quarta-feira, 10 de março de 2010

CONGREGAR

Faz tempo que não escrevo nada. Aliás faz tempo que não tenho feito nada além de procurar mudar e justificar erros do passado que outros fizeram e que estão obscurecendo o futuro de muitos. Embora sendo pago para isso, me sinto preso no castelo D’if, sem poder se dedicar a família, sem atuar na comunidade de fé, sem possibilidade de reciclagem profissional e com uma tremenda solidão na alma por não poder desfrutar das coisas belas que Deus criou. Adaptando os versos de Florbela poderia dizer: ”Neste triste Castelo onde moro. Noites e dias oro e grito e choro. E ninguém ouve... ninguém vê... ninguém.” Mas Deus ouviu minha oração, eu vi o chão rachar e um padre me veio visitar algumas noites... e trocamos algumas idéias.

Esta semana um AMIGO me ligou três vezes querendo um tempo para conversar comigo. Então pedi para ele vir me apanhar na porta do D’if a noite. No caminho para casa ele falou que estava preocupado comigo, e com a minha reputação porque eu sou referência para muita gente e estava sem congregar. Pedi para explicar o que estava acontecendo. Ele falou que foi a uma festa de aniversário e lá tinha pessoas comentando que não entendia o que estava acontecendo comigo. Eu deixei a congregação que freqüentava e estava sem congregar. Então resolvi com incentivo do meu AMIGO padre escrever sobre o congregar.

Congregar do grego aunagv è reunir, ajuntar. Este termo se tornou sacro no pseudo-cristianismo atual por várias razões que explicarei no decorrer deste texto. A bíblia usa este termo tanto no sentido de se reunir a favor do povo de Deus, como contra o povo de Deus.

Exemplo do termo usado contra o povo de Deus.

Ap 16

14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.

16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.

I Sm 17

1 Ora, os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que pertence a Judá, e acamparam entre Socó e Azeca, em Efes-Damim.

Mt 28

12 E congregados eles com os anciãos e tendo consultado entre si, deram muito dinheiro aos soldados,

Exemplo do termo usado a favor do povo de Deus.

Jo 11

52 e não somente pela nação, mas também para congregar num só corpo os filhos de Deus que estão dispersos.

I Co 5

4 Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus,

I Co 14

26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

A raiz da questão está no cerne do congregar. Este reunir deve ser motivado por aquilo que acredito, defendo e que brota do fundo da alma como verdade. Que reflete no amor e entusiasmo que tenho pela causa e pelo preço que estou disposto a pagar por esta causa.

Portanto, se acredito que a essência do congregar não defende os princípios perenes de Deus, que são visões meramente humanas ou religiosas, ou se o meu coração não está nesta causa, não têm sentido o congregar. “Sai dela povo meu...”

Congregar está além de freqüentar uma igreja institucional. (Denominação). Esta além de freqüentar cultos duas ou três vezes na semana. Você pode estar junto de um aglomerado de crentes no mesmo lugar e não está congregando. Congregar é ter unidade, e ter metas comuns. É adorar a Deus em um só Espírito. Eu posso reunir com meus irmãos na casa de um deles e lá estarmos congregando pela causa de Cristo e depois irmos todos para igreja e ao chegarmos lá não estarmos congregando. É apenas um ajuntamento de pessoas com causas diversas, ouvindo alguém se esforçando para levar a congregar para causa da denominação, que muitas vezes não é a causa de Deus.

Deixei a instituição religiosa em que era membro-pastor por acreditar que a visão da igreja não era a visão de Deus, portanto não teria sentido congregar por uma causa que o meu coração não estava nela. A fé vem por ouvir e ouvir a palavra de Deus. Acredito que vídeo de pensamento positivo, cheio de ensinamentos nocivos ao cristianismo jamais vai substituir o lugar da palavra em gerar fé verdadeira.

Quando fui ajudar a implantar a igrejinha (do comentário do aniversário) perto da minha casa a razão foi à mesma, no início fiquei por pena, pois no meu segundo dia vi o presbítero (pastor presidente) humilhar o diácono que ele mesmo separou (Pastor local). Os adjetivos não queiram nem saber qual... Houve ruptura e tentei ajudar o pastor local que agora estava sozinho. Depois por visão e questão doutrinária, que na minha visão bíblica é muito prejudicial ao cristianismo não estava congregando do mesmo princípio.

Não é por qualquer diferença de opinião que devemos deixar de nos congregar. Tenho uma AMIGA, que amo muiiiiiiiiiiiiiito, temos muitas divergências de opinião, às vezes eu fico chateado, às vezes ela fica, mais congregamos para o mesmo princípio. Vejo Cristo refletir na vida dela e como ela procura ser fiel a Deus.

Os AMIGOS em maiúsculo são aqueles que somos mais chegados, que tem liberdade de dizer que estamos errados, que questiona nossos conceitos, que nos repreende quando fazemos coisas erradas, que nos ajuda a identificar e corrigir falhas no nosso caráter, afinal ninguém é perfeito. Enfim são os que congregam para as mesmas causas.

Se compartilharmos das mesmas visões e estamos unidos no amor de Cristo, com e sinceridade com cada irmão, então somos uma congregação, independente da denominação – afinal não sei prá que precisamos das denominações! Não devemos deixar de nos congregar!

Hb 10

25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

O Escritor aos Hebreus fala que no congregar temos que admoestar uns aos outros. Quem aceita ser admoestado por outro irmão hoje? Principalmente no neo-pentecostalismo onde cada líder julga ter uma infabilidade papal e cada profeta quer apenas dar o seu recado e nunca receber. Onde o orgulho, a arrogância, o pragmatismo e o materialismo imperam não pode ter congregação! Portanto, ainda podemos congregar com os AMIGOS e entendemos pelas escrituras que vai se aproximando aquele dia.

Hoje o têm que congregar faz parte de um grupo da elite religiosa que está interessado em ter seus mega templos lotados e assim tirar mais do povo de Deus.

Um abraço para vocês amados em Cristo Jesus - Marcos Avelino – O Marcão 27/02/2010

Nenhum comentário: