quarta-feira, 30 de junho de 2010

ESCATOLOGIA (Parte V)

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL(Parte 2)

SETENTA SEMANAS DE ANOS – Leia Daniel 9

Uma semana é constituída de sete dias, mas estas semanas que a profecia de Daniel se refere ao invés de DIAS, são ANOS, ou seja, para cada dia da semana se conta um ano, que desta forma para cada semana teremos sete anos no lugar de sete dias, formando assim uma semana de anos

No velho testamento era comum o uso de semana de anos. ( Levítico 25:8, Ezequiel 4:6, Gênesis 29:20 a 28). Setenta semanas de dias comuns são iguais a 490 dias, e de acordo com o Vers.25 deste capitulo, as escrituras demonstram que desde a ordem para restaurar e edificar Jerusalém ate o Messias ( Cristo ) teria 69 semanas, o que é relativo a 483 dias de semanas comuns, ou seja, semanas de 7 dias, e isto não aconteceu, pois da ordem para edificar Jerusalém ate Cristo, teve uma duração maior de 400 anos, portanto é impossível que estas semanas sejam de dias comuns, o que deixa claro que esta profecia se refere a SEMANAS DE ANOS.

As 70 semanas tiveram inicio quando saiu a ordem para restaurar e edificar Jerusalém ( Neemias 2 ), o que aconteceu aproximadamente no ano 445 a.C. Se contarmos a partir desta data até a morte de Cristo na Cruz, aconteceram aproximadamente 483 anos, o que nos leva a concluir com certeza que esta profecia se trata de semanas de anos, e nunca de semanas de dias.

AS TRES DIVISÕES DAS SETENTAS SEMANAS

De acordo com Daniel 9:24-27, as setentas semanas se dividem em três partes:

  • 07 Semanas

Daniel 9:25

49 anos

  • 62 Semanas

Daniel 9:25

434 anos

  • 01 Semana

Daniel 9:27

7 anos

 

A PRIMEIRA DIVISÃO SETE SEMANAS 49 ANOS

De acordo com Daniel 9:25, Jerusalém seria edificada e restaurada da destruição que o império Babilônico causou a santa cidade ( Daniel 1:1,II Reis 24:1 ), esta ordem foi dada pelo Rei Ataxerxes a Neemias aproximadamente no ano 445 a.C., e nesta mesma data iniciou-se a contagem da primeira divisão, e terminou aproximadamente no ano 397 a.C., o que é relativo a 49 anos ( 7 semanas de anos ), onde no final deste período a santa cidade estava totalmente reconstruída(Daniel 9:25). Esta palavra se cumpriu literalmente no período previsto.

Muitos comentaristas da Bíblia divergem quanto ao tempo exato que começaram os 483 anos das 69 semanas. Alguns apontam a ordem para restaurar e edificar Jerusalém como sendo quando Ciro promulgou um decreto em favor dos exilados de Judá.(538 a.C.) Esdras (Ed 6:14). Mas estes decretos, sem nenhuma exceção, são acerca da "reconstrução do templo" e não da cidade. Leia cuidadosamente Ed 1:1,2; 4:1-5; 11-24; 6:1-5; 14,15; 7:11:20,27 e note que a referência ao decreto fala da "Casa de Deus". Mas não há autorização para a reconstrução da cidade. A reconstrução do templo foi interrompida por certo tempo, devido às acusações dos inimigos dos judeus de que estes estavam tentando reconstruir também a cidade sem autorização. (Ed 4:1-24)

Existe somente um decreto na história do Antigo Testamento, fora de todas as manipulações de interpretação, que tem a possibilidade de ser identificado como a referida "ordem" da profecia de Daniel. Este decreto se acha no livro de Neemias. Leia cuidadosamente Ne 1:4 e 2:1-8, notando alguns fatos. Primeiro foi a notícia da condição ruinosa do "muro" e dos "portões" da cidade que desperta profunda preocupação em Neemias , o copeiro do rei Artaxerxes.

Segundo foi que, após a oração, ele "ousou" pedir ao rei: Peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meu pai, para que eu a reedifique" (Ne 2:5).

Terceiro, é que seu pedido ousado, lhe foi concedido pela graça de Deus: "E o rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo" (Ne 2:8).

O mais importante, entretanto, é notar como Neemias registra cuidadosamente sob inspiração de Deus, a data exata desse decreto: "No mês de Nisan, no ano vigésimo do rei Artaxerxes" (Ne 2:1). Interessante que até mesmo a mais recente edição da Enciclopédia Britânica, certamente sem preconceito favorável à profecia, marca a data da ascensão de Artexerxes como 465 a.C., assim seu vigésimo ano vem a ser exatamente 445 a.C.

A SEGUNDA DIVISÃO SESSENTA E DUAS SEMANAS 434 ANOS

A segunda divisão tem inicio aproximadamente no ano 397 a.C. Os comentaristas bíblicos divergem quanto ao final da segunda divisão das semanas. Uns afirmam que vai até a os dias da pregação dos apóstolos de Cristo ( Messias ). A bíblia de estudos pentecostal nos comentários referentes a Daniel coloca esta data em 27 d. C. Outros eruditos colocam esta data em 32 d.C e há alguns eruditos que afirmam que o final das 69 semanas coincide com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aproximadamente em 29 d.C

Depois deste período Cristo iria morrer (Dn 9:25), e logo após Jerusalém seria invadida e destruída pelo Império Romano, o que de fato acorreu de forma literal em todos os sentidos (Daniel 9:25-26).

Essas 62 semanas (434 anos) somadas às sete semanas (49 anos) marcam a data certa da primeira vinda de Cristo e determinam também, não o início, mas a duração do período de reinado do anticristo (a última semana restante).

PORQUE O INTERVALO ENTRE A 69ª SEMANA E A 70ª SEMANA?

A terceira divisão, a última das setenta semanas de Daniel é ainda futura, ainda não se cumpriu, devido o povo Judeu não estar na cidade santa ( Daniel 9:24). Como já foi escrito, esta profecia irá se cumprir sobre o povo Judeu, e este povo precisa estar na cidade santa. Como mostramos na segunda divisão, os Romanos invadiram Jerusalém aproximadamente no ano 70 d.C. Expulsaram os Judeus da santa cidade, e os mesmos foram dispersos para muitas nações ( Ezeq. 36:19-20, S. Lucas 21:24 ), e nesta data esta profecia teve de ser interrompida na sua 69º semana, pois o povo Israelita não se encontrava na cidade de Jerusalém. E para que esta profecia se cumpra é necessário que o povo do Profeta Daniel ( Judeus ) estejam em Jerusalém. Esta última semana não pode ter se cumprido em hipótese alguma, pois nesta última semana ( 7 anos ) os Judeus iriam fazer um acordo com o assolador ( anticristo ), e este assolador seria destruído, porém isto ainda não aconteceu. Israel ainda não fez este acordo com o inferno ( Isaías 28:15-18 ), e muito menos o anticristo foi destruído. Sendo assim posso afirmar que esta última semana de Daniel ainda não se cumpriu, esta profecia permanece interrompida.

Outros principais motivos que os comentaristas bíblicos citam para esta interrupção são:

a) Porque as setenta semanas tratam somente do plano de DEUS com Israel e, assim, não lhe incluem o intervalo, a época da Igreja, a plenitude dos gentios.

b) Porque quando Deus rejeitou Israel por ter desprezado o Messias, parou a contagem do tempo, uma vez que as setentas semanas estão determinadas para o povo Judeu. Israel o povo especial de Deus, representantes do Senhor no Mundo, ia fazer parte como ramos naturais da boa oliveira, (Rm 11;24). Porém os Judeus rejeitaram a Jesus (Jo 1: 11). Por isso foram quebrado da oliveira, isto é, foram rejeitado pelo o criador. (Jr 11:26 Rm 11 19,20).

Fonte pesquisa:http://www.scribd.com/doc/20288201/Escatologia.

Marcos Avelino – O Marcão.

Nenhum comentário: