domingo, 13 de junho de 2010

ESCATOLOGIA (Parte III)

O PODER DOS GENTIOS (Parte 2)

Na postagem anterior citei que a Nabucodonosor Deus revelou o lado político dos reinos gentios representados na grande estátua. Esta estátua era formada por matérias: ouro, prata, bronze, ferro e barro. Materiais sem vida. A Daniel Deus revelou o lado moral e espiritual desses reinos representados pelos quatro animais. As figuras são representadas por seres animados.

OS QUATRO ANIMAIS SIMBÓLICOS – Leia Dn CAP. 7

Nesta postagem irei dar uma contribuição maior para compreensão sobre o estudo da Estatua de Nabucodonosor. Os quatro animais simbólicos representam a mesma coisa que a estátua Nabucodonosor, ou seja, os quatro impérios do mundo dos gentios, desde os dias do profeta Daniel ate a vinda de Jesus Cristo para restabelecer o reino a Israel e reinar no trono de Jerusalém.

O Primeiro animal um leão com asas Daniel 7:4

O primeiro animal tinha a aparência de uma leão com asas, que é o primeiro império mundial que durou de 625 a 536 a.C., este foi o império Babilônico, que corresponde a cabeçada estátua ( Daniel 2:32-37-38). O império babilônico foi poderoso em suas conquistas, por isso e aqui comparado com o leão. As asas de águia representam a rapidez da Babilônia em suas conquistas nas guerras.

O versículo quatro fala do leão ate que suas asas foram arrancadas, isto corresponde a queda do império que passou a ser dos Medos e Persas.( Daniel 5:25 a 31. )

O segundo animal um urso com três costelas na boca Daniel 7:5

O segundo animal tinha a aparência de um Urso. Este animal representa o império Medo Persa que durou de 536 a 330 a.C. Eles venceram a Babilônia, ficaram com todo o poder. Este Urso corresponde ao peito de prata da estátua do cap. 2, onde tanto o Urso como o peito de prata da estátua representam o império Medo Persa.

  • O Urso se levantou de um lado, isto é porque a Pérsia teve maior poder que a Média.
  • As três costelas na boca do Urso representam a conquista deste império, que foi a Babilônia, Lídia e Egito.

O terceiro animal um leopardo com quatro asas Daniel 7:6

O terceiro animal era semelhante ao leopardo. Este é o terceiro império mundial que durou de 330 a 167 a.C. Corresponde ao ventre da estátua do cap. 2 de Daniel, onde tanto o leopardo como o ventre a estátua representam a Grécia.

O leopardo possui quatro cabeças, isto mostra a quádrupla divisão do império grego depois da morte de Alexandre, que foram o Egito, Macedônia, Síria e Ásia Menor.

  • leopardo tinha quatro asas, isto fala da alta rapidez com que os gregos atacavam seus inimigos. Os soldados gregos eram altamente treinados e causavam grande surpresas e rapidez em seus ataques. Em apenas 12 anos Alexandre, o grande, conquistou o seu reino.

O quarto animal a besta do apocalipse 13:1 Daniel 7:7

O quarto animal corresponde as duas pernas e aos pés da estátua de Daniel cap. 2, que também se compara com a besta do Apocalipse 17:12-13, onde tanto a besta, as pernas e pés da estátua e o quarto animal, são símbolos do império Romano.

Assim como este animal tinha dentes de ferro, a estátua tinha os pés em parte de ferro, sendo as pernas por inteiro de ferro. Este animal possui 10 chifres Daniel 7:7, e a estátua possui os 10 dedos dos pés. Daniel 2:33.

Os dez chifres da besta do Apocalipse 13:1. é o mesmo que as dez pontas deste animal, que também é o mesmo que os dez dedos dos pés da estátua, isto e porque o império romano será fortalecido por várias nações na grande tribulação. Apocalipse 17:12.

O Chifre pequeno do quarto animal,

Representa o futuro anticristo que se levantará apoiado por dez nações, e irá abater três nações. Este animal não possui nome, pois é terrível, espantoso e muito forte, não possuindo nada na terra que se compare a ele. Não há nada natural para que seja comparado ao anticristo, não há nada tão monstruoso, a não ser o próprio Satan encarnado na pessoa do anticristo.

Conforme o estudo que fizemos sobre os quatro animais, podemos notar que todos possuem grande poder, autoridade e muita agilidade em suas conquistas, e ao destacarmos o quarto animal, vimos que este possui enorme poder de destruição. (Daniel 7:7) Depois de destruir ainda pisa com os pés naquilo que sobrava. Este quarto animal ( anticristo, besta ) não terá compaixão de ninguém, o que causou grande interesse da parte de Daniel, em saber o que representava.

Como já vimos, este quarto animal, não pode ser comparado com nada que existe na terra, vamos então ver como será o reinado do anticristo, de acordo com as características deste animal.

O apostolo São João em Apoc. 13:1 viu emergir do mar a besta, assim como o animal também saiu do mar, onde o mar agitado significa as nações gentílicas ansiosas por alguém que lhes de a paz e proteção.

  • A besta é semelhante ao

leopardo

Apoc. 13:2 Daniel 7:6

  • Os seus pés como os de

Urso

Apoc. 13:2 Daniel 7:5

  • A sua boca como de

Leão

Apoc. 13:2 Daniel 7:4

A besta do apocalipse terá o poder, agilidade, e autoridade dos quatro últimos impérios mundiais, ou seja:

A besta terá em si mesma:

  • A agilidade do leopardo

A Grécia

  • A força e poder do Urso

Os Medos e Persas

  • A autoridade do Leão

A Babilônia

E por esta causa que se faz necessário que o próprio Cristo venha a este mundo a segunda vez, pois não existe ninguém capaz de vencer o quarto animal ( besta , Anticristo ) que se levantará na grande tribulação para causar destruição e horror a todos os moradores da terra, que não subiram no arrebatamento da igreja.

Observem que no livro o capítulo 7 de Daniel começa citando o mar grande (Dn 7:2). Mas na realidade o que é o mar grande?

Duas correntes de interpretação têm sido apresentadas por vários estudiosos. Uns interpretam o mar grande como representando toda a humanidade, e não se refere a nenhum mar em particular. Nesta postagem daremos a interpretação de que esse mar seja o Mar Mediterrâneo, uma vez que, os quatro reinos mundiais (Babilônia, Medo-Persa, Grécia e Roma) surgem junto dele.

A palavra “mar” na linguagem escatológica sempre representa as nações gentílicas ( Is 17.12,13). O ressurgimento do antigo Império Romano é identificado na Bíblia como sendo junto ao Mar Grande, que é o Mediterrâneo. O animal terrível e espantoso de Daniel 7:3, que representa o Império Romano, saía do Mar Grande.

O PODER FINAL DOS GENTIOS

3.1 - VISÃO ESPIRITUAL DO PODER DOS GENTIOS.

No capítulo 2, a forma final do poder dos gentios é demostrada pela união de reis e seus reinos. Em Daniel 7:7, o destaque é o animal que aparece com dez chifres sobre a cabeça. Esses chifres indicam, também, a confederação de reis ( nações gentílicas) para a formação do quarto grande reino mundial (Dn 7:24)

3.2 O LÍDER QUE SURGIRÁ DO PODER GENTIO (DN 7:8)

dentre os dez reinos (dez chifres) surgirá o líder (chifre pequeno) que se levantará e se manifestará como “o homem da perdição”, ou “Anticristo”, o qual blasfemará contra o Altíssimo até que venha o juízo (Dn 7:25). Na verdade, na segunda metade da “semana“ predita (Dn 9.27), esse “chifre pequeno”, o Anticristo, assumirá a direção política dos reinos dos “dez chifres”, (dez dedos da estátua), e infligirá sobre Israel grande perseguição (Ap 17:12,13)

Sua influência será mundial, pois conquistará o apoio das nações do mundo inteiro contra Israel. Mas ao final, esse chifre pequeno será destruído. O poder mundial dos gentios representado na estátua do capítulo 2, será detonado pela “pedra cortada pelo montes sem mãos” ( Dn 2 34,35 7: 26,27). Tudo isso acontecerá exatamente em três anos e meio , ou seja no período de “um tempo(1ano), dois tempos(dois anos) e metade de um tempo(meio ano).” Podem ser também o período de 42 meses iguais a 1260 dias, conforme o calendário judaico ( Dn 9:27; 12:7; Ap 12:14). Toda essa cifra correspondem ao mesmo período, a grande tribulação, que só findará com a vinda do filho do homem, Jesus cristo( Dn 7:13,14).

CONCLUSÃO

Portanto um dos sinais dos fins dos tempos é a Formação da União Européia. ( O Império Romano que ressurgiu formado por diversas nações.) Daí vai surgir o governo mundial que terá uma economia globalizada e talvez uma moeda universal. Outro sinal é um ódio generalizado das nações contra Israel, o que está se cumprindo em nossos dias. Estamos na eminência da grande tribulação.

Na próxima postagem estaremos vendo com mais detalhes outras profecias que se cumpriram parcialmente e que destacam a grande tribulação.

 

GROSSÁRIO

Arrebatamento da Igreja Acredita-se que antes da grande tribulação aqueles que aceitaram de fato o sacrifício de Jesus como substituto por seus pecados e procuram ser fieis aos propósitos divinos serão tirados da terra.

Fonte de pesquisa:http://www.scribd.com/doc/20288201/Escatologia.

Nenhum comentário: