Deus contra Satanás e o mal. É a profecia do conflito entre a semente da mulher (Jesus Cristo) e a semente da serpente (Satanás e seus seguidores). Neste versículo há implícita a promessa que Cristo nasceria de uma mulher, como profetizou Isaias (Is 7:14) e que Ele seria ferido ao ser crucificado, porem ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente os planos de Satanás, o pecado e a morte, para salvar toda a humanidade. Is 53:5; Mt 1: 20-23

O segundo esta no verso 21 quando Deus faz túnicas de pele para Adão e sua Mulher. Para Deus fazer túnicas de pele, um animal teve que ser sacrificado. Isso Tipificava que o Senhor ofereceria o Seu único filho em expiação para resgatar o homem da maldição do pecado e lhe ofertar a libertação e a vida eterna. Essa figura de um animal sacrificado para cobrir o pecado do homem foi uma tipologia de Jesus em toda a velha aliança.

Foi assim com o cordeiro pascal, que deveria ser sem defeitos e não podia ter seus ossos quebrado, e que devia ser separado antes e imolado no crepúsculo da tarde. (Ex 12) Assim Jesus, sem defeito, sem pecado, foi separado antes, foi imolado na mesma hora em que o cordeiro pascal era imolado, não teve nenhum dos seus ossos quebrados. Naquela época todo prisioneiro que era crucificado tinha os seus ossos quebrados. Jesus foi a exceção. Ele foi transpassado. Por isso que o apóstolo Paulo em I co 5:7 afirma que Cristo a nossa páscoa foi sacrificado por nós.

O cordeiro que era sacrificado no tabernáculo e no templo para remissão dos pecados de Israel também tipificava Jesus, João quando viu Jesus disse " eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

"Andávamos como ovelhas desgarradas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele à iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca.".(Is 53:4 a 7)

"Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuro, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção."(Hb 9:11, 12 )

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor"( Rm 5:3-21)

O terceiro evento está no v 18  quando o Senhor amaldiçoou a terra e disse: "Espinhos, e cardos também, te produzirá", Jesus Quando foi sacrificado na cruz do calvário levava sobre sua cabeça uma coroa de espinho. Isso significa que a maldição que nos deveíamos sofrer ele também levava sobre sua cabeça no madeiro. Portato a reconciliação com Deus é completa e a salvação perfeita através de Jesus.

 

Até Breve.

Marcos Avelino.

 

Nenhum comentário: