domingo, 6 de junho de 2010

ESCATOLOGIA (Parte I)

INTRODUÇÃO.

Após lançamento do filme 2012 criou-se uma paranóia sobre o fim do planeta terra em 2012. Muitos são os pedidos para que eu escreva algo sobre este tema. Expor minha opinião sobre algumas teses levantadas no meio religioso. Relutei até agora, mas resolvi comentar sobre algumas questões. A base de minha argumentação será a bíblia sagrada. Há diversas interpretações entre os teólogos sobre este assunto. Quando sou convidado a participar de seminários mais longos, geralmente comento sobre as diversas visões escatológicas. Como aqui se trata de um blog onde não é conveniente escrever textos longos, tentarei levar a um raciocínio lógico sem mostrar as diversas opiniões sobre o assunto. Procurei na iternet um sítio de uma linguagem simples para dar suporte de pesquisa e explicarei o significado dos termos técnicos usados.

O TEMPO DOS GENTIOS

Primeiramente quero expor aos leitores alguns conceitos escatológicos e demonstrar algumas profecias bíblicas que se cumpriram ou que se cumpriram parcialmente.

A maior parte das minhas argumentações estará nos livros de Daniel e Apocalipse. Estes livros se complementam. Daniel expõe o aspecto político mundial até o fim dos tempos e Apocalipse tem uma ênfase ligada ao aspecto espiritual mostrando a Igreja triunfante. Daniel destaca o tempo dos gentiosE cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem.”(Lc 21:24). Apocalipse destaca a plenitude dos gentiosPorque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;” Rm 11:25

ISRAEL ( JUDEUS ) E GENTIOS

Deus fez o homem a sua imagem e semelhança para dominar sobre a criação ( Gn 1: 26 e 27) e manter comunhão com ele. O homem pecou e perdeu esta comunhão (Gn 3:8 ; Is 59:2 ). Inveja, homicídio e corrupção de gênero humano passou a reinar na terra ( Gn 4:8-14; 6: 3-8). O Senhor ia exterminar a criação da face da terra (Gn 6:7), mas achou graça em Noé (Gn 6:7-8). Deus sempre olha para os justos e os livra de sua ira. Ele não destrói o justo junto com ímpios, mas antes faz justiça e abençoa a descendência dos justos (Gn 18: 23-33);(Sl 14:5 ; 34: 15;17 ; 37 17,19). Os descendentes de Noé (Cam, Sem e Jafé ) povoaram a terra depois do dilúvio ( Gn 10).

Deus chama entre os descendentes de Sem, filho de Noé, a Abrão (Gn 12). O chamado de Abrão era a partir de ele formar uma nação diferente (Gn 12: 2; 46: 3 ) e que adorasse ao único e verdadeiro Deus. Nasce da descendência de Abraão a nação de Israel. O restante dos povos, raças, tribos e nações passaram a ser denominadas por gentios.

DEUS FEZ ISRAEL TRIUNFAR SOBRE OS GENTIOS

Israel foi escolhido para representar o interesse divino na terra e sua herança seria a terra ( Gn 12:7; 15:7; Js 11:23 Ex 32:13). Deus tira Israel do Egito com sinais e prodígios. Promete se os filhos de Israel forem obedientes eles seria Sua propriedade peculiar ( Ex 19: 5-6). Os israelitas triunfam sobre os gentios e os expulsam de Canaã a terra prometida a Abraão. As abominações das nações são proibidas (Dt :18 9-14) sob penas de serem expulsos da presença de Deus.

DEUS PERMITE QUE OS GENTIOS TRIUNFEM SOBRE ISRAEL.

Os israelitas fizeram abominações piores do que as nações que Deus os expulsaram da sua presença ( II Re 21 2-9) (II Cr 33 1-10). Deus promete que entregaria Israel nas mãos dos seus inimigos. (II Re 21: 14-15) Por causa do pecado de Israel Deus permite que os gentios dominem sobre Israel, dando início assim ao "tempo dos gentios". Os descendentes de Abraão não foram fieis ao pacto e Deus mudou os planos, ficando apenas com ciúmes e revolta vendo os gentios receberem as misericórdias do Senhor. Em Lucas 24: 25-30 Jesus quase é lançado do cume do monte por narrar casos em que alguns gentios receberam das misericórdias de Deus tendo israelita na mesma situação.

A "PLENITUDE DOS GENTIOS"

Não devemos confundir o "tempo dos gentios" com a "plenitude dos gentios" a primeira expressão refere-se ao tempo em que as nações gentílicas dominarão o cenário mundial, a segunda tem a ver com era da graça, com a igreja formada em quase toda sua totalidade por gentios.

Após a chamada de Abraão Deus trabalhava com a salvação do povo judeu, enquanto que os gentios estavam um tanto esquecidos, havendo salvação aos gentios em casos isolados, porém após a morte e ressurreição de Cristo, Deus tem oferecido salvação aos gentios, que salvos se tornam a igreja de Cristo, onde acontece a conversão de alguns judeus, porém em casos isolados. Na grande tribulação, ao se completar a plenitude dos gentios ( Romanos 11:25), Deus voltará a lidar com o povo Judeu.

 

TERMOS USADOS:

Grande Tribulação - período de sete anos que antecederá a volta de Jesus. Este período se divirá em dois períodos de 3,5anos. Haverá um governo Mundial, um controle total das pessoas. O anticristo se manifestará neste período. Haverá tsunamis, queda de meteoritos e o maior terremoto da história que modificará a geografia da terra.

 

FONTE DE PESQUISA:

http://www.scribd.com/doc/20288201/Escatologia

Marcos Avelino – O Marcão.

Nenhum comentário: