domingo, 3 de julho de 2011

AS TENTAÇÕES DO CRISTIANISMO HODIERNO III

”Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhes: Se tu és o filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Mandarás aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda tentação, ausentou-se dele por algum tempo. (Lc 4:9-13)”

JESUS FOI TENTADO A DEIXAR SE LEVAR POR TEXTOS DA PALAVRA DE FORMA MANIPULADA COM O OBJETIVO DE USAR SUA UNÇÃO PARA O SENSACIONALISMO.

O homem sempre sentiu atração pelo sobrenatural. Da idade da pedra ao homem moderno a história nos mostra este fascínio pelo sensacional. As culturas nativas sempre têm algum representante que entra em contato com um sobrenatural.

O deslumbre pelo sobrenatural ainda é o tema em alta na sociedade atual. O esoterismo está na moda. Os livros de cunhos esotéricos estão entre os mais apreciados pelo público. Anjos, duendes, cristais, etc... As pessoas buscam soluções ocultas através de fórmulas mágicas.

Esta febre pelo místico também chega aos evangélicos. Quando se fala em cristianismo pelos neopentecostais logo se refere ao sobrenatural. Existe uma babel doutrinária com relação a este fato. Hoje se crê em tudo que aparece, sem qualquer critério de avaliação da palavra. Tem-se uma onda de fenômenos sobrenaturais em certos agrupamentos “cristãos”. As vezes parece um verdadeiro zoo espiritualizado (unção do leão, unção do cachorro, unção da cobra). Outras vezes se atribui ao espírito uma verdadeira força ativa irresistível (sopros do espírito, cair no espírito, colar no espírito) e ainda outra vezes se torna folclóricos ( unção do riso, cabelos ungidos, dente de ouro, etc...). E ainda o inacreditável acontece como: unção do bilau e demarcação de território com urina.

Nem sempre o sobrenatural é manifestação de Deus.

Jesus foi tentado pelo diabo a usar sua unção para o sensacionalismo. “Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhes: Se tu és o filho de Deus, Lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Mandarás aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda tentação, ausentou-se dele por algum tempo. “(Lc 4:1-13)

O diabo levou Jesus a um contexto religioso: levo-o a Jerusalém, a cidade santa, o colocou sobre o pináculo do templo, o ponto mais alto da edificação que era o vínculo sacrificial do homem para com Deus e usou a palavra de Deus.

Jesus como filho de Deus, tinha todo o poder de pular do pináculo do templo e não acontecer nada. Mais esta atitude estava fora dos planos de Deus. Jesus certamente receberia glórias humanas.

Muitas vezes os líderes, dentro de um contexto de religiosidade, são levados ao pináculo do templo e são seduzidos a usar sua unção para o sensacionalismo. Fazerem as pessoas “caírem no poder”, sentir a “unção do riso”, ficarem “colada no Espírito” são os sensacionalismo que são usados hoje pelos chamados “profetas de Deus”, ou como alguns se autodenominam “apóstolo”.

Muitos líderes querem ver o poder de Deus em ação e não se importam como. Joga-se paletó, sopram, empurram a testa das pessoas. O sobrenatural tem que acontecer para ser um culto “pentecostal”. O sensacionalismo e as demonstrações do “poder de Deus” lotam estádios. As igrejas estão cheias de pessoas que vão à busca de experiências sensitivas. Para não perder fieis, o sensacional de algum modo tem de acontecer.

A Bíblia afirma que toda manifestação do Espírito tem um fim proveitoso (I Co 12:7). Que fim proveitoso tem a queda de uma pessoa? Que proveito tem para o corpo de Cristo uma pessoa ficar “colada no Espírito “?

O cristianismo hodierno está sem referencial, os “cristãos” modernos são atraídos por modismos, por sensacionalismo e emoções. Há um êxodo entre as denominações, e para não perder a clientela os líderes fazem de tudo e tentam acompanhar a moda gospel que está na mídia. Mas as pessoas que vivem estes dilemas espirituais terminam embaraçadas e decepcionadas.

