sábado, 16 de julho de 2011

FORMAÇÃO DE LÍDERES CRISTÃOS

Há aproximadamente três anos atrás, Eu e Minha esposa fomos convidados a participar de um café da manhã na Igreja presbiteriana de Fortaleza para a apresentação de um projeto da LIDERE que foi desenvolvido pela organização EQUIP, de John C. Maxwell. No local encontrei boa parte dos líderes das maiores denominações evangélicas do Ceará. Após o delicioso café da manhã, nos foi apresentado um vídeo em que alguns líderes, ícones do evangelho brasileiro, falavam sobre o assunto e apresentavam o projeto para capacitação de 1 (um ) milhão de líderes cristãos para o Brasil.

Após o vídeo, os lideres (pastores presidentes) do nosso estado tiveram oportunidade para comentários. Em um desses comentários Deus me falou profundamente. Quando o Pr. Teixeira Rego, pastor presidente da AD Bela Vista, glosou que alguns meses atrás, ele tinha sido procurado por três pastores ingleses. Estes pastores estavam procurando saber a fórmula para o avivamento que o Brasil estava passando para tentarem implantar na Inglaterra. Lá em seu país o movimento era o inverso, no local onde existiam igrejas, estavam agora casas de show, teatros, etc... Naquele momento veio em minha memória a história da igreja americana de onde surgia o movimento de Maxwell.

Os líderes cristãos não precisam de laboratório para serem fabricados, eles são formados no ardor das batalhas, através de experiência com Deus. A matéria prima para os líderes cristãos são forjadas na sua comunidade, na igreja, onde a visão e as qualidades básicas do caráter cristão são formados. Este preparo vem muito antes de uma faculdade ou formação teológica. Nenhum treinamento para liderança por mais excelente que seja pode substituir esta dimensão do preparo do caráter através da caminhada. Este também é o modelo bíblico da prática de Jesus e dos apóstolos. O Senhor mesmo o prova, e o escolhe conforme Efésios 4:11 e I Tessalonicenses 2:4.

Outro ponto a salientar e que os líderes cristãos são chamados a servir e não para liderar conforme Marcos 10:42-45. Este modelo americanizado de liderança cristã está mais relacionado a formar gerentes para tirar do máximo do cristianismo moderno que proclama outro evangelho. Aliás, o pragmatismo do neocristianismo está transformando pastor em gerente. Nasce o obreiro profissional que procuram acima de tudo o sucesso, um status religioso.

Penso que para ser líder cristãos tem que seguir a Jesus. E Jesus disse: ”aquele que quer vir após mim renuncie a si mesmo tome a sua cruz e siga-me”. Isso requer ”renuncia de valores seculares para vivenciar os valores do reino”. Tomar a cruz e seguir o Mestre requer uma mudança de visão ministerial e pagar o preço para pôr em prática em benefício daqueles que seguem a Cristo. Estas mudanças de visão ministerial requerem mudanças radicais no cristianismo que vivemos hoje. Teremos um ministério que: enfrente a tradição; que redefine conceitos; derrube o pietismo e cheio de amor e contra a autoridade.

Porque seguimos a Jesus e não a Buda? a Confuncio? a Maomé? Sem duvida o seguimos porque Ele é o filho de Deus, comportou - se como o filho de Deus e viveu como filho de Deus etc... Ele vivenciou sua identidade. O cristão perdeu sua identidade de ser semelhante a Cristo, quando não vive o que prega, quando são levados por ensinamentos nocivos ao cristianismo. O cristão perde sua autoridade quando seus atos não condizem com o cristianismo bíblico. O cristianismo perdeu a credibilidade por falta de testemunho cristão.

O modelo de liderança neopentecostal não tem exemplos de solidariedade. Se a pessoa está doente, em vez de ajudar com remédios ou com cuidados fazem apenas uma oração expulsando o demônio da doença. Se a pessoa está passando provação de pão é porque não está dando o seu tudo para igreja ou não fez a corrente da prosperidade. Em vez de ajudar com pão se faz uma oração repreendendo o devorador e pronto! É o cristianismo que proclama: te vira com teu Deus, se você não tiver bem a culpa é sua, não temos nada a ver com isso.

Jesus deu exemplo de solidariedade em várias passagens do novo testamento. Hoje a igreja evangélica quase não tem modelos de solidariedade, há um individualismo e ainda há mais solidariedade entre os membros do que entre os líderes.

A solidariedade é objeto de aferição de Cristo para separar salvos e perdidos na sua volta (Mt 25:31-46). A solidariedade é parte integrante da verdadeira fé e salvação (vv 35-46), pois ela é um sinal exterior da presença de Cristo no coração de quem sinceramente crer nEle. Fomos nascidos em Cristo Jesus para boas obras. (Ef 2:10 ). Ninguém pode ganhar a salvação mediante seus esforços ou obra. Somos salvos pela a graça mediante a fé (Ef 2:8 ), mas são as obras que mostram nossa fé(Tg 2:17).

Um dos líderes da igreja de Jerusalém escreveu “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz, nisso está pecando ( Tg 4:17).

O Criador nos deu de seu Espírito e também autoridade para criar e transformar o caos da vida. Quando vivemos dentro da ética perene de Deus, abrimos caminhos para criar vida, paz, amor, etc... Deus nos usa, quando estamos acima de qualquer legalismo e dentro de seus princípios. A grande tarefa nossa como discípulo de Cristo e líder cristão é “fazer Cristo conhecido através de nossa vida”. Esta tarefa requer que vivamos diante de uma ética de vida que sirva de modelo para os outros. Somos luz e sal, devemos nos submeter a Cristo em todas as áreas da vida. Quando fazemos parte de uma liderança devemos buscar a excelência no cumprimento desta tarefa e refletir constantemente no nosso comportamento. Podemos negar Cristo com nossos atos e fazer com que pessoas que nos têm como exemplo repitam nossos erros. Se nos tornamos líderes gerentes sem o preparo do caráter, em breve estaremos desacreditados pelos escândalos e vivendo um cristianismo sem cristo e sem cruz. As Igrejas fechando por falta de credibilidade do que professa. Pense nisto.

Até próxima semana – Marcos Avelino

Nenhum comentário: