quinta-feira, 27 de junho de 2013

O DÍZIMO NA LEI

Na postagem anterior LADRÃO VAI PARA O CEU? podemos entender que: os dízimos mencionados em Malaquias 3 era diferente dos exigidos hoje;  a casa do tesouro era um depósito para alimentos, e não pode ser análogo aos prédios das denominações cristã atuais; apenas os descendentes de Levi poderiam levar os dízimos a casa do tesouro. Portanto Deus jamais mandou algum cristão levar "o dízimo" a casa do tesouro. Também podemos ver que: as janelas do céu era a chuva e que as bênçãos de Deus estava ligada ao fazer Justiça social com os dízimos (ajudar os órfãos, viúvas, estrangeiros...)Dt.14:29. PORTANTO MALAQUIAS 3 NÃO PODE SER USADO PARA EXIGIR "O DÍZIMO" HOJE!

Nas postagens O DÍZIMO É ANTERIOR A LEI , podemos entender que os dízimos dado por  Abraão e Jacó, também são diferentes dos exigidos pelas denominações hodiernas. Estes dízimos foram voluntários, dados uma única vez na vida. Abraão dado depois da vitória, Jacó depois do voto cumprido. Atualmente os dízimos são obrigatório, devem ser dados no mínimo mensalmente, e deve ser dado primeiro para receber a benção depois. PORTANTO NÃO PODEMOS USAR ESTES TEXTOS PARA VALIDAR "O DÍZIMO" NOS MOLDES QUE TEMOS HOJE.

Nesta postagem analisaremos o dízimo na lei mosaica.

1- Na lei o dízimo não podia ser dinheiro, em nossos dias tem que ser obrigatoriamente dinheiro.

Dizimar é um costume muito antigo, como já vimos em postagens anteriores, existindo desde os dias dos Patriarcas. A Lei que Deus deu aos Israelitas através de Moisés tornou o dízimo um mandamento para os Judeus. Os dízimos devia ser tirados apenas de itens comestíveis “Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer dos frutos das árvores, pertencem ao Senhor; santos são ao Senhor." Lv 27:30"Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.Dt 14:22"  Não era dinheiro como fazem os seus defensores hoje. Em lugar algum das Escrituras encontramos alguém dizimando dinheiro. Embora naquela época já existisse dinheiro conforme versículos abaixo:

E aconteceu que, chegando à estalagem, e abrindo os nossos sacos, eis que o dinheiro de cada um estava na boca do seu saco, nosso dinheiro por seu peso; e tornamos a trazê-lo em nossas mãos; Também trouxemos outro dinheiro em nossas mãos, para comprar mantimento; não sabemos quem tenha posto o nosso dinheiro nos nossos sacos. Gênesis 43:21-22

Então José recolheu todo o dinheiro que se achou na terra do Egito, e na terra de Canaã, pelo trigo que compravam; e José trouxe o dinheiro à casa de Faraó. Acabando-se, pois, o dinheiro da terra do Egito, e da terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, dizendo: Dá-nos pão; por que morreremos em tua presença? porquanto o dinheiro nos falta. Gênesis 47:14-15

Porém todo o servo comprado por dinheiro, depois que o houveres circuncidado, então comerá dela. Êxodo 12:44

E a Arão e a seus filhos darás o dinheiro dos resgatados, dos que sobram entre eles. Enntão Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam sobre os resgatados pelos levitas. Números 3:48-49

Comprareis deles, por dinheiro, comida para comerdes; e também água para beber deles comprareis por dinheiro. Deuteronômio 2:6

A comida, para que eu coma, vender-me-ás por dinheiro, e dar-me-ás por dinheiro a água para que eu beba; tão-somente deixa-me 'passar a pé; Deuteronômio 2:28

 Alguns dos dízimos deveria ser comido " E perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias". (Deut 14:23). Alguém come dinheiro?

O dízimo dos alimentos só poderia ser convertido em dinheiro quando a distância impedisse o transporte dos grãos, dos frutos da terra e dos animais dizimados. Depois o dinheiro dos dízimos era convertido em alimentos novamente. "E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus; E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo."Dt 14:24-28

Concluí-se este tópico afirmando que: NESTE PARÂMETRO NÃO PODEMOS USAR ESTES TEXTOS DA LEI PARA VALIDAR "O DÍZIMO" QUE É COBRADO HOJE.

2 - Os dízimos na lei tinha como finalidade a justiça social e os dízimos atualmente e para construir templos, comprar mansões, fazendas, jatinhos, rede de televisão e fazer outros investimentos

Biblicamente, os pobres, órfãos e viúvas comiam dos dízimos. É isso o que se faz nas igrejas ou apenas os líderes servem-se dos recursos?  “Então, virão o levita (pois não tem parte nem herança contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão dentro da tua cidade, e comerão, e se fartarão, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem.” (Dt 14.29). Atualmente as “igrejas“ fazem o culto do quilo (cada membro traz um quilo de algum alimento), ou arrecadam alimentos na comunidade para fazer cestas básicas para darem aos mais necessitados da congregação. Tocar no dízimo para este fim é fora de cogitação, mesmo sendo bíblico.

Conforme o verso acima (Dt 14:29), a cada três anos, na Lei, esses dízimos não deveriam ser levados a Jerusalém, mas sim, estocados em casa (“dentro de teus portões”), e dele, o levita, o estrangeiro, o órfão e a viúva do local deveriam comer e se fartar. Porque as instituições religiosas de hoje não usam Malaquias 3 para dividir os dízimos com o órfão e a viúva? Porque só usam o texto da Lei para fazer uma pressão psicológica para arrrecadar?

Portanto os dízimos da lei não era para comprar mansões? O dízimo na lei não era usados para construção, reforma e aquisições para o templo? Não, pois não se tratava de dinheiro como vimos no item anterior, mas de alimentos para o levita, o órfão, a viúva e o estrangeiro. De onde vinham os recursos para a construção do templo? Da mesma fonte dos recursos da construção do tabernáculo, em Êxodo: das ofertas voluntárias.

A promessa de bençãos estava condicionada ao fato de o dizimista abençoar a vida do pobre e do estrangeiro. Esta era a condição para a bênção divina (Dt 14:29). Apenas os levitas e os pobres tinham autoridade para receber dízimos do povo. Nem os sacerdotes tinham esse direito. PORTANTO NÃO SE PODE USAR ESTE QUESITO DA LEI PARA VALIDAR O DÍZIMO DE HOJE! Pois biblicamente apenas o pobre (órfão, viúva e peregrino) tem a autoridade para receber dízimo!!

Comentários adicionais

Atualmente por não haver mais  pessoas da tribo de Levi trabalhando no Templo Sagrado, todo judeu tem a obrigação de dar um doação (5% a 20%) de seu lucro para caridade e ajuda aos necessitados. "Há muitas leis relativas ao maasser (dízimo) inclusive relativas ao plantio e colheita da terra em Israel que vigoram até hoje, beneficiando viúvas, órfãos e necessitados. Isto inclui desde comida para pobres, até bolsas de estudos e projetos e a qualquer indivíduo ou instituição beneficente de nossa escolha"

O rabino Jacques Cukierkorn, presidente da Braja Worldwide Jewish Outreacch ensina que tudo que nos temos vem de Deus e que devemos devolver parte. De acordo com a tradição judia  deve ser entre 5% a 20% . Ele afirma que devolve10%. E que os judeus tem liberdade para escolher onde devolver parte do que Deus lhe deu. Pode dar todo na sinagoga (a sinagoga se encarrega de fazer justiça social com o dízimo), pode dar parte numa sinagoga e o restante aplicar em outras causas. O importante é devolver os 10%.

O rabino David Tabachnik, do Instituto Ariel Jerusalém ensina que todos deve dar o messer (dízimo) aos pobres, Ele ensina que devemos dedicar os dízimos as causas nobres, aos pobres e aos necessitados. Ele também indica que devemos estimular doações sem valor decimal ou montante estipulado, mas doações como dádivas a Deus.

 3- Os dízimos na lei, além do órfão, viúvas deserdados, só quem poderia receber dízimos era os descendentes da tribo de Levi. Os  sacerdotes descendentes de Arão receberiam o dízimos dos dízimos dos levitas. Em nossos dias os dízimos são dados aos pastores, bispos e apóstolos donos ou administradores das instituições religiosa.

No livro de Número 18:21-24 afirmam que todos os dízimos deviam ser dado aos levitas e em Número 18:25-32 afirma que os levitas devem dar aos filhos de Arão o dízimo dos dízimos. Nesta época os filhos de Israel era uma sociedade nômade que se dedicavam à criação de ovelhas e cabras. Tudo o que se produzia era distribuído pela comunidade, não havendo a propriedade privada. Entretanto, mesmo peregrinando e vivendo em acampamentos, os hebreus estavam na obrigação de realizar o culto sagrado e oferecer a Deus sacrifícios e ofertas. A casa de Arão foi escolhida para exercer o sacerdócio, tendo a ajuda dos demais integrantes de sua tribo, a tribo de Levi (Êxodo 28:1; Número 1:47-54).

No livro de Deuteronômio 14: 22-29, além dos levitas, foram também acrescentados os pobres, as viúvas e estrangeiro.  O  livro de Deuteronômio, o último livro do Pentateuco, foi escrito bem mais tarde, quando a nação de Israel se encontrava na terra de Moabe, a leste do rio Jordão, preparando-se para tomar posse da sua herança. Ele regulamenta diversas les, inclusive a dos dízimos. Nesta ocasião o povo deixava a vida de nômade para se fixar nos limites prometidos por Deus, o que ocasionou algumas mudanças nas leis que vinham observando enquanto estavam no deserto. Desenvolveram-se a agricultura e o comércio. Surgiu a propriedade privada das terras e dos demais bens. Apareceram as diferentes classes sociais e a exploração de uma classe pela outra

Atualmente os dízimos estão sendo direcionados para os proprietários das denominações, ou para a oligarquia religiosa que as comandam. Portanto os dízimos no antigo testamento estavam destinados a suprirem os levitas, sacerdotes, estrangeiros, órfãos e viúvas.

Apesar dos líderes (pastores, bispos, apóstolos, patriarcas, etc...) citarem excessivamente a Lei  para defender a obrigatoriedade do dízimo, mesmo se dizendo levitas, não estão dispostos a pagar o preço de ser levita. Embora alguns se autodenominam levitas, como se autodenominam apóstolo ( Em postagem anterior já comentei sobre este tema), atualmente não há levitas pois não há mais o templo em Israel e nem tenda da congregação. O templo é diferente das igrejas hoje. Pois o templo estava sobre a Lei, com sacrifícios de animais e todo o ritual descrito na Lei. Hoje as igrejas (templos) está na dispensação da graça, houve mudança na ordem sacerdotal e da lei. E Deus não habita em templo feito por mãos humanas. (At 17:24)

Na epístola aos hebreus, a palavra assevera que a lei de recolher o dízimo do povo foram dada aos sacerdotes filho de Levi e que este sacerdócio tem uma ordem. “Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão.”(Hb 7.5) "7Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior. 8Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive. 9E, por assim dizer, também Levi, que recebe dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão. 10Porque aquele ainda não tinha sido gerado por seu pai, quando Melquisedeque saiu ao encontro deste 11Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? 12Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.. “(Hb 7.7-12)

O texto acima deixa claro que os sacerdotes Levíticos recebiam os dízimos segundo a lei (v 5), Porque através deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei (v 7) e mudando-se o sacerdócio, a lei precisa também ser mudada (v.12). Deus enviou outro sacerdote porque o sacerdócio levítico não era perfeito (v11). Toda a lei de Moisés foi abolida por Jesus, inclusive o dízimo. Os líderes religiosos atuais não são da ordem levítica, e as regras para o dízimo fora direcionada especificamente aos filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio do Senhor Deus. E Jesus afirmou que a lei e os profetas duraram até João (Lucas 16.16). Mudou o sacerdócio e a lei, inclusive a obrigatoriedade do dízimo. Você já parou para pensar porque nenhum apóstolo, presbítero ou líder do novo testamento pediu dízimo do povo para ajudar a obreiro ou a igrejas? Porque só pediam ofertas voluntárias? Porque a contribuição não tinha percentual determinado era conforme Deus tocasse no coração? PORTANTO, POR ESTE QUISITO TAMBÉM NÃO ENCONTRAMOS BASE PARA COBRAR DÍZIMOS HOJE, já que não temos descendentes de Levi e nem Templo.

Comentários adicionais

"De acordo com os rabinos e mestres, os dados dos livros de Números e Deuteronômio sobre os dízimos se completam; Há de acordo com a interpretação judaica três tipos de dízimos:
(1) Aquele dado aos levitas como enunciado em Num 18:21, recebendo o nome de ma’aser rishon, o primeiro dízimo.
(2) O dízimo que deveria ser levado a Jerusalém e ali consumido pelo dizimista e sua família, o qual recebe o nome de ma’aser sheni, ou o segundo dizimo – sendo esse retirado à partir do que sobrou do primeiro dízimo, e
(3) O dízimo dado ao pobre (ma’aser ‘ani).
Portanto, dois dízimos deveriam ser retirados a cada ano: Os números 1 e 2, no primeiro, segundo, quarto e quinto ano. Os números 1 e 3, no terceiro e no sexto ano."

Na lei podemos ver quatro tipo de dízimos:  O dízimo do rei –  I Samuel 8:11-17 3 – O dízimo dos levitas – Números 18:21-24 4 – O dízimo das festas – Deuteronômio 14:22-27 5 – O dízimo dos pobres – Deuteronômio 14:28-29. Estes são dízimos bíblicos.  Qual dos quatros  dízimos da lei que aparecem na Bíblia é entregue hoje nas igrejas? Se o que tu praticas não for nenhum destes, não é um dízimo bíblico.

Para poder dar o dízimo hoje como seria segunda a bíblia?
"Se alguém deseja dizimar realmente [literalmente] de acordo com a Lei , teria que fazer o seguinte:
1) Deixar seu trabalho e comprar uma terrinha, de modo que possa criar seu gado e plantar e colher [grãos, verduras e frutas].
2) Encontrar algum descendente de Leví, para sustentá-lo [e este a um descendente do levita Arão (que realmente seja sacerdote, no Templo, em Jerusalém)].
3) Usar suas colheitas para observar as festas religiosos do Velho Testamento (tais como Páscoa, Pães Asmos, Pentecostes, Tabernáculos) [quando, como e onde Deus ordenou. Literalmente];
4) Começar por dar pelo menos 20 por cento de todas as suas colheitas e rebanhos a Deus; e
5) Esperar que [com toda certeza] Deus amaldiçoe sua nação [em oposição ao próprio crente] com [grande] insuficiência material, se ela for infiel, ou a abençoe com [grande] abundância material, se for fiel.

Penso que todos nós concluiríamos que isto é completamente absurdo! Todos reconhecemos que Cristo tem abolido o sacerdócio levítico, os sacrifícios de animais, e as festas religiosas, em Cristo. Bem, se isto é verdade, por que estamos tentando segurar [i.é  manter] o dízimo, que foi parte e parcela de todas essas ordenanças do Velho Testamento?"


Portanto o dízimo que estão cobrando hoje não é bíblico. E não tem como ser pois Cristo já aboliu o sacerdócio levítico. O modelo de dízimo hoje também não foram tirado da literatura rabínica de Israel. De onde surgiu então?. Na próxima postagem responderei esta pergunta, estaremos meditando sobre o dízimo no novo testamento. Até lá

Irmão Marcos Avelino.
 Bibliografia de pesquisa.
Josiel lincoln dos Santos - Uma Análise Bíblica Sobre a Doutrina dos Dízimos - disponível eletronicamente em: http://www.igrejadedeus.biz/armagedom/estudos/dizimo.htm
Brian Anderson , Milpitas Bible Fellowship, 1715 e. Cola Veras Blvd, ca 95035 , traduzido por Hélio Menezes da Silva. disponível eletronicamente em: http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComRiquezas/DizimoVT-X-DadivarNT-Anderson.htm

João Maria Alves Correia - Tudo que você precisa saber sobre o dízimo - disponível eletronicamente em:http://yeshivahnoahide.blogspot.com.br/2009/02/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o.html


 

Nenhum comentário: