quarta-feira, 30 de junho de 2010

ESCATOLOGIA (Parte IV)

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL (Parte 1)

Primeiramente peço desculpas aos leitores pela demora em postar o texto. Atualmente estou fazendo parte de equipe que está preparando o business plan de uma multinacional que se instalará no país no próximo ano e isto tem consumido bastante meu tempo.

Na postagem anterior comentei que continuaria explicando sobre as profecias que se cumpriram parcialmente e que destacam a grande tribulação. As setenta semanas de Daniel é uma das profecias que mais enfatiza este período.

As Setenta Semanas de Daniel – Leia Daniel Capítulo 9

No primeiro ano do reinado de Dario, Daniel entende pelas escrituras sagradas mais precisamente pelo livro do profeta Jeremias(Jr), (Jr 25:11,12 e 29:10) que haviam de se acabar as assolações de Jerusalém por já se terem passado setenta anos (Dn 9:1,2). Tinha chegado o tempo de findar o exílio de Judá, entretanto não havia qualquer indicação de que tal coisa iria suceder; não havia qualquer edito, neste sentido.

Estamos vivendo dias de grandes crises e catástrofes naturais. Estão cumprindo-se as profecias descritas na bíblia. Como Daniel devemos considerar as profecias como coisa prática (Lc 24:25; II Pe 1:19) e interceder pelo nossos dia e noite.

E o anjo saiu para fazer Daniel entender o sentido (Dn 9:21,22). Até mesmo Daniel, profeta e também com a palavra clara das escrituras, estava intercedendo com muita falta de luz. Notemos que essa "luz" está aumentando capítulo após capítulo. Isto é o que as escrituras chamam de "revelação progressiva".

Deus revelara, no capítulo dois, que o tempo dos gentios, na sua primazia, seria aniquilado para sempre pela chegada do reino da pedra (segundo a interpretação do sonho do rei), o reino eterno dos céus. A visão dos quatro animais (cap. 7) revela que os santos de Israel serão honrados nesse reino como o povo predileto da terra; porque no Seu Reino, o Filho do Altíssimo, será servido e adorado por todos os governos que houver na terra. A visão do carneiro e do bode (cap. 8) revela uma nuvem negra de tribulação sem igual a ser travada pelas nações: Medo-Persas e Grécia.

No capitulo nove de Daniel esta a visão de uma das mais importantes Profecias que devemos estudar na Escatologia, e diz a respeito das SETENTAS SEMANAS DE DANIEL.

Para se fazer um estudo completo do Apocalipse, grande tribulação, ou qualquer outro assunto que fale sobre o tempo do fim Daniel 8:17 e necessário primeiro estudar as setentas semanas de Daniel, pois esta e uma profecia indispensável a Escatologia.

PARA QUEM ESTA DETERMINADO AS SETENTA SEMANAS ?

Em Daniel 9:24 diz: Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo ( ISRAEL ), e sobre a tua santa cidade. Esta parte das escrituras afirma que este período de tempo irá se cumprir sobre o povo Judeu ( O teu povo ) e sobre a cidade de Jerusalém ( a tua santa cidade ). Portanto esta profecia é destinada toda ela para Israel, sendo assim lembramos " NÃO SE DEVE CONFUNDIR ISRAEL COM IGREJA "

A profecia inteira trata do povo de Daniel, isto é Israel (Dn 9:24), aqui o futuro de Israel é previsto, mas o mundo sofrerá os seus efeitos. (Jr 25:39-32 Ap: 13;7-8)

CONDIÇÕES PARA A PROFECIA SE CUMPRIR

Esta profecia de Daniel 9:24-27, esta determinando condições para seu fiel cumprimento:

  • As setentas semanas estão determinadas para o povo Judeu.
  • A Judeus necessitam estar em Jerusalém ( cidade Santa )

Portanto se o povo Judeu saísse de Jerusalém, ou perdessem a posse da cidade santa, esta profecia seria interrompida, do mesmo modo os Judeus primeiramente necessitam ser um povo, uma nação, pelo contrario esta profecia teria que ser interrompida; Deixamos bem claro as condições desta profecia, pois iremos analisar a mesma levando isto em consideração.

POR QUE 70 ANOS DE CATIVEIRO?

Para se entender a visão das setentas semanas de Daniel (cap. 9) esta profecia, temos que entender o motivo porque Israel, precisamente o reino do sul (Judá), foi para o cativeiro babilônico.

Deus havia dito que os Israelitas semeassem durante seis anos e no sétimo haveria descanso solene para a terra. (Lv 25:1-4)

O princípio de haver um sábado ou descanso cada semana, se estende para os anos também, havendo um ano sabático a cada sete anos. Isto valia como um reconhecimento do direito de Deus sobre a terra (Lv 25:23).

Deus havia dado a terra a Seus servos (Israel) e esperava que eles fossem mordomos fiéis. Enquanto Israel confiasse em Deus, podia contar com Sua promessa de boas colheitas, para que houvesse bastante suprimento para o sétimo ano, no qual não podia haver sega (Lv 25:20-22), e isto implicava em exercer fé. De uma forma, também ajudava a manter a fertilidade do solo, permitindo que ficasse sem ser lavrado em certas épocas.

Deus havia estabelecido: "Observai os Meus estatutos, guardai os Meus juízos e cumpri-os, assim habitareis seguros na terra. Porém, isto permaneceu como um ideal raramente cumprido (Lv 25:18; Jr 34:13,14). Portanto uma das causas do cativeiro babilônico foi a inobservância desse mandamento (Jr 25:10; 29:10). Desta forma, Israel no cativeiro fez descansar a terra obrigatoriamente (II Cr 36:21).

 

Fonte de pesquisa:http://www.scribd.com/doc/20288201/Escatologia.

Marcos Avelino – O Marcão

Nenhum comentário: