Recentemente um primo convidou-me
para palestrar numa reunião dos alcoólicos anônimos em Fortaleza. Cinco dias
antes da data marcada, saí do trabalho mais cedo e fui até a residência do meu
primo para acertar os pormenores: qual o horário; quanto tempo de palestra e
qual o tema a ser abordado. Ao chegar na sua casa havia um grupo de pessoas conversando
sobre religião. De repente uma senhora
muito falante fez a seguinte pergunta: Ladrão vai para o céu? Ninguém respondeu
e em seguida ela concluiu: "Quem não dá o dízimo vai para o inferno porque
a bíblia diz que quem não dá o dízimo está roubando a Deus. E a bíblia também
diz que ladrão não vai pro céu."
Tenho pouco contato com meu primo
por este morar longe. E esta senhora
estava tentando levar o meu primo ao evangelho. Eu podia causar uma celeuma ao
mostrar que biblicamente ela estava equivocada, mais isso poderia desmotiva-la
no esforço de evangelizar meu primo. Mais no seu raciocínio ela estava
assassinando toda a teologia da redenção e graça através do sacrifício de
Jesus. E como o sacrifício de Jesus não fosse totalmente suficiente para o resgate
do pecador.
Na semana seguinte fui buscar
minha esposa na igreja, era culto de doutrina e cheguei no finalzinho. E para
minha surpresa o Pastor estava falando a
mesma coisa que ouvi da senhora na casa de meu primo. O que veio da senhora
podemos relevar, pois é mais um prosélito entre muitos deste neopentecostalismo
doentio que inculca nas pessoas distorções bíblicas para manter o negócio
religioso rentável. Mas vindo do pastor
não posso absolver, sem uma reflexão mais esmiuçada sobre o tema, pois este é
um dos líderes mais importante de uma denominação pentecostal em Fortaleza.
Portanto vamos analisar a luz da bíblia o texto citado que fica em Malaquias 3,
no antigo testamento. Mais antes vamos
entender o que é dizimo, a sua finalidade e a razão de sua existência.
Dízimo ou masser era uma
contribuição em alimentos que os judeus
dava para os sacerdotes e levitas e tinha como principal objetivo a Justiça
social. Vejamos o texto bíblico:
(Números 18:21-32) "E eis que aos filhos de Levi tenho
dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o
ministério da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se
chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão
sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no
meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão, Porque os dízimos dos filhos
de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança
aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma
herança terão.
E falou o
SENHOR a Moisés, dizendo: Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando
receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por
vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos
dízimos.
E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada, como grão da eira, e como plenitude do lagar. Assim também oferecereis ao SENHOR uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do SENHOR a Arão, o sacerdote. De todas as vossas dádivas oferecereis toda a oferta alçada do SENHOR; de tudo o melhor deles, a sua santa parte. Dir-lhes-ás pois: Quando oferecerdes o melhor deles, como novidade da eira, e como novidade do lagar, se contará aos levitas. E o comereis em todo o lugar, vós e as vossas famílias, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação. Assim, não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas santas dos filhos de Israel, para que não morrais.
E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada, como grão da eira, e como plenitude do lagar. Assim também oferecereis ao SENHOR uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do SENHOR a Arão, o sacerdote. De todas as vossas dádivas oferecereis toda a oferta alçada do SENHOR; de tudo o melhor deles, a sua santa parte. Dir-lhes-ás pois: Quando oferecerdes o melhor deles, como novidade da eira, e como novidade do lagar, se contará aos levitas. E o comereis em todo o lugar, vós e as vossas famílias, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação. Assim, não levareis sobre vós o pecado, quando deles oferecerdes o melhor; e não profanareis as coisas santas dos filhos de Israel, para que não morrais.
No texto acima podemos entender
que os dízimos era para sustentos dos sacerdotes e levitas, pois estes não tinha herança nem porção nenhuma na
terra. (Nm 18.20) “Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra, herança nenhuma terás e,
no meio deles, nenhuma porção terás. Eu sou a tua porção e a tua herança no
meio dos filhos de Israel.”. O dízimo dos dízimos era oferecido ao sacerdote
pelos levitas. Só os levitas e sacerdotes poderiam trabalhar na tenda da
congregação.
Os dízimos também tinha como
finalidade a beneficência aos estrangeiros, órfãos e as viúvas. E não podia ser
dinheiro. Veja os versículos abaixo:
(Deuteronômio
14:22-29)"Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada
ano se recolher do campo. E perante o SENHOR teu Deus, no lugar que
escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do
teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas;
para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias.
E quando
o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o
lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR
teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai
ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus; E aquele dinheiro darás por tudo o que
deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e
por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e
alegra-te, tu e a tua casa; P orém não desampararás o levita que está dentro
das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
Ao fim de
três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os
recolherás dentro das tuas portas; Então virá o levita (pois nem parte nem
herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro
das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te
abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem."
Note que quando o local era longe
ele vendia o dízimo, pegava o dinheiro e quando chegasse no lugar comprava
alimentos novamente pois o dízimo deveria ser comido. Não era dinheiro, mas
fruto da terra.
Veja outros textos confirmando
que os dízimos tinha como principal finalidade a justiça Social. (Deuteronômio
26:10-13)"E eis que agora eu trouxe
as primícias dos frutos da terra que tu, ó SENHOR, me deste. Então as porás
perante o SENHOR teu Deus, e te inclinarás perante o SENHOR teu Deus, E te
alegrarás por todo o bem que o SENHOR teu Deus te tem dado a ti e à tua casa,
tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.
Quando
acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o
ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva,
para que comam dentro das tuas portas, e se fartem; E dirás perante o SENHOR
teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas e as dei também ao levita,
e ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva, conforme a todos os teus mandamentos
que me tens ordenado; não transgredi os teus mandamentos, nem deles me esqueci;"
Os dízimos estavam estritamente
ligado ao sistema de tenda da congregação, onde os levitas e sacerdotes serviam
ao Senhor. A tenda da congregação(Tabernáculo) permaneceu até a construção do
templo por Salomão no décimo primeiro ano de seu reinado. No templo esta
administração de distribuição de dízimos e ofertas ficaram mais organizados
veja em II Cr 31.13-19. Após várias profanação e idolatria, perversão do
direito do órfão e da viúva, Deus já estava rejeitando qualquer festa e sacrifício
oferecido a Ele.
(Isaias 1.11-17)"De que me serve a mim a multidão de vossos
sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da
gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de
cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem
requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
Não
continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas
novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade,
nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a
minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por
isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda
que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos
estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos
atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem;
procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da
causa das viúvas. "
O SENHOR está rejeitando os
sacrifícios, as ofertas, o icenso, as festas, as orações e a falta de ajuda ao
oprimido, aos órfãos e as viúvas. Havia corrupção nos sacerdotes e levitas. Por
causa das profanações e idolatrias Deus permitiu que o rei Nabucodonosor da
Babilônia destruísse e o templo em 586 a.C.
Cinquenta anos mais tarde, o rei Ciro autorizou o regresso dos judeus de
Babilônia para a Palestina e a reconstrução do templo (Ed 1.1-4). Zorobabel
dirigiu as obras da reconstrução (Ed 3.8), mas sob a oposição dos habitantes
daquela região, depois de uma pausa de dez ou mais anos, o povo foi autorizado
a reiniciar as obras e o templo foi dedicado (Ed 4.24—5.2), Ed 6.14-18). Nesta
época começou novamente todo o sistema de dízimos e ofertas em conformidade com
a Lei de Moisés. Foi criada no templo um depósito, a casa do tesouro, onde era
colocado os dízimos dos dízimos que os levitas traziam para os sacerdotes. Veja
nos versículos abaixo:
(Neemias 10.35-39)"Que também traríamos as primícias da nossa
terra, e as primícias de todos os frutos de todas as árvores, de ano em ano, à
casa do SENHOR. E os primogênitos dos nossos filhos, e os do nosso gado, como
está escrito na lei; e que os primogênitos do nosso gado e das nossas ovelhas
traríamos à casa do nosso Deus, aos sacerdotes, que ministram na casa do nosso
Deus. E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de
toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa
do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas
receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura.
E que o
sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os
dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus,
às câmaras da casa do tesouro. Porque àquelas câmaras os filhos de Israel e os
filhos de Levi devem trazer ofertas alçadas do grão, do mosto e do azeite;
porquanto ali estão os vasos do santuário, como também os sacerdotes que
ministram, os porteiros e os cantores; e que assim não desampararíamos a casa
do nosso Deus."
Os sacerdotes e levitas estavam
se corrompendo como anteriormente fizera. Neste contexto é que Malaquias profetiza
para os sacerdotes e levitas. Então vejamos: Ml 1:6" O filho honra o
pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu
sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó
sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: "Em que nós temos
desprezado o teu nome?" Ml 2:1 " Agora, ó
sacerdotes, este mandamento é para vós".Ml 2:1 e Ml 3
também foi direcionado aos sacerdotes e não a membro de instituição religiosa.
Vejamos:
1"Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de
mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o
mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos
Exércitos. 2Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando
ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos
lavandeiros. 3E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e
purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então
ao SENHOR trarão oferta em justiça. 4.E a oferta de Judá e de Jerusalém será
agradável ao SENHOR, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos."
O mensageiro ou anjo aqui é
mal'ákh um mensageiro enviado numa missão diplomática. Essa profecia se cumpre
em João Batista que preparou o caminho do Senhor. O senhor virá purificar o
Templo e lavar toda sujeira dos sacerdotes, assim como o fogo do ourives
purifica o ouro e o sabão dos lavandeiros lava toda as sujeiras das vestes. No
verso 3 fica explícito que o Senhor purificará os Levitas para que tragam
ofertas em justiça.
Como no texto de Isaias descrito
acima, Deus estava rejeitando toda festa religiosa e sacrifícios e ofertas
oferecido. Observe que atualmente não existem levitas, não existe templo para
os descendentes de Levi executarem suas tarefas conforme a Lei de Moisés. O que
há de comum com os nossos dias é a corrupção dos líderes da religião.
5"E
chegar-me-ei a vós para juízo; e serei uma testemunha veloz contra os
feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que
defraudam o diarista em seu salário, e a viúva, e o órfão, e que pervertem o
direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos.
Israel estava vivendo um período
semelhante com o da destruição do primeiro Templo. Os sacerdotes estavam
corrompidos, adúlteros e não fazendo justiça social. Defraudando o direito do
órfão e da viúva de se alimentarem dos dízimos, os levitas não estavam levando
os dízimos dos dízimos as recamaras do templo, ou seja, a casa do tesouro.
6"Porque
eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. 7
Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os
guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos
Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
Os " filhos de Jacó"
faz referência aos líderes dos Judeus que estavam desviados do Senhor. Compare com que está escrito em Isaias 1,
onde Deus denuncia o pecado e chama o povo ao arrependimento. Estes líderes
eram encarregados de levar os dízimos para os levitas e em conluio com estes
faziam uma espécie de máfia religiosa para enriquecimento próprio do que deveria
ser distribuídos para fazer justiça social.
8 Roubará
o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos
dízimos e nas ofertas. 9Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me
roubais, sim, toda esta nação."10.Trazei todos os dízimos à casa do
tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim
nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não
derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a
recolherdes."
Quem estava roubando a Deus? Os
levitas, os sacerdotes, os filhos de Jacó que estavam espalhados pela nação dos
Judeus. Só quem podia ir a casa do tesouros era os levitas e sacerdotes (veja
texto). Na casa do tesouro estava os dízimos dos levitas. A nação de Israel não
estavam dividindo os dízimos conforme a Lei com os pobres, os órfãos e as
viúvas. A prosperidade de Israel estava ligada a justiça social. (Dt 14:29).
Que relação tem este dízimo com o que é dado as denominações evangélicas hoje?
Já viu algum pastor, bispo, apóstolo ou patriarca moderno dividindo o
Dinheiro "dizimo" com os pobres e necessitado? Já que atualmente
não tem mais os descendentes de Levi trabalhando no Templo de Israel,
biblicamente os únicos com autoridade para receber os dízimos são os pobres.
(comentaremos sobre isso em futuras postagens)
Como os dízimos era alimento, da
terra que era de Deus, a maior benção seria a chuva. As janelas do céu
aberta era a chuva, que regaria a terra e assim haveriam prosperidade nas
colheitas e nos frutos da terra.
"11.E
por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da
vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos
Exércitos. 12.E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis
uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos."
O Devorador não era um demônio
como o neoevangelismo atual prega, mais sim uma espécie de gafanhoto que comia
a plantação.
Há teólogos que afirmam que da
mesma forma que Deus rejeitou as ofertas do antigo testamento quando o
sacerdócio estava corrupto, não fazendo justiça social com os dízimos e
ofertas, também Deus esta rejeitando os "dízimos"
e ofertas que são dados as instituições corrompidas que buscam apenas o
enriquecimento dos seus proprietários e invertem em programas anticristãos e
não ajudam os pobres a os necessitados. Estes sim estão roubando a Deus, porque
Jesus afirma em Mateus 25 41-45"Então
dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;Porque tive fome, e não
me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;Sendo estrangeiro, não
me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me
visitastes.Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos
com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não
te servimos?Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a
um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim." Esta
passagem mostra como Deus pode receber algo material do homem. Pense nisto, se
o seu "dizimo" não for para justiça social, como na época de
Malaquias, e como nesta passagem você pode ir para o inferno!
"Trazei todos os dízimos à
casa do tesouro" "foi escrito para os levitas, pois somente cabia a
eles levar dízimos a câmara (Ne 10:38). Deus nunca mandou o dizimista trazer
dízimo a casa do tesouro. A casa do tesouro não era o templo, muito menos é
hoje o prédio da congregação, mais apenas um depósito. "
"Que tem esse dízimo a ver com o que se dá
todo o mês nas igrejas? Quem teria a autoridade espiritual de receber
dízimo hoje? A viúva, o órfão e o estrangeiro (Deuteronômio 14:28-29) – o pobre
recebia dízimo no Antigo Testamento. Hoje, quem tem pouco ainda é obrigado a
tirar 10% pois senão estará “roubando de Deus”. Que covardia! Que infâmia! Na
ausência do templo e do serviço levítico no templo, resta hoje apenas a outra
categoria de pessoas com autoridade para receber dízimos: o órfão, a viúva e o
estrangeiro (ou seja, os pobres e necessitados)."
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