terça-feira, 29 de julho de 2014

TODO MILAGRE VEM DE DEUS?

Quem é responsável pelos muitos milagres em nossos dias?

Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o Senhor teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti. Deuteronômio 13:1-5.

Os milagres atualmente estão se tornando tão frequentes, que já não estão produzindo temor de Deus e outras implicações que deveriam estar presentes quando Deus opera. Deus é um Deus de milagres. O evangelho traz em si a marca do milagroso e do sobrenatural. Mas será que todos os milagres provém de Deus?
O século passado foi marcado pelo racionalismo, e tudo que não pudesse ser aprovado pelo escrutínio da razão, era duvidoso. Por isso havia muitas dúvidas quanto a legitimidade dos milagres. Mas nos nossos dias pós modernos, quase todos estão abertos ao mundo sobrenatural, e com a descentralização daquilo que conhecemos como verdade absoluta, ou seja, relativização daquilo que temos como verdade, nasceu um pluralismo de opções religiosas que influenciam a espiritualidade hodierna. E atualmente vemos milagres nos diversos grupos: pentecostal, neopentecostal, esotérico, umbandistas, espiritualistas,  católicos romano, etc... Isso pode levar alguém a raciocinar: Se o milagre vem de Deus e o milagre acontece em diversos grupos com crença diferentes, então o Deus é o mesmo. Mas será que todo esses milagres vem de Deus?
A Bíblia apresenta que os milagres podem vir de algumas fontes vejamos:

a)Milagres podem vir dos poderes das trevas.
Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. (Marcos 13:22)

A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. (II Tessalonicenses 2:9-10)

E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. (Apocalipse 13:13-14)

Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. (Apocalipse 16:14)

E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. (Apocalipse 19:20)

 

b)Milagres podem vir de homens iníquos usando o nome de Jesus.

¶ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?  então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mateus 7:21-23)

 

c)Milagres podem vir de homens santos usando o nome de Jesus.

Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.( Atos 4:29-30)

E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.(Atos 9:11)

Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera;
Pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde. (Atos 4:21-22)

 E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. (Atos 8:13)

¶ E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.( Atos 6:8)

 

COMO SABER SE O MILAGRE E PROVINIENTE DE DEUS OU DAS TREVAS?

Os milagres de Deus glorificam a Deus, Aquele que não divide Sua glória com ninguém. "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." (Isaías 42:8) Os milagres das trevas, transfere a glória de Deus para a criatura levando o povo a adorar tanto a homens como as Imagens de escultura. Assim o Diabo é adorado indiretamente.

O apóstolo Paulo afirma que "E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." (Romanos 1:23-35)

E o Senhor fala através de Moisés dizendo:"Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;]Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;" (Deuteronômio 4:15-16)

Atualmente o que mais temos vivenciado é sinais e prodígios que glorificam a outra entidade e não a Deus, principalmente dentro do espiritualismo e das aparições do catolicismo romano.

A entidade que se faz passar por Maria nas aparições de Maria no catolicismo romano é um exemplo de como o Diabo tenta roubar a glória de Deus. Muitos sinais e prodígio acontece com essas aparições. Vejamos alguns exemplos como a aparição tenta roubar a glória de Deus:

Em Medjugorge a aparição diz ser mediadora entre os fiéis e Deus e pode converter e salvar o mundo. Também afirma que sofre pelos os pecadores(Papel exclusivo de Cristo).

Na Venezuela a aparição afirma ser mediadora e que sua mensagem traz reconciliação entre os povos e nações e a única coisa que pode salvar este século da guerra e da morte eterna (Papel de exclusivo de Jesus).

Em Amsterdã a aparição diz ser advogada (Papel de Cristo). Em Akita, no Japão, a aparição afirma:" Eu apenas sou capaz de salva-los das calamidades que virão... aqueles que colocam a confiança em mim serão salvos." (Colocar confiança na aparição e não em Deus).

Aqui mensagem da aparição em San Nicolas: "Minha filha nessa hora eu sou a arca para todos seus irmãos, eu sou  arca da paz , eu sou a arca da salvação, a arca onde meus filhos devem entrar se quiseram viver no reino dos céus." "Meus filhos, eu sou a porta para o paraíso e o auxilio na terra." (Mais uma vez a aparição tenta roubar a glória de Deus).

As aparições afirmam ser onipresente, um atributo de Deus.

veja nessa mensagem da aparição em Fátima: "Jamais estareis sós, meu coraçao imaculado irá ser seu refúgio e o caminho que o levarão a Deus." mensagem da aparição ao padre Gobbi: "Em todos os momentos, devem ser o que eu gostaria que fossem , em cada momento devem fazer o que eu faria, nao tenham medo porque sempre estarei perto de vocês." Aparição em Cuapa, Nicarágua diz: "não fiquem tristes eu estou com todos vocês mesmo que não me vejam, eu sou a mãe dos pecadores."

 

As aparições pede para construir templo e Imagens para ela, roubando a glória que deveria ser dado só a Deus.

Veja a mensagem da aparição de Guadalupe: "Eu ardentemente desejo um templo construído  para mim, onde eu possa aparecer e demonstrar todo meu amor, auxilio e proteção , eu sou a mãe misericordiosa..." Veja a mensagem a Gobbi: "Como mãe, eu quero lhes dizer que eu estou aqui com vocês representada pela imagem que aqui está, cada uma de minhas imagens é sinal da minha presença e os lembrará de sua mãe celestial, portanto deve ser honrada e colocada em lugar de grande veneração, devem olhar com amor para cada imagem de sua mãe celestial."

As aparições afirmam sofrer pelos pecados, papel exclusivo cumprido por Jesus

Mensagem de medjugorje: "Eu amo vocês mesmo quando estão longes de mim e de meu filho. Eu peço para que não permitam que meu coração derrame lágrimas de sangue  pelas almas que estão se perdendo pelos pecados." Mensagem  da aparição de Lasalette (França): "Por longo tempo venho sofrendo por vocês, para que meu filho não vos abandone eu sou forçada a orar para ele sem parar, por mais que façam jamais podem reparar a dor que senti por vocês." Mensagem da aparição na Suécia: "Eu corajosamente afirmo que o sofrimento dele se tornou meu sofrimento, porque o coração dele era meu, e como Adão e Eva trocaram o mundo por uma maça, de certa forma meu filho e eu redimimos o mundo com o coração."

Usei este exemplo do catolicismo romano, que é a religião dominante no Brasil, para mostrar como as entidades tentam roubar a glória de Deus. Mas isso também acontece na Umbanda, na Macumba e em outras religiões espiritualistas.


COMO SABER SE O MILAGRE FEITO EM NOME DE JESUS E DE UM SERVO DE DEUS OU DE UM ENGANADOR?
O apóstolo Pedro afirma: "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita." (II Pedro 2:1-3).

A bíblia afirma que conhecemos o servo de Deus pelos os frutos: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
"(Mateus 7:15-23)

O Falso profeta pode até profetizar em nome de Jesus, expulsar demônio em nome de Jesus, fazer sinais e prodígio em nome de Jesus e enganar muita gente. Mas aquele que ama a Deus de todo o coração e com toda alma vai seguir o que está escrito na sua palavra. " Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14:21)

Vejamos alguns pontos como podemos saber distinguir entre o servo de Deus e um enganador.

a) O servo de Deus não apresenta Deus como amuleto

Atualmente a ênfase no meio neopentecostal é "venha buscar a sua benção". Estão fazendo de Deus um poderoso amuleto, um talismã que resolve os problemas dos fiéis. Chegam até a colocar "deus" na parede o exigindo a cumprir suas promessas. E assim a sociedade hodierna está cheio de pessoas que vão aos templo das instituições, não por ter interesse em Deus, mas sim em resolver os seus próprios problemas.

No antigo testamento, temos um exemplo bíblico de um momento da história de Israel onde o povo buscou a Deus apenas como amuleto. Não buscavam ao Senhor para o adorar. Quase ninguém mais ia a Siló, onde estava o templo. As pessoas não estavam interessadas em ir à casa do Senhor e buscar sua face, nem tampouco em louvá-lo, mas na hora do aperto quiseram fazer da presença de Deus um amuleto que resolveria seus problemas. Israel saiu à batalha e foi derrotado pelos filisteus (I Sm.4:1-3). Com medo de serem novamente derrotados, mandaram buscar a arca de Deus e a trouxeram ao campo de batalha.

Mas buscar a presença do Senhor como amuleto não funcionou, caíram trinta mil homens de Israel, a arca de Deus foi tomada e  foi dito: Icabode - que significa: foi-se a glória de Israel. Esta foi uma geração que perdeu a presença do Senhor. Eles se esfriaram a tal ponto, que os sacerdotes se envolviam em prostituição na porta do templo de Deus!

Hoje não está sendo diferente. Os falsos profetas estão tirando a glória de Deus da Igreja, de soberano estão criando um deus escravo (que não é o Deus todo poderoso) das vontades dos fiéis, que o ameaça dizendo que se ele "prometeu" tem que cumprir. Se o fiel cumpriu sua parte com ofertas de fé (dinheiro) este deus tem que cumprir a vontade daquele que o subornou se não ele não é deus. Isto é muito PERIGOSO. As instituições religiosas estão preparando um povo para acaitar o anti Cristo é o falso profeta que já estão se manifestando.

 b) O objetivo do servo de Deus não é maravilhar o público

O servo de Deus não faz milagres para deixar as pessoas impressionadas e mostrar que ele tem poder. Esta foi a proposta de Satanás a Jesus na tentação. "transforme esta pedra em pão" " Jesus foi tentado pelo diabo a usar sua unção para o sensacionalismo. “Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhes: Se tu és o filho de Deus, Lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Mandarás aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda tentação, ausentou-se dele por algum tempo. “(Lc 4:1-13)

O diabo levou Jesus a um contexto religioso: levo-o a Jerusalém, a cidade santa, o colocou sobre o pináculo do templo, o ponto mais alto da edificação que era o vínculo sacrificial do homem para com Deus e usou a palavra de Deus. Da mesma forma o falso profeta leva as pessoas a um contexto religioso, usando musicas "cristãs", falando em nome de deus e até usando o nome de Jesus.

Jesus como filho de Deus, tinha todo o poder de pular do pináculo do templo e não acontecer nada. Mais esta atitude estava fora dos planos de Deus. Jesus certamente receberia glórias humanas e impressionaria o público. O servo de deus não procuram glória humana o seu objetivo é glorifacar o nome do Senhor Eterno e Soberano.

Muitas vezes os líderes, dentro de um contexto de religiosidade, são levados ao pináculo do templo e são seduzidos a usar sua unção para o sensacionalismo. Fazerem as pessoas “caírem no poder”, sentir a “unção do riso”, ficarem “colada no Espírito” são os sensacionalismo que são usados hoje pelos chamados “profetas de Deus”, ou como alguns se autodenominam “apóstolo”.

Muitos líderes querem ver o poder de Deus em ação e não se importam como. Joga-se paletó, sopram, empurram a testa das pessoas. O sobrenatural tem que acontecer para ser um culto “pentecostal”. O sensacionalismo e as demonstrações do “poder de Deus” lotam estádios. As "igrejas" estão cheias de pessoas que vão à busca de experiências sensitivas. Para não perder fieis, o sensacional de algum modo tem de acontecer.

 

c) Para o servo de Deus a comunhão com Deus é maior do que o milagre

Tanto no ministério de Jesus como dos apóstolo o maior prazer não a realização de sinais e prodígios, mas era esta com Deus e anunciar a mensagem do evangelho.

"E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João. E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela. Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os. E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados. E toda a cidade se ajuntou à porta. E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam. E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava." (Marcos 1 29-35)

e) Os servos de Deus não usa milagres para fazer propaganda de si ou do seu ministério

A pós modernidade gerou no cristianismo um estímulo a competição no mercado religioso e os desejos de profissionalismo. Para muitos, o ministério passa a ser uma oportunidade de autoafirmação e o cumprimento de anseios que sempre desejou na vida secular. Em vista destes desejos, muitos vivem procurando oportunidade de transformar pedras em pães.

E aproveitar o sucesso como pregador, inspirador de êxtase, manipulador de massas humanas ou pastor e então ser eleito vereador, deputado, senador... Ficando bem claro que a “unção” que recebeu pela sua instituição é apenas uma ponte para o sucesso na vida secular. O caráter dessa gente fica explícito quando se ver os escândalos envolvendo políticos cristãos, como o da máfia das ambulâncias em 2006 entre outros.

Hoje se faz entrevistas com demônios, forçando-o a afirmar declarações doutrinárias para mostrar ao público que na denominação existe a “unção” de Deus. Outros usam este artifício folclórico para tornar público que tem poder sobre os demônios.

Muitas a propaganda do milagre serve para galgar destaque social-cristão e  se manifesta nos testemunhos. Contam histórias impressionantes sobre seu desempenho como homem de Deus afirmando que é para a glória de Deus. Mas na realidade a glória de Deus fica em segundo plano, em pano de fundo. O que faz parte do cenário principal é a glorificação do ego e do desejo de ser referência de espiritualidade.

Existem até os profissionais do testemunho! Alguns cobram por seus testemunhos!!. Estão usando o que Deus fez para benefício pessoal. São atores do grande palco dos cultos shows de algumas denominações. Usar o poder miraculoso para autopromoção é um constante transformar de pedras em pães no meio evangélico brasileiro. É usar sua “unção” para benefício próprio.

A palavra de Jesus era atestada por sua vida, Ele fazia. “Os milagres que faço em nome de meu pai falam por mim”(Jo 10:25b). Jesus também afirmou: “Se testifico de mim mesmo o meu testemunho não é verdadeiro. Há outro que testifica a meu respeito, e sei que seu testemunho é verdadeiro”(Jo 5:31-32). Jesus era discreto em seus milagres (Mt 12:19). Este fato já tinha sido anunciado profeticamente( Is 42: 1-3 ).

Os líderes hoje usam os meios de comunicação para chamarem atenção das massa sobre os prodígios. Jesus não gerava através do marketing uma psicose por milagres e prodígios. Muitas vezes Ele aconselhava as pessoas que tinham recebido a bênção a não contar nada a ninguém (Mc 7:36).

Usar sua posição para auto exaltação, para tentar impressionar é estar cedendo a tentação. Além disso, este comportamento leva a uma concorrência de quem tem mais “unção”. Não é por acaso que se abrem tantas denominações hoje! Muitos procuram seus espaços para brilhar e seu palco para ser aplaudido e mistérios para ser reconhecidos. Tudo isso por não querer ameaça a possibilidade de usar seus carismas para benefício próprio de projeção ministerial.

O homem sempre sentiu atração pelo sobrenatural. Da idade da pedra ao homem moderno a história nos mostra este fascínio pelo sensacional. As culturas nativas sempre têm algum representante que entra em contato com o sobrenatural. Por isso que o deslumbre pelo sobrenatural ainda é o tema em alta na sociedade atual. O esoterismo está em moda. Os livros de cunhos esotéricos estão entre os mais apreciados pelo público. Anjos, duendes, cristais, etc... As pessoas buscam soluções ocultas através de fórmulas mágicas, também influencia a religião em nossos dias, seja ela cristã ou não cristã. Quando se fala em cristianismo pelos neopentecostais logo se refere ao sobrenatural. Existe uma babel doutrinária com relação a este fato. Hoje se crê em tudo que aparece, sem qualquer critério de avaliação da palavra. Tem-se uma onda de fenômenos sobrenaturais em certos agrupamentos “cristãos”. As vezes parece um verdadeiro zoo espiritualizado (unção do leão, unção do cachorro, unção da cobra). Outras vezes se atribui ao espírito uma verdadeira força ativa irresistível (sopros do espírito, cair no espírito, colar no espírito) e ainda outra vezes se torna folclóricos ( unção do riso, cabelos ungidos, dente de ouro, etc...). E ainda o inacreditável acontece como: unção do bilau e demarcação de território com urina.

Se você que ser um verdadeiro servo de Deus e não está disposto a ser enganado pelo os falsos mestres, procure viver a palavra de Deus, sabendo que Ele é o Deus soberano, o honre sendo submisso a sua vontade. Viva para que Seu nome seja glorificado através de sua vida. A  glória e de Deus e não de homens, e não de imagens de escultura.

Marcos Avelino

 

 

Fontes de Pesquisadas.

http://vanessaepituca.blogspot.com.br/2010/04/finais-dos-tempos.html

Subirá, Luciano Pereira, A outra face do Milagre, Maná edições, 1999,  pgs 5-10

Nenhum comentário: