domingo, 11 de maio de 2014

A INFLUENCIA DE AGOSTINHO NA IGREJA REFORMADA

Talvez, muitos dos leitores ficaram perplexo em saber que a igreja reformada perseguiu os Cristãos que não tinham a mesma cosmovisão da igreja estatal (Postagem do dia 15 de Abril de 2014). Protestante perseguindo protestante! Talvez o leitor pergunte: Como isso aconteceu?

Na postagem anterior falei da influencia de Agostinho na ICAR (Igreja Católica e Apostólica Romana) e como ele instigou a perseguição. Na Postagem de hoje vamos refletir sobre a influencia de Agostinho na  igreja reformada, principalmente no Calvinismo e Luteranismo.

Abaixo transcrevo parte do discurso de Dave Hunt falando sobre o assunto. (Dave Hunt estava na Inglaterra falando a respeito de seu Livro: What Love Is This?: Calvinism's Misrepresentation of God -Que Amor é Esse?: Calvinismo uma falsa representação de Deus)

Agora, o Calvinismo vem de Agostinho. Todo o calvinista reconhece isso. Calvino cita Agostinho nas suas Institutas (dessa grossura, que eu li cuidadosamente) mais de 400 vezes, usando frases como "pela autoridade de Agostinho". Spugeon disse: "Calvino (Isto é, o Calvinismo) deriva principalmente dos escritos de Agostinho". João Calvino diz: "Agostinho está tão inteiramente comigo, que se eu quisesse escrever uma confissão de minha fé, eu poderia fazê-lo a partir de seus escritos, com toda completude e satisfação".
Eu cito vários calvinistas no livro e um atrás do outro diz... Bem R. C. Sproul diz: "Agostiniano é atualmente chamado Calvinismo ou Teologia reformada". Eles todos admitem que João Calvino não é o criador do Calvinismo, mas que ele tirou esta doutrina de Agostinho, e Agostinho foi o primeiro a ter essas ideias.
Bem quem foi Agostinho? Alguns de vocês devem saber que ele é um dos quatro.... Bem, temos alguns católicos aqui que devem saber... Ele é um dos quatros doutrinadores da Igreja; ele tem um dia santo, 28 de agosto, o dia de sua morte; em 1986, o Papa celebrou os 1600 anos de sua conversão... e citou algo que Agostinho disse, "Eu não creria no Evangelho se não tivesse sido movido pela autoridade da Igreja". Um apologista católico citou isso para mim, para confirmar a autoridade da Igreja Católica. "É daqui que vem a autoridade!"
Sir Robert Anderson, outro britânico, disse: "A Igreja Católica Romana foi moldada por Agostinho na forma que tem mantido até hoje. Todos os erros, que se desenvolveram nos séculos seguintes nos ensinos da igreja , praticamente se pode encontrar em forma de embrião nos seus escritos". Mas entre elas você teria: batismo infantil para salvação; a necessidade de batismo para a salvação; salvação só pode ser encontrada na igreja, em seus sacramentos, e perseguição de tudo que rejeitasse esse ensinamento; aceitação dos apócrifos; interpretação alegórica da Bíblia (você não leva a sério os dois capítulos de Gênesis! É apenas alegoria! E eles alegorizaram muito mais). Tudo isso veio de Agostinho. Ele também rejeitou o Milênio, o Reino literal de Cristo sobre Terra -na verdade nós não estamos no Milênio! Você lê isso no livro "Cidade de Deus" . O diabo está preso atualmente, caso você não tenha notado. E a Igreja esta no processo de conquistar o mundo. Sabe, essas coisas, o Reino, o ensino do domínio que está no meio dos carismáticos... Tudo vem de Agostinho e é bastante católico!
O historiador Philip Schaff chama Agostinho de o "o primeiro católico romano verdadeiro" e "o principal criador teológico do sistema latino-católico , em contraposição ao Protestantismo evangélico".
Deixe-me citar Jonh Piper (posso achar rapidamente aqui). Jonh piper diz... Isso é chocante... Um dos meus capítulos é chamado "A chocante", na verdade acho que não é "chocante",... é A surpreendente conexão com o catolicismo Romano". Ouça o que diz Piper, e todos concordam com isso: " O texto-padrão teológico de onde beberam Calvino e Lutero foi 'Sentenças", de Pedro Lombardo. 90% desse livro consiste em citações de Agostinho.
Lutero era um monge agostiniano, e Calvino mergulhou nos escritos de Agostinho, como podemos ver  no crescente uso de escritos agostinianos em cada nova edição das 'Institutas' (...)
Paradoxalmente, um dos mais estimados pais da Igreja Católica Romana foi quem 'nos deu a Reforma'". Oh! Não é maravilhoso? Os dois mais famosos pais da Reforma Protestante, Calvino e Lutero, estavam pesadamente sob a influência de Agostinho, o primeiro católico romano! É chocante não é? Isso explicaria porque Igrejas Reformadas ainda hoje acreditam em batismo infantil para salvação. Isso incluiria a sua igreja aqui também, a Igreja Anglicana, não é mesmo? Não é isso que eles ensinam? Agora temos um problema, as pessoas descobrem que é isso que a Reforma faz em toda a Europa. Encontro essas pessoas o tempo todo. Eles nunca foram salvos. Eles foram batizados,catequizados, confirmados, e eles dizem "Nós participamos da Confirmação porque iríamos ganhar presentes dos nossos parentes!" Pelo menos isso é o que acontece na Europa, na Alemanha e  em outros lugares. E depois eles casam na Igreja, são enterrados na Igreja, mas fora isso, eles nunca aparecem na porta da Igreja. E isso tem posto muitas pessoas contra o Cristianismo. E, veja, se eu tivesse sido batizado quando bebê e aquilo me salvasse ( e isso admitido por luteranos  também, e presbiterianos), então você não deveria pregar o Evangelho para mim! Paulo disse que o Evangelho é poder para salvação de todo aquele que crê, mas por que você quer que eu me salve, se eu já fui regenerado e todos os meus pecados foram perdoados quando eu era  um bebê, no batismo?
Agora temos um erro muito sério. E, na realidade , João Calvino disse que a única forma de saber se você é um dos eleitos é se você  foi batizado quando bebê. Mesmo se foi por padre católico fornicador, ímpio e descrente! E você tem fé no seu batismo.
Sabem, houve pessoas chamadas  "anabatistas", lembram? Eles se batizavam de novo. Eles eram católicos e foram salvos para graça de Deus, acreditando no Evangelho, pela fé em Cristo, e eles disseram que batismo é para os crentes. Felipe disse ao eunuco etíope "Se você crer de todo o coração"? E um bebe não crer, ele sequer compreende! Nós temos que ser batizados agora, como crentes" Mas os anabatistas foram odiados, perseguidos e mortos, não apenas por católicos, mas também por luteranos e calvinistas. Isso não é verdade? E você ainda ver essa animosidade atualmente. Não sei quanto a vocês aqui na Inglaterra, mas conheço a Europa Continental melhor, e uma pessoa que se salva e se converte fora de igreja luterana ou calvinista... Uau!  A família não vai querer aproximação com ela. Não sempre , mas em muitos casos. "Você negou a validade do seu batismo infantil!" E esse é um problema muito, muito sério. Então, temos aqui algo muito impressionante: a conexão com o catolicismo, tanto em Calvino como em Lutero, e o que restou dele nas chamadas igrejas "reformadas" durante o processo de Reforma.
Agostinho foi chamado de "Pai da Inquisição". Ele era um constantiniano. Lembre  que Constantino, o imperador romano, deu liberdade aos cristãos.
Qual é a lógica de perseguir os cristãos. Eles não ficam bêbados, não se rebelam, são honestos, morais, trabalham duro... Por que vocês estão matando? Talvez eles influenciem os outros! Eles são bons cidadãos!
Constantino não era um cristão. Ele continuou a oferecer sacrifícios aos deuses pagãos; ele continuou a presidir os festivais pagãos, mesmo sendo o Cabeça do Colégio Pontifício; ele não pôs fim aos sacrifícios à deusa Vesta, nem expulsou as Virgens de Vesta; as moedas tinha a imagem do Deus-Sol, e não do Filho de deus; etc.
Constantino somente estava interessado em unir o seu Império, e se você quiser estudar sobre Ecumenismo, leia sobre Constantino. Ele foi o primeiro ecumenista, e convocou o Primeiro Concílio Ecumênico em 325 d.C.: o Concílio de Niceia. Ele o presidiu e moderou os discursos, etc. Ele pensou que, dando liberdade aos cristãos, ele uniria o seu Império. Mas para a sua surpresa, ele descobriu que "esses cristãos são todos divididos, eles não se dão uns com os outros!" E então ele convocou o concílio de Niceia para acertar alguma coisas, e finalmente impôs: "Vocês terão de concordar com isso!" E foi isso que Agostinho fez.
A controvérsia com as donatistas. Lembram-se deles? Eles ficaram desapontados, porque alguns bispos e leigos tinham negado a Cristo sob a perseguição de Diocleciano e de outros para se salvarem e não serem mortos, eles negaram a Cristo, e quando Constantino chega ao poder e dá a eles liberdade na Igreja, porque eles disseram que não tinham negado a Cristo de verdade, "nós continuamos cristãos todo o tempo". E eles foram acolhidos novamente na Igreja. Digo, vocês pode citar Agostinho e ele diz "Se você for a Igreja hoje, verás feiticeiros, astrólogos e seus clientes, outros com amuletos..." Os mesmos pagãos que vão aos festivais de outros deuses estão na Igreja! Agostinho não via problema nisso. Todos devem estar na Igreja. Os donatistas disseram"Não! A Igrejas deve ser dos crentes,  somente dos crentes verdadeiros! E aqueles que negaram a Cristo durante a perseguição terão de se arrepender e serem salvos e batizados de novo!" Agostinho não ficou feliz. Eles queriam uma igreja pura, mas Agostinho dizia que mesmo não querendo matar pessoas, ele concordaria se fosse preciso para trazê-las de volta para dentro da Igreja.
Então agora você pode entender melhor... E eu não sei porque os calvinistas se chateiam quando vou  a Genebra e mostro o que aconteceu lá. Calvino lhe açoitaria! Torturaria! Eles torturaram pessoas! Eles queimaram em estacas mais de 60 pessoas em Genebra durante o governo de Calvino! Haviam policiais que batiam na sua porta porque achavam que havia pratos demais na sua mesa, e prendiam pessoas por terem cabelo compridos demais, etc. Pena de morte para vários crimes:uma criança que xingasse seus pais era decapitada! Assim João Calvino, que força as pessoas a entrarem no céu através da graça irresistível, e que não Se importa que milhões, provavelmente bilhões, fossem para o inferno - na verdade, Ele mesmo as predestinou para isso, e planejou tudo para que eles sequer possam entender o Evangelho, pois não daria a eles a graça para entender e crer... Bem eu acho que isso iria influenciar suas ações, não iria? "Sim, mas todo o mundo fazia assim naquela época... O papa fazia e tudo mais..."
Espere ai! I Jo 2:6 diz "aquele que afirma que permanece n'Ele (Cristo), deve andar como Ele andou"! Não importa em que sociedade você vive, ou época da História. Por acaso a minha vida não deve refletir cristo vivendo em mim?! Mas eu acho que você vê isso em João Calvino "Oh, ele era muito gentil, orava muito, pregava sem descanso...." Ele também torturou aqueles que discordavam  dele, Baniou-os , os açoitou, etc. Bem, isso tudo vem de Agostinho, o "Pai da Inquisição".
 
Marcos Avelino - Até Breve



 

Nenhum comentário: