Caro leitor, a partir deste
momento, vamos a cada postagem comparar dois pensamentos acerca da teologia
sistemática, o Calvinismo e o Arminianismo. O Calvinismo e o Arminianismo são
dois sistemas teológicos que tentam explicar a relação entre o Fatalismo e a
Predestinação, a soberania de Deus e a responsabilidade humana em relação à
salvação.
O termo Calvinismo é dado ao
sistema teológico exposto e defendido por João Calvino (1509-1564). O Arminianismo
recebeu este nome por causa de Jacobus Arminius, teólogo holandês que viveu de
1560 a 1609 e resolveu refutar o Calvinismo. Tanto o Calvinismo e o
Arminianismo podem ser resumidos em cinco pontos. Veja na tabela abaixo.
CALVINISMO
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ARMINIANISMO
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Depravação
total - Todos os homens nascem totalmente depravados e contaminados pelo
pecado, e por isso, são incapazes de vir a Deus por iniciativa própria
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Depravação
parcial - Toda a humanidade está contaminado pelo pecado,
mas não ao ponto de fazer que os homens sejam incapazes de colocar sua fé em
Deus por iniciativa própria
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Eleição
incondicional - Deus elege pessoas para
a salvação baseado inteiramente em Sua vontade, sem levar em conta qualquer
mérito, obra ou fé própria à pessoa.
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Eleição
condicional - Deus elege pessoas para
a salvação baseado em sua pré-ciência de quem crerá em Cristo para a salvação
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Expiação
limitada - Jesus morreu apenas
pelos eleitos.
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Expiação
ilimitada - Jesus morreu por todos
os homens e não somente pelos eleitos, mas que Sua morte não tem efeito
enquanto a pessoa não crê.
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Graça
irresistível - A graça de Deus é
irresistível para os predestinados, o Espírito de Deus os convence gerando fé
para salvação.
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Graça
resistível - Deus chama a todos para a
salvação, mas muitas pessoas resistem e rejeitam este chamado.
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Perseverança
dos santos - O eleito por Deus irá
perseverar em fé e nunca negará a Cristo ou se desviará Dele. Nenhum perderá
a salvação.
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Salvação
condicional - Um crente em Cristo
pode, por seu livre arbítrio, se desviar de Cristo e, assim, perder a
salvação
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Primeiramente, vamos levantar
dados históricos do surgimento da cosmovisão Calvinista e Arminiana até o
concílio de DORT em 1619 na Holanda.
Até em breve
Marcos Avelino.
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