Acredito em profecias, visões e poder de Deus. O que estou questionando nesta postagem é a onda de sensacionalismo e acontecimentos afro-cristão que estão tomando conta da igreja evangélica brasileira. Muitos cultos evangélicos estão assemelhando-se as seções de baixo espiritismo. Os espíritos que são invocados na umbanda são chamados a se manifestarem nos cultos, com o objetivo de “serem expulsos”.

No evangelho de Mateus 7:21-23, Jesus afirma: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrarás no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E , então lhes direi abertamente: Nunca vós conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

Muitos que profetizam, pregam ou realizam milagres em nome de Jesus estão iludidos, arrazoando que são servos de Deus mas, Ele não os conhece. Para que os cristãos modernos não sejam enganados, devem apegar-se totalmente à verdade e à justiça revelada da palavra de Deus.

“As escrituras nos ensinam que a pregação do evangelho eloqüente, um manifesto zelo pela a justiça e a operação de milagres podem ter lugar nesta era mediante a influência e o poder de Satanás. Paulo nos adverte que: ‘o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.’ Não é muito, pois, que os seus ministros se transfiguram em ‘ministros de justiça’ (II Co 11: 14,15; cf Mt 24:24). Paulo torna claro que a simulação de uma unção poderosa pode ser “operação de Satanás”(ver II Ts 2: 9,10; Ap 13: 3,12).”1

A hermenêutica manipulada é tentação para os líderes de hoje

As maiores tentações chegam quando num contexto religioso usa-se a palavra de Deus de forma distorcida e manipulada. O diabo usou a palavra de Deus de forma manipulada com o objetivo de fazer Jesus usar sua unção para o sensacionalismo. Jesus ficou firme na hermenêutica sadia e citou Dt 6:16 “Não tentarás o Senhor teu Deus”. O grande problema do cristianismo hodierno e que a avaliação de ser verdadeiro ou não está no crescimento numérico e financeiro. E para não parecer um cristianismo falso, os líderes estão preocupados demasiadamente em manter os fiéis e para isso é preciso algo de sensacional para chamar a atenção.

Os que não conseguem passar pelas tentações tentam manipular a hermenêutica para justificar suas discordâncias em relação as doutrinas essenciais da fé cristã. Como muitas vezes não encontram base bíblica, apelam dizendo ser uma “nova revelação de Deus”. Apelam até para “dados místicos”.

Geralmente os pregadores do sensacional, pensam possuir uma virtude elevada, volta-se para um misticismo doentio e revelações espirituais. Usam uma hermenêutica diferente.

A cada dia me conscientizo que se aproxima a volta do Senhor Jesus. Os últimos dias serão marcados por uma apostasia da verdadeira fé em Jesus Cristo e das revelações bíblicas (I Tm 4:1)

A Bíblia de estudo pentecostal, p. 1870, comenta: “Aparecerão na igreja pastores de grande capacidade e poderosamente ungidos por Deus. Alguns realizarão grandes coisas por Deus, e pregarão a verdade do evangelho de modo eficaz, mas se afastarão da fé e paulatinamente se voltarão para espíritos enganadores e falsas doutrinas. Por causa da unção e do zelo por Deus que tinham antes, desviarão a muitas pessoas.

Muitos crentes se desviarão da fé porque deixarão de amar a verdade (II Ts 2:10) e de resistir as tendências pecaminosas dos últimos dias(Mt 24: 5,10-12; II Tm 3:2,3 ). Por isso o evangelho liberal dos ministros e educadores modernistas encontrará poucas resistência em muitas igrejas (II Tm 3:5; 4:3...)

A popularidade dos ensinos antibíblicos vem sobretudo pela a ação de Satanás, conduzindo suas hostes numa oposição cerrada à obra de Deus. A Segunda vinda de Cristo será precedida de uma maior atividade de satanismo, espiritismo, ocultismo, possessão e engano demoníaco, no mundo e na igreja (Ef 6: 11-12)”

A bíblia sagrada afirma que todo aquele que prega outro evangelho além do que está escrito é maldito ( Gl 1: 8,9) e passará pelas pragas descritas no apocalípse (Ap 22:18).

1) A Bíblia de estudo pentecostal p. 1405, 1406

Marcos Avelino – Até a próxima.

Nenhum comentário: