"Então disse o
Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.
Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado."Êxodo 32:33-34.
Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado."Êxodo 32:33-34.
No contexto do texto acima
encontramos um predestinado intercedendo com o soberano e eterno Senhor por
toda um povo apóstata. O Soberano afirma que riscará do seu livro todo aquele
que pecar contra Ele, e manda o predestinado a continuar a sua missão
predestinada, mas promete que no dia de sua visitação vingaria neles o seu
pecado. O Eterno feriu ao povo, porque fizeram um bezerro de ouro.
Com relação a soteriologia há
muitas indagações como: Um cristão pode perder a salvação? Um cristão que morre
desviando ainda é salvo? É possível que o nome de uma pessoa seja apagado do
livro da vida? Deus escolheu pela soberania divina alguns para a salvação e
outros para a perdição? A soberania de Deus e o livre arbítrio do homem são
excludentes? Se a salvação depende do homem onde fica a soberania de Deus? Se
Deus já determinou anteriormente tudo que desenrolaria com o homem no tempo e
no espaço, inclusive a salvação de alguns e a perdição de outros, então qual o
papel do evangelho cujo o princípio é religar o homem a Deus? Se o Messias veio
salvar a humanidade como se justifica a existência de um grupo de eleitos? Com
a graça resistível a vontade de Deus não fica cativa a vontade do homem? No eterno debate e entre Calvinistas e Arminianos, quem
está correto?
Este
ano inteiro estarei postando sobre alguns questões
da soteriologia explorando os cinco pontos do Calvinismo e Arminianismo. Tratarei
do tema utilizado da regra básica da hermenêutica - A bíblia explica a bíblia. Analisarei
os contextos e farei um paralelo de ideias e ensino gerais.
Estarei fazendo um resumo histórico como os primeiros
pensadores da igreja pensavam sobre o livre-arbítrio e a predestinação: JUSTINO
MÀRTIN; IRINEU; ATENÁGORAS DE ATENAS; TEÓFILO DE ANTIOQUIA; TACIANO DA SÍRIA;
BARDESANO DA SÍRIA; CLEMENTE DE ALEXANDRIA; TERTULIANO; NOVACIANO DE ROMA;
ORÍGENES; METÓDIO; ARQUAELAU; ARNÓBIO DE SICCA; CIRILO DE JERUSALÉM; GREGÓRIO
DE NISSA; JERÔNIMO; JOÃO CRISÓSTOMO; AURÉLIO AGOSTINHO; ANSELMO; TOMÁS DE AQUINO; JOÃO CALVINO E JACOB
ARMÍNIO.
Colocarei
a salvação como no contexto das escrituras, incluindo tanto o perdão do pecado
passado, assim como a libertação do pecado presente, e a preservação contra as
invasões do pecado no futuro. Jo 11: 24-25; Tt 2;11-13.
Até em
breve
Marcos
Avelino
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