domingo, 6 de junho de 2010

ESCATOLOGIA (Parte II)

O PODER DOS GENTIOS (Parte 1)

Como comentei na postagem anterior o tempo dos gentios é o tempo em que os gentios dominariam sobre a nação de Israel. Teve início quando uma parte de Israel foi levada para o cativeiro na Babilônia em 586 a.C ( 2 Cr 36 1- 21; Dn 1,1,2) e só terminará quando Cristo voltar para governar o mundo, e assumir o trono de Davi (Lc1:31,32).

Duas revelações paralelas no livro de Daniel nos dão a descrição completa desse período. Estes textos estão nos capítulo 2 e 7 de Daniel. A interpretação que mostrarei aos leitores neste blog é aceita pela maioria dos teólogos mas não é unanimidade. Para quem gosta de história será uma leitura empolgante.

No capítulo 2 a visão foi dada a um rei pagão, Nabucodonosor e, no capítulo 7, a visão foi dada a um servo de Deus, o profeta Daniel. Nesta postagem explorarei o capítulo 2 de Daniel. E necessário que o leitor acompanhe leitura com a bíblia sagrada, pois por questão se espaço apenas mencionarei os textos.

A Nabucodonosor Deus revelou o lado político dos reinos gentios representados na grande estátua. A Daniel. Deus revelou o lado moral e espiritual desses reinos representados pelos “quatro animais” A história política havia sido mostrada a Nabuconosor, mas a história espiritual foi mostrada a Daniel.

 

A ESTÁTUA DE NABUCODONOSOR - LEIA Dn :2

O capítulo dois de Daniel relata os quatro últimos impérios que dominariam o mundo. Eles foram revelados através de um sonho ao rei Babilônio Nabucodonosor. O rei estava vendo, e eis que os seus olhos contemplaram uma grande estátua a sua frente, cuja cabeça era de ouro fino, o seu peito e os seus braços de prata, o seu ventre e as coxas de cobre, as pernas de ferro, e os seus pés em parte de ferro e em parte de barro.

A estátua inteira mostra os quatro últimos impérios mundiais que dominariam o mundo através do poder e força conforme mostrarei abaixo o significado da visão e o nome dos impérios. Para compreendermos melhor o significado da estátua, iremos examinar parte a parte da visão do rei Nabucodonosor.

A cabeça de ouro - Daniel 2:32

A cabeça da estátua era de ouro fino, que neste caso é o primeiro império mundial, e segundo a própria interpretação do Profeta Daniel foi a Babilônia (625 a 536a.C), uma nação poderosa. (Daniel 2:38)

A Babilônia nos dias de Nabucodonosor, detinha a hegemonia mundial, após ter derrotado a assíria em 612 a.C. Jerusalém foi destruída em 587 a.C e o povo feito cativo, para cumprir-se o que Deus falava a Jeremias (Jr. 34:22)

A Babilônia foi chamada de chicote de castigo dos Judeus, em guerras os Judeus foram vencidos por Nabucodonosor e levados cativos para a Babilônia.( II Reis 25:1 a 13) Jeremias 24:1, e 25:9 a 11, menciona o Cativeiro de Israel na Babilônia que durou 70 anos, o que o profeta Daniel ao ler o livro de Jeremias entendeu ser este o tempo. (Daniel 9:2. )

O peito de prata - Daniel 2:32

O peito era de prata, este foi o segundo império mundial que foi o império Medo-Persa. Era mais forte que o primeiro, pois tomou o poder da Babilônia, e o poder e força ficou então com os Medos e Persas (536 a.C a 330a.C) Daniel 2:39, 5:28-31.

Os braços da estátua (como são dois) indicam a aliança entre a Média e a Pérsia. O reino Medo-Persa passou a ser conhecido pelos reis que o governaram Ciro, o Persa (Dn 10:1) e Dario, o Medo (Dn 11,1).

O Ventre De Cobre Daniel 2:32

O ventre e as coxas de cobre, este foi o terceiro império mundial conquistado pela Grécia (330 a.C a 167 a.C), e tirada dos Medos e Persas (Daniel 2:39). Alexandre, o rei grego (Macedônico) morreu aos 23 anos sem deixar herdeiros.

O ventre, os gregos cultuavam as formas físicas. As mulheres se preparavam fisicamente para gerar guerreiros fortes.

As pernas de ferro - Daniel 2:33

As pernas eram de ferro, este e o quarto império mundial, e que foi o maior império em poder e tempo, pois a perna é a maior parte do corpo da estátua e isso mostra a duração do quarto império. As pernas de ferro é o símbolo do Império Romano (167a.C a 476d.C), que foi um império poderoso, o ferro é um material solido, e isto mostra a centralização e o poder de Roma, onde mais tarde seria dividida em duas partes ( duas pernas ) uma em Roma sendo o poder Ocidental, e a outra em Constantinopla sendo o poder Oriental, mas ambas ainda eram a grande e poderosa Roma.

Os Pés em parte de ferro e em parte de barro - Daniel 2:33

Este império e ainda futuro, e se levantará na grande tribulação. Os dedos dos pés representam uma divisão do poder em várias nações. (Daniel 2:41). E como os pés fazem parte das pernas, este império também é uma continuação do império Romano, que também foi comparado com o ferro. Lembramos o leitor que foi ROMA que dominou o mundo no tempo de Cristo e dos Apóstolos, mas este império acabou a muito tempo. Os pés são em parte de ferro e barro, existe uma semelhança entre as pernas e os pés, pois ambos tem ferro em si. Isto mostra que este último império é uma continuação do império Romano que será o reino mais poderoso que o mundo já conheceu. Este será formado por várias nações, que juntas irão ressurgir o império Romano de César, Calígola, e Tito que invadiu Jerusalém e expulsou os Judeus no ano 70 d.C. causando a morte de muitas pessoas.

Esta segunda parte do império Romano será formado por várias nações que certamente serão países circunvizinhos da Itália ( antiga Roma), ou seja países Europeus. Para reforçar esta palavra, lembramos o leitor que a Europa está unificada tornando-se um só país. Como seria terrível se os antigos imperadores romanos revivessem para assombrar novamente o mundo, mas tudo isto está prestes a acontecer. Este último império não e outro senão o reinado do anticristo na grande tribulação que irá durar sete anos. Pegue um atlas e verifique a área ocupada pelo antigo Império Romano e compare com o da Europa unificada. A área geográfica é praticamente a mesma.

O Império Romano prestes a ressurgir

Depois que o império Romano se acabou, por muitas vezes alguém tentou levantar um Império mundial e em todas as vezes foi na Europa, o local do antigo império Romano. O francês Napoleão Bonaparte tentou conquistar o mundo no ano 1797 através de suas vitorias nas guerras, onde venceu a Áustria, Inglaterra, Egito e a poderosa Rússia. O Italiano Benito Mussuline foi o primeiro ministro da Itália, e tinha pensamentos de acabar com a religião, o mesmo se aliou a Alemanha e Japão onde tentarem conquistar o mundo na segunda guerra mundial. O Alemão Hitler na segunda guerra mundial se fortaleceu de tal maneira a ponto de provocar a maior de todas as guerras, onde como uma espécie de anticristo tentou exterminar o povo judeu matando milhares deles. Foi ele quem causou o holocausto da segunda grande guerra, porém Hitler foi apenas um sinal do que ainda esta por vir.

Isto é apenas um sinal deste novo império que ainda vai surgir neste mundo, este reino se levantará na grande tribulação, que também é simbolizado pelo quarto animal do capítulo sete de Daniel. Possui 10 chifres, lembrando os dez dedos da estátua. ( Daniel 7:7 a 9, 7:23 a 25) Também se compara com a besta do apocalipse 17:8-9, Este reino só se levantará na grande tribulação.

O império romano foi arrasador em suas conquistas, e como já mencionamos, o imperador Tito invadiu Jerusalém por volta do ano 70 d.C e matou a muitos judeus, expulsando os demais para outros países. Daniel 9:27:26 fala que o povo do príncipe que há de vir. Este príncipe é o anticristo que virá na grande tribulação, e este povo, foram os romanos que destruíram Jerusalém no ano 70 d.C. Portanto, esta bem claro que o anticristo virá da Europa. Em nossos dias esta se levantando a Comunidade Comum Européia, formada por varias nações, portanto já possui varias cabeças e vários diademas, como tem a besta do apocalipse 13.

A Pedra que destroi a estátua - Daniel 2:34-35

Uma pedra é lançada sem mãos, e esta pedra destrói toda a estatua, A estatua inteira representa os quatros últimos impérios mundiais, onde o último se divide em duas partes, ou seja, em dois tempos. (Apocalipse 17:8-9) “A besta que viste foi, e já não é , e há de subir do abismo” Esta frase explica a continuação do império romano que há muito tempo se acabou, porém ira ressurgir na grande tribulação. Estes são quatro reinos muito poderosos, mas a pedra vem e vence a todos os reinos e despedaça a estátua da cabeça aos pés, e quebra o ouro, a prata, o cobre, o ferro e o barro. Notemos que embora muito poderosa , esta estátua foi totalmente derrotada pela pedra cortada sem mãos, que após despedaçar a estátua, esta pedra cresceu tanto a ponto de encher toda a terra. A única pessoa que possui poder o suficiente para derrotar estes reinos, é a própria pessoa do Senhor Jesus Cristo, que é a principal pedra de esquina . (Atos 4:11, I Cor. 10:4, I Pedro 2:4-6, Efésios 2:20-21) O senhor Jesus Cristo irá destruir a besta no final da grande tribulação.(Apocalipse 19:20) Como afirmamos anteriormente, este é o último império mundial, que já existiu, hoje não existe, mais se levantará e tornará a existir. (Apocalipse 17:8-9) O fato de a pedra ser lançada sem mãos, explica que Deus enviou a Cristo ( Lançado ), mas Cristo não veio obrigado, por força, mas embora tivesse sido enviado por Deus, o próprio Senhor também veio por vontade própria, voluntariamente ( sem mãos ) e após vencer o anticristo será o grande rei de toda a terra por mil anos (Apoc. 20:4) e sua autoridade encherá toda a terra.

Fonte de pesquisa: http://www.scribd.com/doc/20288201/Escatologia.

Marcos Avelino – O Marcão.

Nenhum comentário: