terça-feira, 24 de junho de 2014

TULIP - beautiful flower but bad theology

OS PONTOS DO CALVINISMO

Os Cinco Pontos do Calvinismo, (conhecidos como TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês) são uma síntese dos cânones teológicos definidos no Sínodo de Dordrecht, no âmbito da disputa entre calvinistas e arminianos acerca das doutrinas da Graça e da predestinação. Eles refletem a típica soteriologia do movimento calvinista, interpretando a natureza da graça de Deus na salvação da criatura humana. Seu eixo é a afirmação de que Deus é perfeitamente capaz de salvar cada pessoa que Ele tenha a intenção de tornar objeto de sua graça salvadora e que seu trabalho não pode ser frustrado por algo ou alguém que fique no caminho, na tentativa de impedir sua conclusão.

Os Cinco Pontos do Calvinismo tiveram sua origem a partir de um protesto que os seguidores de James Arminius (como vimos em postagens anteriores). As doutrinas às quais os arminianos fizeram objeção eram as relacionadas com a soberania divina, a inabilidade humana, a eleição incondicional ou predestinação, a redenção particular (ou expiação limitada), a graça irresistível (chamada eficaz) e a perseverança dos santos. Essas são doutrinas ensinadas nesses símbolos da Igreja Holandesa, e os arminianos queriam que elas fossem revistas.

Esses Cinco Pontos são:

Em Inglês
  Tradução Livre
T - Total Depravity
  Depravação Total
U - Unconditional Election
  Eleição Incondicional
L - Limited Atonement
  Expiação Limitada
I - Irresistible Grace
  Graça Irresistível
P - Perseverance of the Saints
  Perseverança dos Santos

Abaixo transcrevo parte do discurso de Dave Hunt falando sobre o assunto. (Dave Hunt estava na Inglaterra falando a respeito de seu Livro: What Love Is This?: Calvinism's Misrepresentation of God -Que Amor é Esse?: Calvinismo uma falsa representação de Deus)

"Bem, o que eles estão ensinando? Qual a essência do calvinismo? É algo chamado "TULIP", um acrônimo que alguém chamou de "uma bela flor , mas péssima teologia". Claro que isso depende de seu ponto de vista. Talvez tenhamos calvinistas na plateia hoje. Nas páginas 89 e 90 eu apresento o que eles acreditam e cito a confissão de Westminter e os Cânones de Dort para ter certeza que não estou representando-os de jeito errado.

E, como muito de vocês sabem o "T" "total depravity"  significa "depravação total" .Se você perguntar, você acredita na depravação total, provavelmente a maioria dos crentes diria... "Sim, mas tenho duvida quanto a 'total', o que você quer dizer com isso? Mas com a "depravação total" o calvinista quer dizer "inabilidade". Um não cristão, mesmo aquele que foi eleito e predestinado por Deus na eternidade passada, até que ele seja regenerado - todas as pessoas deste mundo - é incapaz por  natureza de crer no Evangelho; é incapaz de responder, incapaz de aceitar a Cristo. Totalmente incapaz. Com depravação total eles querem dizer "inabilidade".

O "U" "unconditional election"  significa "eleição incondicional". Deus decide, sem fundamento na pessoa - isso não têm a ver com ela crer ou não -, Ele decide salvá-la. Deixe-me citar os Cânones de Dort: "Que alguns recebem o dom da fé em Deus, e outros não o recebem, provém do decreto eterno de Deus. De acordo com esse decreto, Ele graciosamente quebranta os corações dos eleitos, ainda que seja obstinados, e inclina-os a crer; enquanto que Ele deixa os não eleitos em Seu justo julgamento às suas impiedades e obstinação."

O "L" "limited atonement"  representa "expiação limitada": Cristo não morreu por todos. O calvinismo é um pouco difícil. Na realidade eu fui avisado por muitos, inclusive amigos, " Não escreva um livro sobre calvinismo (...) quando ouvissem João 3:16, com os corações abertos ao Senhor, iriam entender das palavras da Bíblia que na verdade Jesus não morreu por todos? Que quando ela diz que Deus amou o mundo, na verdade seria que Ele só amou os eleitos,  e que Ele só deu o Seu Único Filho para morrer pelos eleitos? De onde você tiraria esta idéia? Como uma pessoa comum chegaria a essa conclusão? "Expiação ilimitada": Cristo não morreu por todos. E Dort declara: Pois este foi o soberano conselho e mais preciosa vontade e propósito de Deus o Pai... que(...) a preciosa morte de Seu Filho devesse se estender para todos os eleitos (...), todos aqueles somente, que foram desde a eternidade escolhidos para a salvação (...), Ele a comprou para eles por Sua Morte". (...) mas um calvinista diria: "Você quer dizer que parte do sangue de Jesus foi desperdiçado? Digo, se Cristo derramou parte do Seu sangue por pessoas que vão acabar no inferno, então o Seu sangue foi desperdiçado!" Espere um pouco, você não pode dividir o sangue de Cristo e dizer "uma parte do sangue derramado por esta pessoa, e outra por aquela pessoa". Se houver um só pecador na terra, todo o sangue de Jesus teria de ser derramado, não é verdade? Ele pagou a pena pelo pecado, não apenas por pecados individuais.

O "I" "irresistible grace" representa "graça irresistível". Deixe-me citar a confissão de Westminster: "Todos aqueles que Deus predestinou para a vida, e aqueles somente, Ele se agrada, em Seu tempo determinado, em eficazmente chamar, pela sua Palavra e Espírito, para fora do estado de pecado e morte, (...) e em eficazmente atraí-los a Jesus Cristo: ainda que eles livremente vêm, são assim inclinados por Sua graça." agora nos temos um problema. Nós comentamos isso com detalhes no livro. Muitos calvinistas negam que o homem tenha vontade própria, que ele sequer pode fazer uma escolha, ainda que Cristo tenha dito "Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá...", João 7:17. Porque calvinistas fazem de Deus a causa de tudo! Eles exageram na soberania ao ponto de você não poder pecar sem que Deus o cause! Deus é a causa de tudo. Então, se  você for salvo, Deus tem que levá-lo irresistivelmente a crer, e assim a graça... Eu acho que isso é um equívoco: como a graça pode ser irresistível? Não é"gracioso" forçar alguém, é? E então eles têm que lidar com a questão da vontade. "Oh, Deus graciosamente muda a vontade deles, sem forçá-los". Eu não sei como isso é possível! "O homem convencido contra a sua vontade não muda a verdade", a menos que você dê a essa pessoa uma nova vontade. Mas, não,eles não dizem isso. O perdido tem vontade própria, e de alguma maneira essa vontade foi mudada sem o seu consentimento. Mas graciosamente ele foi mudado e agora sua vontade deseja algo diferente. Eu não acho que você pode fazer isso. Isso é como (sabe, nos vamos falar sobre isso amanhã, ou talvez hoje a noite) o Talibã. Esse é um dos problemas com o Islamismo: você não tem nem que acreditar! Você precisa querer! Nos dias de hoje na Indonésia, eles colocam um machado no seu pescoço e dizem "Você vai confessar! Não há outro Deus além de Alá e Maomé é seu profeta, ou arrancamos a sua cabeça!" Você tem que acreditar . Mas o que a Bíblia diz? O eunuco etíope disse, "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? (Atos 8:36) E ai Filipe coloca uma espada na garganta daquele homem e diz "Ou você crer, ou está morto!" Não, Felipe diz "você pode se crê de todo o coração " (At 8:37). De todo o coração. Mas o que significa crer de todo o coração?! Se de alguma forma Deus vai me fazer crer no que eu não queria crer...! Bem, comentaremos mais depois.Mas você têm um problema com a vontade aqui. Martinho Lutero escreveu o livro "A Escravidão da Vontade", e calvinistas vieram me perguntar, "você já leu 'A Escravidão da Vontade'?" Sim, já li, e eu poderia encontrar tantas lacunas nele que poderia dirigir um caminhão através dele. Eu não tenho tanta admiração assim pela a exegese de Martinho Lutero, e até mesmo pela a sua lógica! Por exemplo, ele usa o Salmo 73, onde o salmista diz "Tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Eles não passam por sofrimento e tem o corpo saudável e forte"... e aqui estou eu, tentado agradar a Deus, e as coisas vão tão ruim para mim... E então o salmista diz, "Agi como insensato". E Lutero se esqueceu do "e": "e ignorante, minha atitude para Contigo era a de um animal irracional". Mas Lutero dá um salto e diz "Está vendo só? A vontade do homem é como um animal irracional! Se Deus a domina, ela vai para onde Deus quer que ela vá; se o diabo a domina, ela vai para onde o diabo deseja". O Salmo não fala sobre isso! Não é isso que o salmo diz, e Martinho Lutero comete erro continuadamente naquele livro. E os calvinistas são bem incisivos (estou me adiantando) que o homem não tem vontade própria. Bem...o "I" é "graça irrresistível";

 O "P" "perseverance of the saints" representa "perseverança dos santos",  Westminster: "Que Deus não permitirá que algum eleito perca a salvação que Ele soberanamente lhe deu". Eu achava que era pelo menos um calvinista de 1 ponto, porque eu acredito na segurança eterna e tenho certeza que provavelmente alguns de vocês não acreditam. Mas Jesus disse, "Eu dou às minhas ovelhas a vida e elas nunca  perecerão", e eu acho que se eu tivesse a vida eterna hoje e não tivesse amanhã, essa seria uma vida eterna estranha. E, não acredito, se eu tivesse de alguma maneira ter de continuar na fé para manter a minha salvação, então eu acho que poderia caminhar nas ruas de ouro e me gabar um pouco, ! "Senhor,  é maravilhoso que morreste por mim, mas eu fiz minha parte também... Eu me mantive salvo." Jesus disse: "Quem ouve a minha palavra e crê n'aquele que Me enviou, tem a vida eterna e não será condenado (isso soa como uma promessa!), mas já passou da  morte para a vida" (João 5:24). Eu acredito que tenho vida eterna porque Jesus me prometeu! E eu aceitei Sua promessa. Mas o calvinista crê que ele é eternamente salvo porque ele é um dos eleitos. Oh, agora temos um problema! Vamos comentar depois. Como você sabe que é um dos eleitos? Esse é um problema real que atormentou os puritanos com dúvidas de sua salvação.

Vou deixar uma citação de R.C. Sproul  (acho que esse nome é conhecido), expressando suas dúvidas sobre a salvação porque seu comportamento não era como achava que deveria ser. Certo! Então, eu não acho que você poderia chegar a essas conclusões assim como uma pessoa comum lendo a Bíblia. O Calvinismo foi imposto na Bíblia. E eles tem essa estrutura de crenças e então eles tentam interpretar a Bíblia de maneira que ala diga o que eles querem.
 
Fonte pesquisada:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_pontos_do_calvinismo

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