quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SOTERIOLOGIA

DOUTRINA DA SALVAÇÃO

"Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.
Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado.
"Êxodo 32:33-34.

No contexto do texto acima encontramos um predestinado intercedendo com o soberano e eterno Senhor por toda um povo apóstata. O Soberano afirma que riscará do seu livro todo aquele que pecar contra Ele, e manda o predestinado a continuar a sua missão predestinada, mas promete que no dia de sua visitação vingaria neles o seu pecado. O Eterno feriu ao povo, porque fizeram um bezerro de ouro.

Com relação a soteriologia há muitas indagações como: Um cristão pode perder a salvação? Um cristão que morre desviando ainda é salvo? É possível que o nome de uma pessoa seja apagado do livro da vida? Deus escolheu pela soberania divina alguns para a salvação e outros para a perdição? A soberania de Deus e o livre arbítrio do homem são excludentes? Se a salvação depende do homem onde fica a soberania de Deus? Se Deus já determinou anteriormente tudo que desenrolaria com o homem no tempo e no espaço, inclusive a salvação de alguns e a perdição de outros, então qual o papel do evangelho cujo o princípio é religar o homem a Deus? Se o Messias veio salvar a humanidade como se justifica a existência de um grupo de eleitos? Com a graça resistível a vontade de Deus não fica cativa a vontade do homem? No eterno debate e entre Calvinistas e Arminianos, quem está correto?

Este ano inteiro estarei postando sobre alguns questões da soteriologia explorando os cinco pontos do Calvinismo e Arminianismo. Tratarei do tema utilizado da regra básica da hermenêutica - A bíblia explica a bíblia. Analisarei os contextos e farei um paralelo de ideias e ensino gerais.

Estarei  fazendo um resumo histórico como os primeiros pensadores da igreja pensavam sobre o livre-arbítrio e a predestinação: JUSTINO MÀRTIN; IRINEU; ATENÁGORAS DE ATENAS; TEÓFILO DE ANTIOQUIA; TACIANO DA SÍRIA; BARDESANO DA SÍRIA; CLEMENTE DE ALEXANDRIA; TERTULIANO; NOVACIANO DE ROMA; ORÍGENES; METÓDIO; ARQUAELAU; ARNÓBIO DE SICCA; CIRILO DE JERUSALÉM; GREGÓRIO DE NISSA; JERÔNIMO; JOÃO CRISÓSTOMO; AURÉLIO AGOSTINHO;  ANSELMO; TOMÁS DE AQUINO; JOÃO CALVINO E JACOB ARMÍNIO.

Colocarei a salvação como no contexto das escrituras, incluindo tanto o perdão do pecado passado, assim como a libertação do pecado presente, e a preservação contra as invasões do pecado no futuro. Jo 11: 24-25; Tt 2;11-13.

Até em breve

Marcos Avelino

Nenhum comentário: