sábado, 26 de abril de 2014

A EVANGELIZAÇÃO ARMINIANA E CALVINISTA - O PERIGO DE SUAS DERIVAÇÕES

EVANGELIZAÇÃO ARMINIANA E CALVINISTA

Na postagem anterior comentei sobre as razões da predominância do  Calvinismo pós reforma. Nesta vou expor a razão do crescimento do Arminianismo nos últimos dias, que é o esforço evangelístico motivados por suas crenças.

As crenças do Arminianismo, forçam a um maior empenho evangelístico, pois acredita que todo homem embora pecador, ainda é livre para aceitar ou recusar a salvação que Deus oferece através de Jesus. Acreditam que pela pregação do evangelho, o homem no seu estado de pecado pode ser convencido pelo Espírito Santo a decidir-se por Cristo e ser salvo. Deus possibilitou a salvação de todos e que compete ao homem aceitar a redenção que Cristo proporcionou para todos.

O modelo de evangelismo arminiano foi popularizado por Finney e Moody, na segunda metade do século passado, e ainda inspira a evangelização da atualidade. Este evangelismo consiste em organizações de grandes campanhas evangelísticas e muita publicidade para atrair o maior número possível de ouvintes para que esses possam decidir-se publicamente a favor de Cristo. O sucesso numérico deste tipo de evangelismo é a principal causa do esmagador aumento dos arminianos nos dois últimos séculos.

As crenças Calvinistas não gera motivação para evangelização. Pois mesmo se não evangelizarem, os predestinados por Deus desde a fundação do mundo, serão salvos de qualquer modo. Portanto, não há motivação para evangelizar para salvar os que já estão salvos! Tanto os eleitos para salvação como os para a perdição já estão determinados, então qual a urgência em evangelizar?

Os calvinistas acreditam que Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos uma quantidade de pecadores pela sua graça, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles. Então, qual a necessidade de ouvir o evangelho para ser salvo se Deus já escolheu os eleitos? Por que evangelizar todas as pessoas? O Salvo precisa ouvir o evangelho para ser salvo? Enfim, as crenças calvinistas não motiva para evangelização!

 

PERIGOS CAUSADOS PELA DETURPAÇÃO DA EVANGELIZAÇÃO ARMINIANA ORIGINAL

Muitos são contados no rol das denominações arminianas sem passar por uma regeneração. Toda o culto culmina para o apelo final. Nas maiorias das igrejas atuais (não só arminiana), o culto é repleto de atrações tais como: testemunhos; corais; conjuntos; celebridades gospel; peças teatrais. A mensagem é deleitável, e algumas vezes superficial visando tocar os sentimentos dos ouvintes para decidam-se publicamente a favor de Cristo. Respondendo sim ao apelo do pregador, levantando a mão, ou dirigindo-se até a frente, vieram a Cristo. E lhes é assegurado que agora são convertidos. Milhares de pessoas são catalogadas como decididas, e logo recebidas como membros das denominações. Também o número dos que se “desviam” e “abandonam” a fé, e deixam as denominações é expressivo. O nível moral e espiritual dos que resistem é baixíssimo. Esse evangelismo, “o novo evangelho”, observa Packer, “fracassa notavelmente em produzir reverência profunda, arrependimento profundo, humildade profunda, espírito de adoração e preocupação com a situação da igreja”.

Como involução do evangelho arminiano surgiu o evangelho neopentecostal negando quase todos os atributos tradicionais de Deus. Em que a soberania de Deus é cativa ao livre arbítrio do homem. Criaram um "deus" servo, mutável de acordo com a oferta oferecida pela fé. Anulando a presciência de Deus, já que o homem determina pela fé e "deus" tem que realizar. Já ouvi pregador de uma igreja neopentecostal falar: "deus" ou tu abençoa este povo, ou tu não é "deus",ou tu abençoa (financeiramente) este povo ou deixo de ser pastor e vou vender banana na feira". Criaram um "deus" cujo a função principal é satisfazer a vontade do homem em trocas de barganhas da fé. Um "deus" que se você fazer prova financeira da fé, ele cura doenças, traumas psicológicos e derrama bênçãos financeiras.

Isto não é o evangelismo arminiano, mas deriva dele. Assim como muito abusos do calvinismo extremado, e derivado do calvinismo, mais não é o que Calvino pregava. Algumas vezes me pergunto: será João Calvino não era Calvinista?

 

PERIGOS APRESENTADOS PELA EVANGELIZAÇÃO DOS CALVINISTAS EXTREMADOS

Como derivação da ideias de Calvino, temos atualmente em muitos clicos um calvinismo extremado. Na derivação do arminianismo temo um ataque aos atributos de Deus, na derivação do calvinismo vemos uma agressão a natureza imutável de Deus.  O calvinismo extremado  apresenta um "deus" não todo amoroso e coercitivo. Com a expiação limitada, temos a ideia que Deus tem somente amor limitado, no sentido de redentor, Ele ama somente o eleito. Deus não pode ser todo amoroso se não ama a todos! O calvinismo extremado reduz a "essência" de Deus a uma vontade arbitrária. Como consequência deste tipo de evangelismo cria-se um desprezo pelo sofrimento alheio, um endurecimento de coração para causas sociais, pois quem esta sofrendo, provavelmente é um não amado de Deus, ou seja,  um que não esteja na lista da Sua expiação. Por outro lado, os que sentem eleitos se tornam arrogantes, fazendo parte da elite religiosa eleita por Deus. Uma espécie do sacerdote e levita da parábola do bom samaritano.

 

PARA RELEXÃO..

A população evangélica do Brasil hoje é 28% sendo 19% pentecostal com maioria arminiana e 9% tradicional com maioria calvinista. A sociedade brasileira nunca esteve tão entregue à impiedade e perversão quanto hoje. Nunca o evangelho teve tanto individualismo como nestes dias hodiernos. "A influência positiva evangélica no Brasil é inversamente proporcional à expansão do evangelho. Que qualidade de sal é este? Que natureza de luz é esta?" Precisamos reformar a Igreja reformada.

 

Marcos Avelino

Até breve

 

Fonte pesquisada.

Calvinismo – As Antigas Doutrinas da Graça, Editora Os Puritanos, Paulo Anglada

Eleitos, mais livres - uma perspectiva equilibrada entre a eleição divina e o livre-arbítrio, Editota Vida, Norman Geisler

Um comentário:

Anônimo disse...

Meio antigo, mas muito bom o pôster . Só uma resalva: os calvinistas creem na eleição, mas se ninguém sabe quem são os eleitos, todos são potencialmente escolhidos, creem que Deus usa meio p um fim,e além disso, se o ide foi uma ordenaçade Jesus é necessário fazê-lo.
Obg.
:)