segunda-feira, 7 de abril de 2014

CALVINISMO X ARMINIANISMO

OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO E DO ARMINIANISMO

Caro leitor, a partir deste momento, vamos a cada postagem comparar dois pensamentos acerca da teologia sistemática, o Calvinismo e o Arminianismo. O Calvinismo e o Arminianismo são dois sistemas teológicos que tentam explicar a relação entre o Fatalismo e a Predestinação, a soberania de Deus e a responsabilidade humana em relação à salvação.

O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico exposto e defendido por João Calvino (1509-1564). O Arminianismo recebeu este nome por causa de Jacobus Arminius, teólogo holandês que viveu de 1560 a 1609 e resolveu refutar o Calvinismo. Tanto o Calvinismo e o Arminianismo podem ser resumidos em cinco pontos. Veja na tabela abaixo.

CALVINISMO
ARMINIANISMO
Depravação total - Todos os homens nascem totalmente depravados e contaminados pelo pecado, e por isso, são incapazes de vir a Deus por iniciativa própria
Depravação parcial -  Toda a humanidade está contaminado pelo pecado, mas não ao ponto de fazer que os homens sejam incapazes de colocar sua fé em Deus por iniciativa própria
Eleição incondicional - Deus elege pessoas para a salvação baseado inteiramente em Sua vontade, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé própria à pessoa.
Eleição condicional - Deus elege pessoas para a salvação baseado em sua pré-ciência de quem crerá em Cristo para a salvação
Expiação limitada - Jesus morreu apenas pelos eleitos.
Expiação ilimitada - Jesus morreu por todos os homens e não somente pelos eleitos, mas que Sua morte não tem efeito enquanto a pessoa não crê.
Graça irresistível - A graça de Deus é irresistível para os predestinados, o Espírito de Deus os convence gerando fé para salvação.
Graça resistível - Deus chama a todos para a salvação, mas muitas pessoas resistem e rejeitam este chamado.
Perseverança dos santos - O eleito por Deus irá perseverar em fé e nunca negará a Cristo ou se desviará Dele. Nenhum perderá a salvação.
Salvação condicional - Um crente em Cristo pode, por seu livre arbítrio, se desviar de Cristo e, assim, perder a salvação
 
 
 
 
 
 

Primeiramente, vamos levantar dados históricos do surgimento da cosmovisão Calvinista e Arminiana até o concílio de DORT em 1619 na Holanda.

Até em breve

Marcos Avelino.

Nenhum comentário: